Doce de Caju em Calda. Tão bom e tão fácil.

Chegou a época de caju aqui no nordeste. Em toda feira você encontra com facilidade e esta semana o maridão chegou com uns que me deu uma doce saudade da minha infância. Minha mãe sempre fez este doce na nossa casa. Ele é simplesmente divino.

Doce de Caju em Calda

Ingredientes

20 cajus médios

500 gramas de açúcar

5 cravos-da-índia

2 paus de canela

1 litro de água

Modo de Preparo
Separe 20 cajus e descasque-os. Dê uma apertada em cada um para tirar um pouco do suco e reserve. Em uma panela coloque o açúcar e leve ao fogo para caramelizar. Quando o caramelo estiver com cor de guaraná (mesmo que o açúcar não esteja totalmente dissolvido) acrescente a água e volte ao fogo até derreter todo o caramelo. Quando o caramelo estiver derretido acrescente os cajus, a canela e o cravo. Deixe ferver. Quando o doce ferver baixe o fogo e deixe a calda engrossar, isto leva de uns 50 min há 1 hora. Mexa de vez em quando. Quando a calda engrossar o doce estará pronto. Coloque em um recipiente de vidro.

Dicas:

  • Cuidado na hora de juntar a água com o caramelo, faça isto devagar, pois a temperatura está muito alta e a água pode espirrar.
  • Tem gente que faz este doce sem descascar o caju, eu acho que descascando fica muito mais delicado e saboroso.

OBS. A casa fica com um perfume delicioso enquanto você estiver fazendo o doce.

Comments

  1. leile vilela de oliveira santos says

    Quando comecei a fazer , achei que não daria conta , quando ficou pronto ficou uma delícia !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Rosilene says

    Gostaria de parabenizar pela receita, foi muito fácil e seguir passo a passo, deu tudo certo e ficou muito gostoso!

  3. Leila Gonçalves says

    Olá meninas

    Descobri que se colocarmos um pouco de limão no suco de caju diminui o marrento ou se colocar um pouco de sal no suco, é esquisito, mas também resolve. E aproveitei as cascas para fazer suco! Muito bom. Bjs.

  4. Ana Maria says

    Nossa!! amei deu certo,olha que não sabia fazer doce de qualidade alguma!Parabéns adorei a receita.fui aprovada no paladar da familia e olha que são exigente quando o assunto é comida.

  5. Juarez Martins says

    Bom dia!
    Moro em Brasília e fui trabalhar em Teresina no final de semana passado. No último dia ganhei um isopor cheio de cajus, que trouxe para casa com muita alegria! Eu os congelei quando cheguei, e hoje vou fazer doces como você generosamente nos ensinou. Muito obrigado!

  6. Adryana says

    Perfeito , moro no Ceará e estamos na época do caju vou fiz esse doce ficou uma delícia e agora vou fazer sempre *_*

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>