Como Fazer Carne de Sol Com a Carne Crua – DIY.

carne do sol

Como boa nordestina gosto demais de Carne do Sol, quando morei no Estado de São Paulo eu não encontrava muito fácil para comprar, então todas as vezes que minha mãe ia me visitar ela fazia para deixar lá para a gente. Eu nunca tinha feito, mas como tem sempre gente que me pergunta como faz, resolvi fazer para colocar no blog. É facílimo!!!
Agora quem gosta de Carne do Sol e mora no exterior ou em Estados onde não encontra para comprar, agora já pode fazer a sua própria Carne do Sol. Quem sabe você até se torna uma fornecedora de Carne do Sol para os amigos e conhecidos aí na sua cidade, já pensou um din din extra no fim do mês.

Primeira pergunta:
Qual carne usar?
Tem que ser uma carne de boa qualidade. Pode ser por exemplo: maminha, picanha, contra-filé, coxão-mole, alcatra, até com lagarto eu soube de gente que fez e ficou bom.

Segunda pergunta:
Qual o sal que devo usar? O fino ou o grosso?
Eu prefiro o fino, pois ele penetra melhor na carne tornando o processo mais rápido.

Terceira pregunta:
Quanto de sal vai usar?
Tanto eu quanto minha mãe colocamos no olhômetro, isto é, não temos medida, mas não economize. O sal é usado para desidratar a carne então coloque bastante. Quem já fez receitas com carne do sol sabe que ela é bem salgada (tipo o bacalhau) e que antes de prepará-la temos que dessagá-la.

Quarta pergunta:
Fica muito tempo no sol?
Ela chama-se Carne do Sol, mas não vai no sol e sim no sereno.

Vamos fazer então?

Escolha uma carne de boa qualidade e abra em mantas com aproximadamente 3 a 4 cm de espessura. Coloque a manta de carne em um recipiente e  espalhe o sal por cima, vire a carne e espalhe o sal do outro lado também. Cubra o recipiente com um pano de prato e deixe descansando por aproximadamente 12 horas. Agora coloque um varal à sombra,  pendure a carne e deixe “curar” mais ou menos 48 horas. Se puder deixar no sereno melhor ainda. Eu coloquei um varal entre a cozinha e a despensa (onde tem uma janela), no quintal não ia rolar, pois ia ser um banquete para os gatos da vizinhança, hahaha.
Durante a noite eu deixei a carne descoberta, mas durante o dia eu cobri com um paninho por conta das moscas, poeira, estas coisas.
Depois de pronta é só conservar na geladeira.


Obs. Depois de pronta a carne muda de cor. Você vai ver que ela fica mais escura que a carne crua.

Dicas
  1. Quando for usar a carne, lave muito bem para retirar o excesso de sal. Depois deixe de molho no leite que além de tirar o resto do sal, vai deixar a carne bem mais macia.
  2. Quando fritar a Carne do Sol, não deixe muito no fogo, pois ela fica dura. O sal já faz uma espécie de pré-cozimento na carne, então quando dourar um pouquinho já retire do fogo.

 

Comments

  1. says

    Esse teu post me fez tão mais feliz hj! Amoo carne de sol, só comia ai no nordeste e achei que fosse muito dificil de fazer. Com certeza farei!!!
    Bjs

  2. Amanda Meire says

    Otimo post…
    Tou aqui maravilhada com os detalhes da explicação..
    Eu como uma bela natalense adoro carne de sol,tipicamente da minha terrinha..
    Só matava a vontade indo lá.. mas agora vou me deliciar aqui em casa com as tuas dicas..
    grande bjo e um muito obrigado pelo post

  3. Eliane Regina says

    Parabéns pelo seu blog, muito legal você com
    partilhar conosco como fazer a carne de sol, amei e não sabia como fazer, foi uma experiência deliciosa.
    muito obrigado pela dica, Bjos.

  4. Suzana Vallejo says

    Patty, adorei o seu blog e essas dicas maravilhosas sobre a carne de sol. Tudo super bem explicadinho. Moro na Republica Dominicana e estou louca pra comer carne de sol, mas aqui nao tem pra comprar em lugar nenhum. Vou tentar fazer esse processo que voce ensinou mas antes eu queria fazer uma perguntinha que talvez possa parecer um pouco boba: Nao tem perigo da carne estragar ficando fora da geladeira por aproximadamente 60 horas? Aqui eh muito calor, so o sal eh suficiente para nao deixar a carne estragar? Eu morro de medo de ter uma intoxicacao alimentar, pois estou gravida… Espero a resposta, muito obrigada, Suzana

  5. Amélia says

    Adorei essa receita e essas dicas foram essenciais para o preparo.
    Todos ficaram maravilhados com o sabor……
    Ficou idendica a que comemos em Recife!
    Muito obrigada!!!!
    Um grande abraço…..

  6. martha says

    Sempre quis fazer ,mas agora que aprendi com você , vou virar nordestina Rsrs. Obigada.O seu blog foi indicado por uma amiga de uma comunidader de culi´naria.

  7. WALTER MOREIRA says

    ADOREI O SEU BLOG. POIS MORO EM BELEM DO PARA E AQUI NAO TEM VALEU VALEU VALE;;;;;;;;;;;;;;/

  8. Silvia Fujita says

    Oi Patty ! gostaria de saber a resposta que deu a pergunta da Suzana Vallejo… tambem adoro carne de sol e fiquei morrendo de vontade de tentar fazer…mas tambem moro em um lugar muito quente no Japao…Aguardo sua resposta…

  9. Patty says

    Obrigada pelo seu contato. Não sei quase nada sobre a República Dominicana, fiquei super curiosa. Depois me conta algumas peculiaridades do mundo das comidas daí.
    Quanto a carne do sol ela foi inventada justamente pelo sertanejo, que qndo tinha que ir para o sertão e não teria geladeira, poder comer carne. O sal tem o poder de conservar a carne por vários meses, como na charque por exemplo. Vc tem toda razão em se preocupar por estar grávida. Eu comia qndo estava grávida, mas se você não sentir segurança é melhor n comer.
    Qualquer dúvida é só me escrever de novo.

  10. Patty says

    É verdade Silvia respondi a questão da Suzana só por email e esqueci de colocar aqui. Agora coloquei a resposta, dá uma olhada. Mas já adianto que calor não é problema, principalmente na hora do preparo. Depois de pronta você pode conservar na geladeira.

  11. césar augusto do nascimento says

    Gostei muito… hoje comprei uma carne e o açougueiro me afirmou que era muito macia,mas, imagine!!!
    vou experimentar; depois com certeza voltarei para dar minha opinião.

  12. jean batistello says

    1 colher de sal por kg de carne, so uma dica, depois de umas 8 horas, coloque a carne pra escorer a sorga(sangue com sal da carne, aqui em casa uso o escorredor de macarrão, evite colocar a carne no sol, é muito melhor colocar dentro de casa e um ventilador diretamente na carne.faço muita carne de sol, dica da carne, alcatra é ótima, muito melhor que chã de dentro(coxão mole) é uma carne mais sucolente.

  13. says

    BOA NOITE
    ADOREI SABER AGORA VOU PARA O TESTE E VAMOS VÊR O QUE VAI SAIR
    OBRIGADO.

    BOM TRABALHO COM PRODUTOS DE CABELEREIROS PARA QUEM VISITAR ESTE PERFIL,
    MARAVILHOSOS,NAÕ DEIXA DE VISITAR,TAMBEM ADENIS ESCOVA FIO DE SEDA (genesis)
    TEL (21)8823-8744
    email adenissantiago@oi.com.br

  14. Emerson says

    Qaunto tempo a carne fica de molho no leite ? Tenho que trocar o leite de vez em quando ? Grato pela atenção.

  15. says

    Sábado p.passado, dia 21 de janeiro, almocei na casa de um grande amigo na cidade de São José do Rio Preto. Ele faz a carne de sol. Ele tinha uma peça de aproximadamente 3 kilos, feito com ponta de peito de boi (preferencialmente), e assou no forno para o almoço. Colocou a carne de sol numa assadeira, depois colocou 1 copo de vinho branco seco, azeite e uma mistura de 3 ervas desidratadas feitas com alecrim, oregano e manjericão. Ele deixou a assadeira coberta com papel aluminio durante uns 3o minutos. Depois tirou e foi controlando a carne com a ponta de um garfo. Quando a carne começou a desfiar ele serviu. Ficou excelente.

