Ervilha Seca com Cenoura

Ervilha+seca+com+cenoura+(5)

Aqui em casa eu sempre uso outros tipos de grãos para variar o feijão nosso de cada dia. Se eu fizer sempre feijão como opção de grão nas refeições aqui de casa, com certeza vou ouvir reclamações, então estou sempre variando. Faço ervilha seca de várias formas, essa de hoje é uma delas, mas também faço lentilha, grão de bico (salada ou ensopado), soja (também como salada e como “feijão”) e assim vou me virando.

Ervilha seca é muito saborosa e essa com cenoura fica deliciosa. Veja como eu costumo fazer:

Ervilha Seca com Cenoura

Ingredientes (4 porções)

2 xícaras (de chá) de ervilha seca

2 cenouras picadas

1 cebola picada

3 dentes de alho amassados

1 tomate picado

Cheiro verde picado

2 colheres (de sopa) de azeite ou óleo

2 colheres (de sopa) de cheiro verde picado

Sal a gosto

Modo de Preparo

Em uma panela coloque o azeite, a cebola e o alho. Frite um pouquinho, mas não deixe ficar muito dourado. Acrescente  o tomate e o cheiro verde e frite um pouco mais. Junte a ervilha (que deve ter sido lavada e escorrida) e a cenoura. Cubra com água, coloque o sal e leve para cozinhar no fogo alto. Assim que ferver abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais ou menos 25 minutos. Se precisar acrescente mais água e aumente o tempo de cozimento. Mas não deixe com muita água, deixe a água secar um pouco, o que vai deixar o caldo mais grossinho. Vai estar pronto quando o grão de ervilha estiver macio.

 

Clique nas fotos para ver em tamanho maior

Dicas:

  • Se quiser diminuir o tempo de cozimento, deixe a ervilha de molho à noite e use para fazer o almoço do dia seguinte. Estando de molho a ervilha vai hidratar e cozinhar bem mais rápido.
  • Monte o cardápio com uma salada, essa ervilha, arroz branco e um frango assado, fica perfeito.

 

Comments

  1. says

    Patty, olha o meu jantar aí! Difícil encontrar uma receita de sopa/creme de ervilha que não tenha bacon, linguiça etc. Não tô podendo, essa receita mais leve cai muito melhor! Adorei :) Beijos!

  2. Yolanda says

    Patty, atualmente eu tenho procurado a linha saudável e essa receita está divina. Estou fazendo controle com a nutricionista e estou muito disciplinada com minha alimentação e depende só de querer. Bjs. amiga.

  3. maria says

    Adoro ervilha, adoro cozinhar e depois fritar com frango fica muito gostoso mesmo…mas sopa mmmm já estou com água na boca..
    é uma variedade pra uma sopinha creme..muitas vezes feita de batatas

    ————–

  4. Eunice says

    Cheguei até o seu blog procurando receitas com ervilha seca. A receita ficou ótima e virei fã ! Já explorei muito e agora sei onde procurar outras tantas dicas e receitas …. Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *