Como fazer pó para capuccino em casa

Eu gosto de ter um pote de capuccino no armário quando chega o inverno. É só estar com frio, ir lá, esquentar uma água colocar umas colheres do pó e pronto, tá feita uma deliciosa bebida quente. Que aquece o corpo e a alma.

Faz alguns anos que não compro pó para fazer capuccino, acho que desde que eu morava lá em Araraquara. Uma vez ganhei um pote de pó caseiro para capuccino de uma amiga, a Sandra, lá de Araraquara, depois ela me ensinou a fazer e pronto, daí nunca mais comprei. Ela me ensinou uma receita que é bem tradicional e que muita gente conhece. É feita com uma lata de leite em pó e mais outras quantidades grandes de outros ingredientes. Fiz várias vezes essa receita, mas acho que é muito pó (a receita está no link lá embaixo). Hoje só faço essa quando quero presentear algumas pessoas com potinhos de capuccino, do contrário prefiro fazer em menor quantidade.

Então esta receita que vou fazer hoje, faz menos quantidade do que a tradicional. Ela faz  1 e meio daqueles potes pequenos de café solúvel (ou daquele pote pequeno, de 200 g de maionese). Eu acho que é uma quantidade boa. Vamos ver como eu fiz:

 

Pó Para Capuccino

Ingredientes

1 xícara (de chá) de leite em pó instantâneo

5 colheres (de chá) de café solúvel

2 colheres (de sopa) de chocolate em pó

4 colheres (de sopa) de açúcar

1 colher (de chá) de canela em pó

1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem até virar um pó. Se precisar, desligue o liquidificador, mexa e bata mais um pouco. Guarde em potes bem fechados.

Dicas:

  • Para saber a validade do seu pó para capuccino, veja a data de validade de todos os ingredientes e aquela que for menor, será esta. Por exemplo, se a data de validqade do chocolate (ou outro ingrediente) for ainda para 12/2012 e os outros ingredientes vencem só mais prá frente, a validade do seu capuccino vai ser até 12/2012. Entendeu?
  • Use sempre produtos de boas marcas, isto faz muita diferença. Principalmente a canela, se você usar uma que não for boa, ela pode deixar um resíduo na xícara quando você tomar o capuccino pronto.

    Como Preparar o Capuccino

    Esquente uma xícara (de chá) de água e misture 2 colheres (de sopa) do pó para capuccino. Mexa bem e é só saborear.

    Se preferir fazer na xícara de café, aquela pequena de 90 ml, use apenas 1 colher (de sopa) não muito cheia do pó.

Veja a receita que falei acima, é só clicar:

Receita de Pó Para Cappuccino (quantidade grande)

 

Comments

  1. Eduardo Thaydh says

    Olá, muito interessante sua receita, eu vou tentar fazer. Mas tenho uma dúvida: Esse tal de café solúvel é qualquer café, ou existe um tipo especifico? Só serve este?

  2. says

    Eduardo café solúvel é aquele que não precisa coar, é aquele que vende para colocar direto na água e fazer o café sem precisar passar pelo filtro, sabe qual é?

  3. Allyne Pacheco says

    Amo capuccino, so que preparo com leite no lugar da agua, fica mais gostoso!!! Obrigada pela receita!

  4. Janete says

    Olá, Patty, sou paulistana mas moro em Recife há 8 anos, já fui a Garanhuns e adorei a cidade, e adorei também o seu blog, são muitas receitas simples e fáceis de fazer, tudo bem explicado, parabéns. Vou fazer este pó de capuccino, estou com esta mania de tomar capuccino… recentemente tomei um bem gostoso no aeroporto de florianópolis (não lembro mas acho que era Bule Bar), e estava mais gostoso ainda porque a caneca de capuccino era maravilhosa, mas nao achei uma igual pra comprar, mas nao faz mal, vou comprar outra bonita pra tomar com este capuccino que vou fazer graças a você, inclusive vou levar para o trabalho porque não posso com cafeína então compro café solúvel descafeinado. Obrigada.

  5. Janete says

    Uma pergunta: no lugar do açúcar posso usar adoçante em pó ou maltodextrina, em menor quantidade para não ficar muito doce? Obrigada.

  6. Miriam Maria da Silva says

    Procurando receitas para o almoço do domingo, encontrei seu blog. Suas receitas práticas e pelas fotos, deliciosas me conquistaram, você está nos meus favoritos.
    Não tomo café, mas meu genro adoro, então resolvi fazer esse capuccino.
    Obrigada pelas receitas.
    Até breve.

  7. says

    Janete Garanhuns é uma cidade bem gostosa né? Diferente de qualquer cidade do seu estado. Eu morei em Rio Claro e em Araraquara e gosto muito do estado de São Paulo.
    Recife eu acho muiiito quente, você já se acostumou?
    Beijos

  8. Janete says

    Oi, Patty, me acostumei sim, com Recife, adoro o Nordeste, o calor é de rachar, mas como prefiro calor a frio, então tá tudo certo, rsss, bjs. Sucesso. P.S.: Fiz o capuccino mas o bicarbonato não caiu bem no meu estômago reduzido, então vou fazer sem bicarbonato.