  16. Ricardo e Iza says

    Oi Patty,
    Parabéns pelo seu blog e por esta maravilhosa receita.
    Faz muito tempo que não comemos carne de sol (apenas quando morávamos em Imperatriz no MA – ficamos 1 ano lá apreciando as delícias do Norte/Nordeste) e hoje encontrei o seu texto que torna simples e prático o preparo desta iguaria.
    Depois que estiver pronto lhe enviaremos uma foto.
    Um abraço.

    Ricardo e Iza
    Santa Catarina – Brasil

  17. says

    FOI UM DOS MELHORES COMENTARIOS SOB RE COMO PREPARAR CARNE DE SOL. APESAR DE PAULISTA SOU CHEGADO A COM IDA NORDESTINA E REALMENTE NÃO TINHA A RECEITA DESTA CARNE. VOU TESTAR ESTE FIM DE SMANA COM OS AM IGOS .OBRIGADO

  18. wilma says

    em pesquisa te descobri juntamente com a receita que procurava , muito grata pelo site e pelas suas dicas maravilhosa..já coloquei sal e agora vou seguir sua orientação.
    beijo e fique com Deus

  19. iria says

    Ai,meu deus to aqui em portugal vendo esse prato delicioso de carne de sol com mandioca,encheu-me a boca de água,nossa terra é rica,em todos os aspéctos,aqui não se produz nada de bom tudo vem de fora e quando achamos algum lugar que vende essa delicia de carne é um roubo, 200gr dessa carninha aqui é 4,90 euros fiquei a olhar e não comprei é pouca carne para muito preço,que saudade da minha terra.

  20. says

    Iria sempre recebo muitos emails de brasileiros que moram fora e que já fizeram a carne de sol seguindo o passo a passo do post. Tenta vc tb, quem sabe vc não mata a vontade, rs

  21. Wagner Alves says

    Entendi direitinho como fazer, mas gostaria de receber com detalhe se puder uma quantidade mais ou menos exata de sal para se colocar, vi comentários se falando em uma colher para cada quilo, seria suficiente, essa quantidade? e se sim , qual seria a medida da colher?

    Agradecido: Wagner de Recife

  22. Wagner Alves says

    desculpe, tenho outra pergunta: Eu posso fazer esse processo dentro de um apartamento pequeno?
    Wagner Recife

  23. says

    Wagner uma colher de sopa por kg é uma medida boa, pode usar. Dá para fazer em apartamento sim. O local que vc colocar a carne deve ser ventilado

  24. Ilda says

    Oi, moro em Roma na Italia e como estou gravida com desejo de carne de sol, acabei de temperar a carne, amanha vou pendurar e nao vejo a hora de comer…

  25. marina almeida lopes says

    por gentileza envie esta receita de preparo de carne do sol para meu e-mail.agradecida!!!!!!

  26. marina almeida lopes says

    eu tenho restaurante aqui em fortaleza e vendo carne do sol, compro ja preparada.
    vou testar a tua receita; depois te conto.

  27. mara vilela says

    meu pai e nordestino , mas ja esta com 92 anos, nao sabera fazer , entao porisso pedi umas dicas….valeu amiga , obrigada bjs.

  28. matuzalém muniz says

    OLÁ AMIGOS(as) muito obrigado pela receita tão maravilhosa gosto muito de carne de sól sou do paraná mas amo comida nordestina comi umas duas vezes carne de sól a ultima vez foi em brasilia porque os goianos tambem adóram carne de sol obrigado com certeza agora vou fazer conforme tua receita , moro em ronônia aqui o povo não conhece estas coisas a não ser os nordestinos que moram aqui. o resto só conhece peixe e farinha d.água que por sorte também é uma delicia com peixe. um forte abraço a todos do blog.

  29. matuzalém muniz says

    OLÁ AMIGA GOSTARIA DE SABER SE QUANDO FOR PREPARAR A CARNE SE DEVO LAVA-LA COM ÁGUA OU SE É DO JEITO QUE A COMPRAMOS NO ASOUGUE JÁ PODEMOS PREPARA-LA .OBRIGADO

  30. Ilda says

    Patty a carne ficou otima, atè meu marido que è italiano amou, pecado que fiz pouca para esperimentar, mas nao vejo a hora de fazer novamente…. Parabèns pela receita e um forte abraço Ilda

  31. Ana C. says

    Aaaaah, meu deus… ameeeeeeei esse seu post, Patty!!!

