Como se faz Banana Caramelada?

É muito simples. É mamão com açúcar, quer dizer é banana com açúcar… e um tico de água.

É verdade,  Banana Caramelada é muito fácil de ser feita. Alguns xiitas que aparecem por aqui de vez  em quando, deixando comentários desaforados (QUE EU NÃO PUBLICO), vão cair matando. É fácil mesmo e EU PUBLICO.

Sei que tem gente que sabe muito de cozinha e que vem aqui para se inspirar, como sei também que muita gente que adoraria aprender a cozinhar vem aqui. Você que sabe muito de cozinha, deixa sua contribuição aí nos comentários para enriquecer o post e você que está se aventurando agora pelo terreno das panelas: Senta que lá vem a estória.

Banana Caramelada

Ingredientes

1 1/2 xícara (de chá) de açúcar

1/2 xícara (de chá de água)

12 bananas pequenas

Modo de Preparo

Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo. O açúcar vai começar a derreter. Deixe dourar. Não deixe o açúcar escurecer muito, pois amarga. Quando o açúcar estiver como na foto 3 acrescente a água com cuidado, pois ela pode espirrar. O açúcar vai endurecer. Espere a água ferver e dissolver o açúcar caramelado, daí coloque as bananas e deixe cozinhar. Estará pronto quando as bananas estiverem cozidas e a calda engrossar um pouco.

Dicas:

  • Eu usei banana prata, mas pode usar banana nanica também.
  • Use aquelas bananas que já estão bem maduras.
  • Dá para fazer com as bananas cortadas em rodelas ou no comprimento. Eu não cortei, fiz com as bananas inteiras mesmo.
  • Se você for mais abusada, quando as bananas já estiverem prontas, coloca um cálice de conhaque e flamba. Ui delícia.
  • Sirva quente com sorvete de creme ou uma colher de creme de leite gelado e sem soro.
  • Dá para guardar na geladeira em um recipiente bem fechado.
  • Dá 6 porções

Comments

  1. Camila Oliveira says

    Tá brincando?? Receitinhas fáceis e o que eu procuro neste pequeno mundo da internet e essa ficou com uma cara bem boa, deu agua na boca. Eu tento sempre aprender, faço cursos e tudo mais, nesse site aki, pq la sao bem em conta http://www.buzzero.com/cursos-online. Tudo quanto é receita de minutos pode postar com certeza pq eu estarei acompanhando. Amoo demais!

    Bjs

  2. Sonia says

    Olá Patyy

    Está já migrou para o meu arquivo de receitas, do jeitinho que gosto, rápida, e fácil.

    Bjs

    Sônia

  3. Stéfany says

    Não vejo problema algum em serem postadas receitas mais simples .. acho até bom , porque eu -que comecei a cozinhar por agora- já aprendi bastante coisa por aqui ! Adoro o blog, está no meus favoritos já :p

  4. william haddad says

    hummmmmmmmmmmmmmmm diliça já esta convidada para exprimentar as que vou fazer para meus filhos………………

  5. says

    acabei de fazer, estou comendo e escrevendo aqui no blog, ficou muito bom…apesar de eu so ter 2 bananas, fiz a olho msm, mais ficou muito bom!!!!! parabens pelo post!!!! e valewwww rs

  6. Patty says

    Que bom Stéfany que vc gosta das receitas simples, eu tb gosto e não vejo mal nenhum em publicá-las. Mas tem muita gente que come sardinha e arrota caviar.

  7. Patty says

    Marcela nunca fiz aquelas bananas chinesas, são muito boas, né? Pode deixar que se eu fizer eu posto sim.

  8. Paula says

    Me deu saudade de comer esta banana q minha mae faz,busquei na net e descobri o aqui na cozinha.Adorei a receita simples e DELICIOSA!!!

  9. Dreysa says

    Olá pessoal, aquelas bananas caramelizadas que normalmente comemos nos restaurantes chineses são super fáceis de fazer, é só cortar a banana em mais ou menos 4 partes no sentido do comprimento para não ficarem muito grandes, em seguida mergulhe as bananas na massa de bolinho de chuva (super básica) de modo que fiquem empanadas, depois disso frite as bananas em imersão no óleo bem quente, escorra rapidamente sobre um papel absorvente em seguida mergulhe as bananas no caramelo de açúcar envolvendo todo o bolinho, se quiser polvilhe rapidamente com um pouco de gergelim torrado dá um sabor fantástico. Imediatamente após retirar as bananas da calda, passe-as por uma vasilha com água e gelo para que a casquinha solidifique, depois disso é só aproveitar a festa uma delícia irresistível!!! beijokasss…

  10. Marta Cleonice Medeiros says

    Que bom saber que existem receitas facinhas, facinhas!!! Ainda mais com nossa fruta nacional…
    Parabéns!!!
    Bjus

  11. Iara says

    Eu, boa mineira que sou, recomendo comer essas bananas com um bom pedaço de queijo minas, hein? huummm

  12. Celeide Carvalho. says

    vou experimentar esta receita da banana caramelada,pois tenho tentado fazer com outras receitas e nao dá certo.depois posto pra vcs se der certo.vou fazer agora…

  13. Sulamita says

    ADOREI!!! Muito facil e pratico!
    adorei ainda mais a forma como ensina.
    pra mim é nota 10 em todos os sentidos incluindo a forma que vce expõe
    as fotos e as dicas
    beijao

  14. says

    Oi…
    Quero deixar aqui registrado que sou muito talentosa na cozinha,
    o que não faz de mim uma sabe tudo, faço muitos pratos simples,
    bem como, faço muitos pratos sofisticados.

    Acho louvável de sua parte publicar receitas difíceis e receitas simples de
    fazer pois ninguém é sabedor de todas as coisas.

    Fico muito grade por essa receita maravilhosa que a tempos queria fazer
    e simplesmente não sabia como fazia…

    Beijos e continue com esse trabalho maravilhoso.

  15. says

    Obrigada Rose por suas palavras. Às vezes ficou pensando em não colocar certas receitas, mas muita gente me diz para continuar, pois são iniciantes na cozinha e aproveitam muito dicas simples. Então eu coloco, rs, mesmo sendo criticada por alguns.
    Beijos querida

  16. Tocaneto says

    Valeu a receita meeeesmo, adoro banana de qualquer jeito, e essa caramelada então, hummm!!! Vou fazer agora mesmo. Queria te dizer que gosto muito de receitas fáceis também. Adoraria aprender a fazer “FIOS DE OVOS”, pois todo mundo diz que é super fácil de fazer. Se tiveres uma receita bem básica no teu playlist, te agradeço muito. Abraços e parabéns.

  17. Regina Maura says

    Adoro suas receitas e passa quase todas para meu caderno de receitas, também me viro bem na cozinha mas várias receitas suas eu não sabia como fazer, continue postando suas amigas agradecem.

  18. Langri custodio dos santos says

    Amei a receita e adoro banana de qualquer tipo.Vou fazer depois deixo meu comentário de como ficou .Obrigada.

  19. VERA LUCIA CRUD says

    ADORA FAZER ESSA BANANA, FICA MUITO GOSTOSA E RÁPIDA DE FAZER.OBRIGADA PELAS RECEITAS . BEIJOS

  20. Lailde says

    Fiz como manda a receita, mais o caramelo endureceu, queria saber porquê. Se caramelo tiversse ficado mole tinha ficado uma delícia.

  21. Manoela says

    Adoro quando gruda a banana na frigideira, aí jogo uma farinha de mandioca, açúcar e canela e faço uma farofa deliciosa para comer com as bananas.

  22. Ana Lucia says

    Oi Patty!
    Que delícia!Eu faço um creme de baunilha com banana caramelada,tipo esta sua,só que no lugar da água ponho suco de laranja,1 pau de canela,deixo com mais calda do que a sua,e pico em rodelas as bananas.o resto é igual o modo fazer.Coloco no fundo pirex e o creme sobre,é muito bommmm.
    Boa noite,uma semana abençoada pra você.

  23. Juscileia dutra Queiroz says

    Nao fiz ainda mas vou tentar, deve ficar deliciosa!!! HUMMMMM Não vejo a hora!!! OBRIGADA pela receita. Meu marido já fez, agora é a minha vez!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>