  9. lizangela says

    Oi Patty, sou Pernambucana e moro no cabo de santo agostinho, não conheço garanhuns mas tenho muita vontade de conhecer , gosto muito do seu blog,me ajuda muito n hora do sufoco, amo suas ideias e o jeito divertido de nos passar suas experiências na cozinha parabéns,uma perguntinha , qual a finalidade do bicarbonato no capuccino ?

  10. says

    Oie Lizandra.
    Obrigada querida. Que bom que você gosta do blog, faço com muito carinho.
    Olha o bicarbonato cria aquela espuminha que tem no capuccino, ficando mais grossinho, entende?
    Beijos e bom feriado

  11. GuilhermeDiass says

    Eu fiz, para teste, minimalista, reduzi em escala a quantidade e fiz uma pequena porção para uma xícara apenas, e não coloquei canela em pó. Ficou excelente, até um pouco cremoso ficou! Então fiz em grande quantidade e ficou muito ruim e nada de cremoso…

  12. Manuela Mata says

    Patty,sou de Curitiba e alguns dias atras comecei a acompanhar seu site,encontrei essa receita do cappuccino e justo hoje que está um friozinho gostoso preparei-o.Uhn,divino,ficou uma delícia com o leite quente,já com agua achei ele aguadinho mesmo.Obrigada por suas receitas!!!!!

  13. Enilza says

    gostaria de entender porque tantas perguntas se no fimal todos ficam satisfeitos Eu nao tentei mas parece ser muito bom

  14. Jayme Cardoso says

    Já estou com a mão na massa.Seguirei ao pé da letra as instruções, e como certo, complermentarei a empreitada onde a nota será 1000.
    Um abraço
    Cardoso

  15. Suelem says

    Patty
    uma dúvida.. Se eu usar achocolatado tenho de usar mesmo assim o açúcar???
    ou isso só vale se eu usar chocolate em pó??
    Não gosto de bebidas muito doces, claro só no caso de chocolate quente.. mas chás e cafés ( tanto com ou sem leite) eu não adoço.

    bjusss
    p.s: Adorei que as medidas são perfeitas, com certeza vou fazer!
    Obrigada
    vc é demais como sempre!!

  16. Max says

    Olá, parabens pelo blog! Gostaria do link para a receita em grande quantidade, parece que o link está quebrado

  17. says

    Obrigada Max.
    Puxa o link estava quebrado mesmo, obrigada por me alertar. Agora já consertei.
    Qualquer coisa é só falar.
    Beijos e bom fim de semana

  18. says

    Suelem eu não uso achocolatado para essa mistura, pois eu acho o sabor de chocolate dele muito fraco e também tem muito açúcar. Olha se você não gosta muito doce então use o chocolate em pó e diminua um pouco do açúcar, ok.
    Beijos e bom fim de semana

  19. Meire Lima says

    Ola..boa noite..a alguns anos atraz eu consegui uma receita de capuccino..que era feita e congelada..ficava um creme e pela manhã misturado ao leite quente ficava maravilhoso..perdi a receita e nunca mais a encontrei…gostaria de saber se vc tem alguma receita parecida…me lembro que era uma mistura de leite em po com cafe soluvel ,creme de leite…batia na batedeira e congelava…ficaria feliz se caso vc conheçer alguma parecida e me mandasse..obrigada

  20. Gabrielly says

    Oi Patty!!
    Obrigada por compartilhar dicas maravilhosas, eh muito bom para iniciantes como eu..

    Bom, fiz essa receita hoje pro meu esposo (eu não tomo café).
    Quando ele provou disse q estava muito fraco.
    A receita diz 5 colheres (de chá) de café solúvel, não seriam 5 colheres de sopa?
    Ou o café utilizado é extraforte?

  21. says

    Eu coloquei 5 colheres de chá mesmo Gabrielly, pois o café dá um toque, junto com a canela e o chocolate. Não é o sabor predominante, mas se ele gosta mais forte é só acrescentar mais.
    Beijo

  22. Regina says

    Oi Meire Lima, tenho essa receita que voce falou se voce quiser manda teu email que te mando a receita

  23. josiane says

    oi, fiz a receita, só que ficou muito com gosto do bicarbonato, será que faço outra receita sem, e depois misturo os dois?

  24. giseluci says

    Moro em Fortaleza, vi uma receit que leva também o po de chantilly. Queria saber se aqui tem algum local que eu possa clmprar, pois já procurei em vários locais e não encontro. Obg.

  25. katia Milena says

    Oi. Faço uma prática e pra toda família (1 k leite em pó, e sache café solúvel 100 grs, um pote pequeno chocolate 250 grs, uma colher sopa canela, e não coloco bicarbonato, apenas pra alguns que pedem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *