Receita de Bolo de Rapadura

Bolo+de+Rapadura

Olá pessoal, como passaram o feriadão prolongado? Eu fui com a família, passar a Páscoa na Bahia. Foram dias ótimos. Aliás a Bahia é sempre ótima, me sinto em casa. Mas, agora estou de volta e a vida vai entrando na rotina novamente.

Antes de viajar eu fiz esse bolo aqui em casa e foi perfeito. Foi meio que uma invenção minha  mas que deu super certo e resultou em um bolo extremamente fofinho e muito gostoso. Experimenta fazer e depois me conta. Eu sei que rapadura não é uma coisa muito fácil de se encontrar nos outros Estados brasileiros que não estão no Nordeste, mas você já encontra em algumas redes grandes de supermercados ou mesmo em Casas do Norte que são lojas que vendem produtos de outras regiões do Brasil. Se você puder, incorpora o consumo de rapadura na sua família, ela é um alimento riquíssimo nutricionalmente. Só toma cuidado, pois ela também é bem calórica, então a palavra é equilíbrio  ok? Use, aproveite os benefícios nutricionais,  mas não exagere na quantidade.

Agora veja como fiz esse bolo:

Bolo de Rapadura

Ingredientes

1 xícara (de chá) de rapadura picada ou raspada

1 xícara (de chá) de água

2 xícaras (de chá) de farinha de trigo

1 colher (de chá) de canela

1 xícara (de chá) de manteiga ou margarina

4 ovos

1 colher (de sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo

Coloque a rapadura junto com a água em uma panela e leve ao fogo, mexendo de vez em quando até a rapadura dissolver completamente. Reserve.

Em uma tigela coloque a farinha de trigo e a canela. Junte a manteiga e vá mexendo. Acrescente os ovos, um a um, mexendo sempre. Junte a rapadura dissolvida aos pouco, mexendo sempre. Depois de misturar toda a rapadura derretida agregue o fermento. Coloque em uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno médio (cerca de 200 graus) por mais ou menos 40 minutos. Para saber se já está bom enfie um palito de dente no bolo, se ele sair limpo é porque o bolo  já está assado. Espere esfriar ou mesmo amornar para poder desenformar.

Observações:

  1. A massa fica bem líquida mesmo.
  2. Pode colocar o rapadura derretida morna.

Comentários

  1. Oi Patty! Estamos em Recife, mas prestes a retornar para Santa Maria-RS. Comemos um bolo de rapadura no Parraxaxá daqui e ficamos com vontade de fazer. Não por acaso, encontramos tua receita, que legal. Vamos comprar rapadura e levar!
    Abraços!

  2. Nossaaaaa salvou minha vida!

    Tô com uma rapadura aqui que eu trouxe de fortaleza há um tempão, matutando o que fazer com ela…porque comer pura além de ser dureza é muito doce!

    Vou fazer e conto lá no blog como ficou!

    bjusss

  3. Pensa aí que tinha uma rapadura aqui em casa com mais de meses … que meu marido nao tava querendo dar um fim nela e eu fiz esse bolo … ADVINHA?! maravilhooosoo !
    Ele amou o bolo, super fofo e um sabor incrivel, e nao ficou com gosto forte da rapadura .. ele disse que vai comprar mais rapadura pra ficar lá de molho pra eu fazer mais bolos … kkk’ [eleéfãdeboloedoces]
    Ah Patty .. nessa tua receita eu ousei em uma das duas formas que fiz, por umas raspinhas e gotinhas de limão … Tbm ficou 10 .. Ameei, sou da Bahia e o que não vai faltar é rapadura .. kk’

  4. Fui lá no seu blog. Menina vc é de Manaus? Que longe. eu já morei em Porto Velho, mas quando era adolescente.
    Olha acho que pode ter sido o tipo de rapadura, mas não tenho certeza se foi isso. Mas, as vezes esse tipo de coisa acontece mesmo, né?
    Beijinhos

  5. Eu moro em Vitoria da Conquista-BA, aqui tem rapadura de todo tipo e que vc imaginar .. dura, mole ( que é mais conhecida como rapadura serenta) por que ela é mais molinha… cremosa, consistente .. e tbm moro perto de uma cidade que se chama Bom Jesus Da Lapa .. lá onde tem as melhores … Em Bom Jesus .. tem as grutas onde os romeiros todo ano vão lá pagar suas promessas e fazer oracoes, um lugar lindo … venha conhecer, voc vai amar ..

  6. Oie! Obrigada pela visitinha! :)

    Eu sou baiana, morei no RJ por um tempão e vim pra Manaus agora em 2011….

    Eu acho que a rapadura tava velha já….mas o sabor é o que importa! Já foi tudo! rsrsrs

    Bjo bjo!

  7. Eu conheço Vitória da Conquista e já ouvi falar muito de Bom Jesus da Lapa.
    Menina sou doida por essa rapadura molinha e também por aquela com erva doce e aquela outra chamada batida, sabe?
    Beijos

  8. Ah, então quer dizer que voc conhece nossa suica baiana kkk’ mais ela ta mais pro deserto do saara, um caloor que so Jesus na causa … kk um calor de derreter rapadura rsrs’. Que bom que voc conhece espero que tenha gostado ..e vai voltar quando?

  9. Oiii
    Patty será que dá para usar caldo de cana em vez de rapadura ?A rapadura que você usou é de qual tipo porque tem algumas misturadas com frutas .

  10. Patty estou encantada com tuas receitas, são práticas e acessíveis, vou fazer o bolo de rapadura, deve ser muito gostoso!!!Volto em breve para comentar o bolo.Bjkas.Emília

  11. Estou fazendo agora, mas substituí a rapadura e a água por uma chícara e meia de melado de cana. Acrescentei meia chícara de leite quente, para tornar o melado menos espesso. Está no forno agora!

  12. Eu gostava de saber o que é a rapadura eu estou em Portugal e gostava de fazer esse bolo mas não sei o que é porque aqui não existe essa palavra

  13. Olivia eu não sei se você vai encontrar rapadura aí em Portugal. Esse é um doce feito no nordeste do Brasil com o caldo da cana de açúcar. Veja na foto dos ingredientes, é aquela barra escura. Beijo

  14. Bom dia Patty, quero saber se posso acrescentar fubá, minha tia que me criou fazia sempre, mas ela fazia de fubá com rapadura e era divino…O que vc acha??

  15. Nunca fiz com fubá Cleitiane. Acho que a receita é outra, nessa acredito que não dê certo. Mas, agora fiquei curiosa, rs, com esse bolo de fubá com rapadura, deve ser uma delícia.
    Beijos
    Patty

  16. Boa noite Patty, será que eu poderia usar mel de cana no lugar da rapadura? E com essa substituição eu teria que alterar mais algum componente do bolo?