    Estou morando na Australia e parece que soh pq to longe dessas coisas gostosas do Brasil me da ainda mais vontade de comer do que quando eu tava ai… rsrsrs

    Mas olha soh que coisa… salguei a carne e ela ja esta no varal… agora me bateu uma curiosidade de vir ler os comentarios (estupida, confesso… deveria ter lido antes… rsrsrs) e vi a dica do sal, de 1 colher de sopa x quilo de carne…

    Eu coloquei beeeeem mais do que isso, sabe… rsrsrs… la em cima vc manda “nao economizar no sal”, eu segui bem fielmente essa parte… rsrsrs… imagino que tenha colocado bem uns 200g de sal, ou mais ate…

    Sera que vai ter conserto isso??? Soh saberei mesmo daqui a dois dias… mas prometo que posto aqui depois dizendo como ficou o resultado!!!

    Muitissimo grata!!!
    Abracos…

  32. says

    Ana que sonho morar na Austrália, depois me conta um pouquinho daí.
    Quanto ao sal, acho que não vai ter problema. Vai dar mais trabalho para dessalgar depois quando for usar. Depois me conta tb como ficou
    Beijinhos

  33. alessandra says

    gostaria de saber se essas primeiras 12 horas com a carne coberta a carne fica dentro ou fora da geladeira. valeu pela receita.

  34. carlos says

    acabo d inaugurar um pequeno restaurante e com serteza vou seguir essas maravilhosas receitas e depois contarei os resultados. porto velho ro.

  35. Fábio Leonardo says

    Patty adorei a receita.

    Vc diz que devemos deixar de molho no leite que além de tirar o resto do sal, vai deixar a carne bem mais macia.

    Qual o tempo devo deixar de molho?

    Preciso ferventa a carne para tirar o resto do sal ou não precisa só o leite basta?

    Obrigado.

  36. says

    Sou de Campo Grande Mato Grosso do Sul , sempre faço carne de sol mas não sabia do leite . Gostaria de saber a quantidade de leite e o tempo que fica de molho , precisa trocar ? Desde já agradeço a atenção e obrigado pela dica . abço Luiz

  37. sergio gonçalves says

    ai sim patty, costumava me deliciar com essa iguaria junto da cia do meu querido pai- in memoria comendo em uma casa do norte aqui em poa- sao paulo, os anos foi se passando e nunca mais encontrei tal carne, dia 21/05/2012 estva conversando com um piauiense sobre tal carne e ele nao soube me dizer que carne o pessoal usava, mas a internet veio para nos ajudar e encontrar pessoas nata nesse assunto para nos dar umas dicas muito obrigado patty quando vc sentir no coraçao e preparar tal prato estou disponivel para me deiciar e so me convidar estou dentro da sua programaçao. um grandeeee abraço.

  38. Denise says

    eu guardei a carne de sol na geladeira dentro de saco plástico por duas semanas, ela ficou com um aspecto meio pegajoso… posso usá-la assim mesmo?

  39. ARIANA says

    Sou nordestina, do interior da Bahia e atualmente moro no Es. E como todo nordestino tem como a carne do sol um tira gosto pro fins de semana como aperitivo. Com certeza no lugar do churrasco irei fazer a carne de sol…. HUMMMMMMM!!!!!!!

  40. roberto says

    Bom dia,
    Como eu viajava muito pelo Brasil a fora comecei a conhecer muito da culinária brasileira que é muito rica na diversidade, e desde então sempre que possível faço comidas que vai desde de arroz carreteiro até vatapá passando pelo baião de dois e como sobremesa bolo de aipim, entre outros muitos.
    Então agora vou fazer também carne de sol, mas gostaria de saber depois de pronto quanto tempo posso deixar guardado na geladeira.
    Muito obrigado pela dica desta receita tão maravilhosa.

  41. Ahli says

    muito legal essas dicas , nao somente comeremos carne de sol saborosa e com a certeza de maior cuidados e com a carne desejada , aproveitar e acrecentar uma dica que eh usada na carne de sol na Bahia , 1 dente de alho bem amassado p 2 ou 3 kg e uso pimenta do reino em grao amassado junto c alho e se nao quiser desalgar no leite que eh bem tipico nordestino , mergulhar em agua gelada durante 20 minutos , repetindo 3 x assim ficara pronto para assar na churrasqueira com muito pouco sal , e claro sempre banhado na mateiga de garrafa , adorei este blog

  42. Rui says

    Olá,pessoal,moro no Maranhão e comemos muita carne de sol.Aqui fazemos de alcatra, que fica mole, macia e costumamos mergulhar durante meia hora na coca cola, depois de ter colocado o sal.Depois deixa-se na sombra, ao vento.Quando ela muda de cor,ficando enxuta e mais escura, coloca-se no leite(integral) por uns vinte minutos e aí esta pronta para ser assada.Fica bem mole e saborosa.Não se deve deixar muito tempo no fogo, senão pode endurecer.Outra carne que fica maravilhosa, a de file.Mas só que e um pouco cara, menos na minha cidade (12,00) o kg.

  43. ramon da hora says

    gostei muito cada um tem um maneira de fazer um carne do sol mais esse maneira esta muito legal

  44. suelen says

    Vou fazer com certeza! Moro na alemanha e Aqui nem Sonha
    Vender carne Do sol. Eu adoro com aimpim Ou arroz.
    Tenho dúvida na quantidade de sal. Obrigada pela dica preciosa!

  45. michele manske says

    Olá,moro no rio de janeiro,sou apaixonada por carne de sol mais nunca tinha feito esse domingo receberei amigos em minha casa e farei tenho certeza q sera um sucesso..bj

  46. says

    patty ,imagina ,eu moro em eua ,e minha familia e eu amamos carne de sol ,so que onde moramos ,nao tem nem um acougue brasileiro e nem mercadinho .com sua receita, farei a alegria da familia e de minhA filha gravidinha .voce e um amor ao dividir conosco esta receita tao boa . . DEUS te abencoe muito ok ?depois posto foto pra tu ver ,como ficou .

  47. sergio says

    aha! eu esqueci a carne na varanda e ela apodreceu FDP.
    só lembrei por que tava voando uns urubus em cima da casa.

  48. Janaina says

    Olha parece facil, gostaria de saber se o cheiro da carne fica meio azedo, isso é normal?
    tenho uma aqui na geladeira que me disseram que é como se tivesse deixado no sereno, isso é verdade.
    Não sei o tempo certo de deixar na geladeira.
    abraços

  49. adauto says

    muito bom vou preparar, eu só não sabia que a carne tem que ficar no sereno ao invés de ficar no sol, não deveria chamar- se carne de sereno.

  50. patricia godoy says

    olá,adorei a sua explicação.
    vou fazer hoje.
    fiquei em duvida qto a quantidade de sal, li acima que deve ser aproximadamente 1 colher de sal para cada quilo, se for colocado mais sal , vc acha que compromete a carne..?..ou na hora de preparar é só retirar o sal ?
    aguardo sua resposta
    obrigada patricia

  51. patricia godoy says

    oi Patty, minha carne está quase pronta, hoje será a ultima noite, mas sabe que um pequeno pedaço ficou um pouco esverdeado, será que nao pegou sal naquele pedaço, os outros pedaços e outras partes estão lindos.o que será que aCONTECEU COM AQUELE PEDAÇO, DEVO CORTÁ-LO O QUE DEVO FAZER?

  52. Afonso Chaves says

    OI PATTY TUDO BEM? BOM A MINHA DUVIDA É QUANTO TEMPO A CARNE DE SOL FICA DE MOLHO NO LEITE DEPOIS DE BEM LAVADA COM AGUA? ABRAÇOS E AGUARDO RESPOSTAS E OBRIGADO PELAS DICAS.

  53. says

    Hola, muito legal sua receita, sou da Bahia e vivo na España como nao posso trazer carne vou fazer a minha , esses dias disse que daria um dente por um pedaço de carne de sol,kkkkk amo essa carne vou fazer com pincanha . Um grade abraço e obrigada.

  54. marcia says

    amei sua receita, pois estou muita carne para não congelar tudo resolvi fazer um pouco de carne seca e ficou perfeita.
    obrigada marcia

  55. caroline says

    Sou francesa i fiquei de ferias no Brasil este Natal . gosto moito da carne do sol i vou experimentar a teua receta. Obrigada

  56. caroline says

    hola Patty , neste domingo ja fiz a meua primeira carne do sol, com carne de aqui (naô e taò boa como a carne do brasil) i deixeila fora com uma temperatura de -7 graus (aqui e o inverno)
    Mas foi boa……
    agora moro na espanha.

  57. says

    Gostei muito do seu blog.
    ha muito tempo estava procurando informação sobre este assunto e cofesso que vc matou minha curiosidade.
    Obrigado!
    Felicidades.
    Na PAZ!!!

  58. rick says

    caramba! paty muito bom suas dicas. a tempos q procurava por isso…sou do maranhão e como bom nordestino adoro carne de sol, mas não sabia fazer, e graças a vc agora sei.. agora tenho q ir porq tô com um negocio muito gostoso na frigideira. rsrs….beijos obrigado.

  59. welton says

    queria saber uma boa dica para tirar o sal da carne, ouvi falar em deixar de molho na agua gelada, isso realmente funciona? se nao, qual a dica que vc me da, obrigado!

  60. andré szanto says

    Olá Patty fiz 2,5 kg com coxão duro, e consumi a metade. Uma dúvida: como posso armazenar ? devo guardar na geladeira em saco plástico ou em saco de pão (papel)? ou devo aferventar em cubos e guardar no freezer?
    obrigado

  61. antonio carlos says

    PATY, nas primeiras 12 horas(após o salgamento), não seria necessario ficar virando a carne? ou pode deixá-la de um jeito só até completar as 12 horas?

  62. nilda silva barbosa says

    eu sempre costei mais agora eu vou fazer a ninha carme de sol isso e de mais obrigado por esta grande dica

  63. Luís Cláudio says

    Patty, o sucesso dessa suculenta receita se reflete pelo tempo e pelo número de comentários respectivos. Faço há vários anos e sempre fico sem; nunca sobra. Porque será??? rsrss. Particularmente, utilizo sal grosso na proporção já relatada, qual sela, 1 colher raza de sopa por kg. de carne. Uma dica para provocar o olfato e o paladar é aromatizar o sal com ervas desidratadas, principalmente o alecrim. Um pouquinho (e só um pouquinho, para não sabotar o sabor do assado) deixa a carne extremamente deliciosa.

  64. Aldenora says

    Caraca estou aqui babando,Patty vc sabe provocar mesmo né?,, sou sergipana bixinha mas ja vivo a mais de 36 anos imajine vendo estas coisas boas aqui fiquei de beico caido rsrsss, fiquei muito curiosa com estas dicas vou tentar Fazer e que Deus me escute. Moro na Suécia e aqui é inverno agora com uma tal temperatura abaixo dos 20..na minha casa temos um (porao) em cima e la é bem ventilado vc acha que ficaria bem la? Agradeco de coracao .. vc é nota 10000!!! beijos — aaah; pode congelar ne?

  65. marcelo xavier says

    Sou baiano apreciador de uma boa carne de sol, experimentei sua receita num belo contra filé e realmente nada difere dos servidos nos restaurantes. Parabéns, que delícia!!!!

  66. Marcos Toledo says

    Primeiro parabéns pelo seu Blog, sei que dá trabalho ficar postando as dicas. Gostaria de colaborar com este tema dizendo que aprendi uma forma de ser mais fácil, limpo e rápido para fazer Carne de Sol, também chamada de carne seca. Para quem não tem um lugar ideal para deixar a carne curar, depois de fazer a manta e salgar, coloca-se em uma travessa com um paninho por cima na geladeira. A baixa temperatura da geladeira vai acelerar o processo e em três dias a carne está pronta. Tire a água que sai da carne e adicione sal novo pelo menos uma vez por dia. Fica muito 10. Lembrem de não ter nada na geladeira que esteja com cheiro forte para não passar para a carne. Aproveitem

  67. creuza says

    adorei a receitinha obg vc esta de parabéns agora vou comer essa delicia a qui em sp deus a bençoe

  68. Andreia Cardoso says

    Tenho um bar e quero me especialiazar em petiscos de carne de sol.Mas como e caro para comprar quero fazer a carne de sol.Tenho 3 duvidas. Posso garda a carne por quanto tempo na geladeira e posso ja guarda desçalgada no leite.

  69. Andreia Cardoso says

    Posso desçalgar com o processo por ultimo no leite e guarda em geladeirapor quanto tempo? Fazer a carne fora do cereno tem o mesmo sabor? Obrigada

  70. Adriana Abreu says

    Boa tarde Patty e demais…olha eu moro em SP?Capital ha 30 anos mas sou natural do norte de Minas(Montes Claros( onde se consome bastante carne de sol e vou compartilhar com voces como é preparada nossa carne sem que precise dessalgar para consumo.

    Geralmente eu compro uma peça de coxão mole/duro, ponta de alcatra, patinho…qualquer carne que tenha uma capa de gordura.Eu peço o açougueiro que ja é meu amigo para fatiar a carne tipo sanfona sem chegar na capa de gordura.Se eu comprar uma peça de 5 kl eu separo 5 colheres de sal fino num recipiente(que é quantidade que usaríamos se fosse cozinhar toda ela na panela, pois eu uso 1 colher cheia a cada 1 kl).Pego a peça da carne e com as mãos mesmo vou passando metade do sal em toda carne por dentro e por fora, inclusive na capa de gordura, coloco num saco plástico e guardo numa bacia plástica coberta com um pano de prato e coloco na geladeira e reservo o restante do sal.Durante o dia eu viro ela umas 2 vezes para espalhar bem o sal e não tire o sangue que escorre dela por que serve pra deixar carne mais macia.

    No 2º dia torne a passar o restante do sal onde vc perceber que esta mais vermelho e volte com a carne para geladeira.No 3º dia vc ira perceber que ela ficou toda roxinha, isso quer dizer que a carne ja desidratou e esta pronta pra comer.Basta corta-la da forma que quiser e ir direto para frigideira sem necessidade de colocar na agua antes.Ela fica com o tempero no ponto e ja temperada, podendo ser usada frita com mandioca, fritar e cozinhar com arroz, fritar e jogar cebola…pe uma delicia!!!!!!Como eu moro em SP, é dificil encontrar, por isso aprendi a fazer e meus filhos e meu marido adoram!!!!!Inclusive tem uma peça que comecei fazer no sabado e vou comer hoje, se tivesse como postar foto ia postar aqui…rsrsrssrsrrs…ela dura bastante tempo na geladeira e pode ser conservada dentro de uma vasilha com tampa….espero quer gostem. abraços a todos.

  71. Evaneide milk. says

    Obrigado pela dica, vivo na Españha, e morro de vontade de comer nossas coisas ricas que temos ai. mas aqui onde eu vivo que se Chama Galicia, quase não se encontra o que queremos, hoje mesmo vou faser minha carne de sol beijos.

  72. Lourdinha Duda says

    Parabéns por essa receita, não conhecia seu blog, não sou muito de cozinha, comprei um picanha fritei um pedaço ficou dura, a peça é grande e agora como posso perder a carne? Moro SP sou nordestina e vc me salvou Boas festas

  73. natalinados santos says

    eu fiz e deu certo fui elogiada ,estou pensando oferecer pra algums restaurantes aqui perto da minha cidade quanto eu cobro por kilo por exemplo o kilo da alcatra aqui na minha cidade esta custando 30 reais quanto eu cobro por kilo da carne de sol

  74. natalinados santos says

    eu fiz e ficou uma delicia quero ganhar um estra vendendo por kilo so nao sei quanto cobrar , aqui na minha cidade o kilo da alcatra esta custando 30reais

  75. nana says

    Amei adoro comidas do meu país! !! Vivo na espanha em galicia se bem que na fronteira com portugal, mas nao achei….vo fazer bjss

  76. Guilherme Carvalho says

    uma dúvida….este processo inicial , deixar descansar por 12h tem que ser na geladeira ?

  77. Paula says

    Oi, e pra desfiar como vc faz? Moro no exterior e queria saber se posso usar o microondas pra tostar ela e desfiar?
    Obrigada, bjos!

  78. Sonia says

    Uma sugestão : em vez de colocar no varal vc pode deixar a carne com o sal em uma vasilha na geladeira e vai virando ela na própria salmoura (o líquido que saí da carne com sal) até vc considerar que está no ponto que você deseja. Depois é só escorrer e guardar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>