Receita de Tapioca

Bem, na verdade não é uma Receita de Tapioca, mas vou mostrar como faço tapioca aqui em casa.

Hum, que delícia comer uma tapioca quentinha no café da manhã, eu gosto demais. Daí, como só com manteiga e queijo. Mas, quando eu quero uma mais incrementada aí coloco coco ralado com leite condensado ou outro recheio, tem uma infinidade de opções. Em muitas capitais do nordeste a gente encontra barraquinhas que vendem tapioca recheada com todo tipo de recheio, são combinações tanto doces como salgadas. Mas, algumas são tenebrosas. Ano passado experimentei uma com hambúrguer e mais uma pá de coisas que sinceramente não gostei, foi em João Pessoa. Mas, em compensação comi uma de carne seca em Maceió que foi de pedir bis, um recheio bem cremoso e divino.

Eu sei que, quem não mora na Região Nordeste normalmente não tem acesso à goma de mandioca (que é com que é feito a tapioca, foto 1), mas o bom é que, comer tapioca virou um tipo de modinha, então em muitos estados já se encontram barraquinhas que vendem tapioca e até a goma para comprar. Eu mesma vi várias em São Paulo na última vez que fui lá. Em São Paulo também, da para encontrar a goma em algumas feiras. Quando eu morava no interior de São Paulo eu costumava encontrar nas chamadas “Casa do Norte” (são lojas onde vendem produtos nordestinos).

Portanto se você tiver acesso a goma, compra e faz em casa, é muito fácil.

Como Fazer Tapioca

Ingredientes

1 xícara (de chá) de goma de mandioca

1 pitada de sal

Modo de Fazer

Coloque a goma (que vem úmida) e o sal em uma peneira e com a ajuda de uma colher vá desfazendo os grumos e peneirando. Fica uma farinha bem fininha. Esquente uma frigideira e coloque umas 4 colheres (de sopa) de goma e espalhe com uma colher. Deixe um 1 a 2 minutos. Se você mexer a frigideira vai ver que ela fica solta.

Daí tem dois caminhos.

1 – Você vira a tapioca e deixa mais um minutinho e coloca em um prato. Eu fiz assim, depois passei manteiga e coloquei queijo.

2 – ou você pode espalhar o queijo ou o coco ralado por cima dela ainda no fogo, dobrar ao meio e deixe um pouco mais dos dois lados para esquentar o recheio.

Dica:

  • A goma vem úmida no saquinho.
  • Veja que as minhas estão bem fininha, quase se quebrando. Eu gosto assim. Não gosto muito daquelas muito massudas.

Comments

  1. Fatima Barreto says

    Paty.
    Existe a possibilidade de fazermos esta tapioca com Polvilho. Deixar na agua e no dia seguinte retirar porçoes e ir peneirando.
    Aqui na Bahia tem sido comum encontrar a mistura molhada so precisando peneirar. No entatno apos termos peneirado, devemos pegar com cuidado a farinha para ela nao agregar novamente.
    Os receheios salgados= carne de sol picada com cebola e ou creme de aimpim…frango desfiado com requeijao cremoso ou queijo…varrios queijos etc.
    As opçoes doce que ja fiz e ja comi= coco fresco ralado com doce de leite ou leite moça. Normalmente aqui em L. de Freitas o recheio doce nao colocamos manteiga.
    A porçao da farinha- uma x. de cha dentro de um aro metalico e numa panela anti aderente ou em chapas bem quente. Valeu. Beijos

  2. Daiana says

    A Fatima disse o q eu ia dizer, em SP tem muitas barraquinhas q vendem a tapioca, mas antes vc não encontrava e minha avó fazia com polvilho doce, ela coloca o polvilho, sal e água até dar ponto de “liga” depois peneirava e fazia as tapiocas.
    Ficava uma delícia, a paulista aqui achava que era comida especial de visita de vó…^^
    Beijins

  3. Sonia says

    Patty,

    Acho uma delicia tapioca, conheci quando visitei Recife e Garanhuns, por aqui não existe este ingrediente, muito boa esta dica de substituir por polvilho.
    Abraços.

  4. Barbaridade says

    Nunca comi tapioca de goma de mandioca minha mae só faz de polvilho doce.É mais pratico eu acho.

  5. Jonathas says

    Grande dica, simples e fácil de se fazer, aqui em Curitiba, tapioca só no domingo na feira do largo, agora farei em casa. Obrigado e parabéns pelo site.

  6. Anne says

    Aqui na minha região o nome do prato é é Bejú (chamado de bijú).
    O nome da tal goma é o polvilho.
    E o nome da raiz (fruto originário) é tapioca, macacheira, aipim e também mandioca…
    E há alguns lugares nesse país que nem se conhece essa maravilha…

  7. Roberta says

    Querida, a goma é feita de polvilho doce, deixado de molho à noite, depois vc tira a água, ficam uns blocos que vc passa na peneira e utiliza como na eceita. Faço há anos, tb amo tapoica e sempre trazia qdo ia ao nordeste. Moro em Curitiba. Tem tapioca em muitos lugares. bjos

  8. Pautilia says

    Eu gosto demeis de tapioca, aqui em Salavdor chamamos de beiju gosto mesmo com camarão oléo e alho.
    bjus.

  9. luciane pereira says

    hummmm delicia aqui em sp tem bastante meu filho adora a doce….minha sogra faz e de lamber o beiço,,,,,abraços

  10. ana says

    Se é barraca do Norte, a tapioca é do Norte. Mania das pessoas de não saber que o Norte e o Nordeste são estados diferentes e com culturas diferentes. Fora isso a tapioca é uma delícia.

  11. sandra pimenta says

    OLÁ PATTY, GOSTEI MUTO DO SEU BLOG E MAIS AINDA MAIS DE SUAS RECEITAS. VOU ESTAR SEMPRE DE OLHO EM CADA UMA DELAS.
    UM ABRAÇO E OBRIGADA!

  12. Carla says

    Olá! Muito bom o seu blog, adoro todas as receitas e os passo-a-passo ajudam bastante quem não tem tanta perícia e intimidade com as panelas. Aqui em Brasília achamos a goma facilmente em qualquer mercado e também a maioria dos ingredientes do Nordeste por conta da grande porcentagem de nordestinos que aqui vivem. Mas, por incrível que pareça, a melhor tapioca que comi ( e ainda como ) é a da minha mãe, que é mineira e sempre fez tapioca, muito antes de encontrarmos a goma já pronta pra vender! Amo tapioca e, pra mim, basta uma manteiguinha ( de vaca mesmo, não a margarina ) pra ficar maravilhosa!

    Beijos

  13. Janete says

    Amei seu blog, sou da Bahia e moro em Paris hà 15 anos, aqui eu encontro quase tudo para fazer as delicias que tanto amo. Ontem fiz beiju (é assim que chamamos a tapioca na Bahia), beiju com manteiga, para comer com café com leite e beiju de doce de leite e coco , tava uma delicia. Todos os anos, quando vou para Salvador, trago uma mala cheia de iguarias, kkkk
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *