Doce de Caju em Calda. Tão bom e tão fácil.

Chegou a época de caju aqui no nordeste. Em toda feira você encontra com facilidade e esta semana o maridão chegou com uns que me deu uma doce saudade da minha infância. Minha mãe sempre fez este doce na nossa casa. Ele é simplesmente divino.

Doce de Caju em Calda

Ingredientes

20 cajus médios

500 gramas de açúcar

5 cravos-da-índia

2 paus de canela

1 litro de água

Modo de Preparo
Separe 20 cajus e descasque-os. Dê uma apertada em cada um para tirar um pouco do suco e reserve. Em uma panela coloque o açúcar e leve ao fogo para caramelizar. Quando o caramelo estiver com cor de guaraná (mesmo que o açúcar não esteja totalmente dissolvido) acrescente a água e volte ao fogo até derreter todo o caramelo. Quando o caramelo estiver derretido acrescente os cajus, a canela e o cravo. Deixe ferver. Quando o doce ferver baixe o fogo e deixe a calda engrossar, isto leva de uns 50 min há 1 hora. Mexa de vez em quando. Quando a calda engrossar o doce estará pronto. Coloque em um recipiente de vidro.

Dicas:

  • Cuidado na hora de juntar a água com o caramelo, faça isto devagar, pois a temperatura está muito alta e a água pode espirrar.
  • Tem gente que faz este doce sem descascar o caju, eu acho que descascando fica muito mais delicado e saboroso.

OBS. A casa fica com um perfume delicioso enquanto você estiver fazendo o doce.

Comments

  1. says

    Para quem tem essa fartura de caju, tem mais é que aproveitar mesmo.
    Quando tive sítio, tínhamos um pé de caju que dava frutos deliciosos.
    Meu pai adorava doce de caju cristalizado.
    Aqui o caju chega com preço caro, já que estamos longe das regiões produtoras.
    Bjs.

  2. Rogelia Mesquita says

    Por favor, vç pode me fala como fazer um suco de caju sem ele aperta.O suco aperta muito e não da p/ tomar.Obrigada!

  3. Patty says

    Rogelia não tem muito o que fazer. Só tenho duas dicas: Primeiro use cajus bem maduros para fazer o suco e segundo, faça o suco bem fraco e adoçado.

  4. emanuelle says

    olá, é a primeira vez que entro neste site, poi estava em busca de aprender a fazer doce de cajú e você nem imagina, temos tanto cajú, muito mesmo e com certeza vou aproveitar todas as receitas com cajú.
    natal/rn

  5. leile vilela de oliveira santos says

    Quando comecei a fazer , achei que não daria conta , quando ficou pronto ficou uma delícia !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Rosilene says

    Gostaria de parabenizar pela receita, foi muito fácil e seguir passo a passo, deu tudo certo e ficou muito gostoso!

  7. Leila Gonçalves says

    Olá meninas

    Descobri que se colocarmos um pouco de limão no suco de caju diminui o marrento ou se colocar um pouco de sal no suco, é esquisito, mas também resolve. E aproveitei as cascas para fazer suco! Muito bom. Bjs.

  8. Ana Maria says

    Nossa!! amei deu certo,olha que não sabia fazer doce de qualidade alguma!Parabéns adorei a receita.fui aprovada no paladar da familia e olha que são exigente quando o assunto é comida.

  9. Juarez Martins says

    Bom dia!
    Moro em Brasília e fui trabalhar em Teresina no final de semana passado. No último dia ganhei um isopor cheio de cajus, que trouxe para casa com muita alegria! Eu os congelei quando cheguei, e hoje vou fazer doces como você generosamente nos ensinou. Muito obrigado!

  10. Adryana says

    Perfeito , moro no Ceará e estamos na época do caju vou fiz esse doce ficou uma delícia e agora vou fazer sempre *_*

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>