Cebolas Roxas ao Vinho Tinto

cebolas roxas ao vinho tinto

 

Para começar o “Especial 2013 – Receitas para o Fim de Ano” fui na casa da Juliana Cabral Ventura para ela me ensinar a fazer essa receita de Cebolas Roxas ao Vinho Tinto que é uma receita, que de uns anos para cá, não pode deixar de ter nas festas de fim de ano da família dela, principalmente na ceia de Réveillon.

Juliana nasceu aqui em Garanhuns, mas ainda jovem foi morar em Recife para estudar e só está de volta à cidade, há dez anos. Ela voltou a morar aqui depois que casou com o Dr. Ricardo Ventura, que apesar de ser de Recife, veio morar e trabalhar aqui. Na verdade eu conheci primeiro o Dr. Ricardo, que é meu médico e das minhas crianças. Mas, há uns anos atrás, nossas filhas foram selecionadas para o programa de intercâmbio do Rotary e daí as famílias se aproximaram mais. É uma família que eu gosto muito.

Eles amam viajar e descobrir lugares novos. Juliana gosta muito de gastronomia e aproveita em suas viagens para conhecer restaurantes e comidas típicas dos lugares, enquanto que Dr. Ricardo é um estudioso e curioso sobre vinhos. O casal perfeito, né gente? E ela divide muito da suas viagens e das suas receitas no blog que ela mantém com sua irmã Cynara, é o blog Cantinho de Ná.

Eles chegaram a pouco tempo de Las Vegas e já estão preparando uma nova viagem para a Alemanha. Pedi a Juliana que nos desse algumas dicas para planejar uma viagem, veja o que ela sugere:

  1. Pesquise muito antes de viajar, use a internet, revistas e etc… procure saber sobre todos os aspectos do país, ou do lugar que você vai;
  2. Peça dicas para amigos que já foram para aquele lugar;
  3. Faça o roteiro antecipadamente, antes mesmo de viajar. Inclua restaurantes, vinícolas, passeios e tours.
  4. Faça as reservas antes de viajar, muitos estabelecimentos aceitam reservas on line.

Boas dicas, então anota aí para a sua próxima viagem, com certeza você prestando atenção nesses detalhes, sua viagem vai ser ainda mais enriquecedora.

Bom, mas agora vamos ver a tão famosa receita dela, anota aí:

 

Cebolas Roxas ao Vinho Tinto

                                                                                                                             por Juliana Cabral Ventura

Cebolas roxa ao vinho tinto

Ingredientes (6 a 8 porções)

1 kg de cebola roxa pequena e descascada

6 colheres (de sopa) de manteiga

1 e 1/2 xícara (de chá) de vinho tinto

2 colheres (de sopa) de açúcar

1/2 colher (de chá) de sal

1 xícara (de chá) de água

Modo de Preparo

Numa panela de fundo reforçado, ponha todos os ingredientes (mas só metade da água), tampe, leve ao fogo médio mexendo de vez em quando. Cozinhe por 15 a 20 minutos, até as cebolas ficarem macias.

Destampe a panela, coloque o restante da água e continue a cozinhar (com a panela destampada) até o líquido do cozimento reduzir e ficar um pouco consistente.

Retire do fogo, passe para uma travessa e sirva quente.

Esse é um ótimo acompanhamento para peru ou pernil.

Dica: Escolhe cebolas pequenas que ficam muito melhores.

Cebolas roxas ao vinho tintoGente, essa receita me surpreendeu. É deliciosa. Além de servir como acompanhamento para carnes assadas, fica ótimo também para petiscar. Eu comi e achei interessantíssima. A cebola roxa, por si só já tem um sabor mais suave e combinada com o vinho, fica perfeita.

Experimentem e depois me contem se não tenho razão.

Não deixem de acompanhar essa série de receitas especiais com as pessoas que convidei. Tem muita receita boa vindo por aí. Se você quiser imprimir ou mesmo compartilhar essas receitas com seus amigos é só clicar logo abaixo do post onde tem”Compartilhe ou Imprima”, que tem uns botõezinhos ao lado.

Essa série de receitas do”Especial 2013 – Receitas para o Fim de Ano” foi patrocinada por:

Comments

  1. relth ivone says

    Ador cebolas em todas suas versões, vou testar essa semana e com certeza estará em minha ceia. Outra receita que amo de paixão são Cebolas roxas gratinadas para acompanhar assados, ficam perfeitas.

  2. Marcia David says

    A cozinha e um apredizado constante,uma verdadeira troca de ideias ,assim aprendemos e ensinamos,vejo como um tesouro guando encontro o que achei aqui,ja vai fazer parte do meu dia dia,vir ate o site de vcs.bjos

  3. zoe maria almeida says

    parabens pela receita
    achei muito boa para acompanhamento
    com um frango desossado deve fazer sucesso

  4. Claudia martins faustino says

    Fiz para o natal do ano passado ,foi sucesso ,e a família ja disse que pra este Natal não pode faltar . Obrigado !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *