Receita de Arroz de Forno

Receita de arroz que aproveita as sobras de arroz cozido

Direto ao ponto

receita de arroz

Duas coisas precisam ser ditas antes de começar a receita.

Primeiro é que Arroz de Forno é uma receita muito versátil, você pode usar os ingredientes que tiver em casa, esse é o meu Arroz de Forno, é apenas uma ideia. É a versão mais simples.

Segundo que é uma excelente ideia de reaproveitamento de alimentos. Se você está aí com sobras de arroz cozido, essa é uma boa coisa para fazer com elas.

Eu não gosto de comida “guardada”, que vai e vem para a mesa. Gosto mais, de comida fresquinha, feita no dia, mas nem sempre é possível, né gente? Então, normalmente faço uma certa “maquiagem’ e transformo a comida dormida em comida nova de novo, só dando uns toques. Foi o que aconteceu com este arroz, vamos ver:

Arroz de Forno

Ingredientes

4 xícaras (de chá) de arroz cozido

1 lata de milho verde

1 lata de ervilha

1 lata de molho de tomate ( se preferir fazer um caseiro, clique aqui: Molho de Tomate)

1 caixinha de creme de leite (200g)

1 xícara (de chá) de queijo ralado (muçarela, parmesão em pedaço, prato ou coalho [eu usei este])

Modo de Preparo

Coloque o arroz cozido em uma travessa que possa ir ao forno. Junte a ervilha, o milho e metade do molho de tomate e misture muito bem. Em uma vasilha misture o restante do molho de tomate com o creme de leite. Cubra o arroz temperado com esta mistura e polvilhe o queijo ralado. Leve ao forno médio até dourar, cerca de uns 20 a 30 minutos. Sirva quente.

Dicas:

  • Dá 8 porções.
  • Ótimo para acompanhar uma carne ou frango assado.
  • Se quiser tornar o Arroz de Forno mais rico ou transformá-lo em um prato único você pode acrescentar: queijo picado, presunto picado, frango desfiado, palmito, cenoura cozida e picada, calabresa, etc…

Veja outras receitas para aproveitar as sobras de arroz:

Arroz Cremoso.
Arroz Biro Biro

52 respostas

  1. Mas que bela receita! Vou experimentar aqui em casa! Você acha que é possível fazer ela em um forno elétrico?
    Acabei de me mudar e estou equipando o meu apartamento, então seria legal se você (muito mais experiente na cozinha do que eu) recomendasse alguma marca de forno ou fogão. Tenho visto vários na Colombo http://www.colombo.com.br/produto/Eletrodomesticos/Forno/Eletrico , mas não sei qual é a ideal.

    Ótimo post, abraços!!! 🙂

  2. Rafaela pode fazer no forno elétrico sim, não tem problema. Eita mas não vou poder te ajudar na sua compra, pois não conheço nenhum. Aliás eu nunca tive um forno elétrico. Mas eu acho lindo aqueles embutidos e ainda quero ter um.
    Desculpa não poder ajudar.
    Beijos

  3. AMEI ESSAS RECEITAS COM SOBRA DE ARROZ. AQUI SOBRA MUITO ARROZ,E NINGUÉM GOSTA DE COMER ARROZ DE UM DIA PARA O OUTRO , LEGAL AMEIIIIIIIIII

  4. Amei essa receita, muita pratica e não tem cara de quem foi feito com coisas que temos em cs, irei usar ela muitas e muitas vezes! Agora é só ver se minha mãe e irmã vão gostar! Abraços

  5. Olá, adorei a receita, fácil de fazer.
    Mas tenho uma dúvida , esse milho verde com molho de tomate mistura com o arroz?
    Ou deixa por cima como o molho de tomate e creme de leite?
    Agradeço pela atenção, seu site é ótimo.
    Abraços.

  6. Achei ótimo o creme de leite com o molho, delicioso parecendo um prato muito especial, um arroz que todo mundo ia torcer o nariz pra ele(todo encardidinho), não que ficou muito bom. Receita muito prática.Valeu!

  7. Fiz a receita e foi paixao nacional, todos adoraram e olha que o povo aqui em casa é exigente ! Obrigada pela receita.

  8. Eu vou fazer agora, pq fiquei pensando o q eu ia fazer pro almoço de domingo e ai eu pensei q podia fazer um arroz de forno só q eu ñ tinha presunto e esse site vi q ñ precisava de presunto ent ameiii!!! Parabéns vou ver sempre esse site bjokas!!

  9. ola tenho uma duvida mi ajuda esse molho ele faz como si fosse fazer para um macarrão ou tira direto do saquinho e mistura com o arroz???

  10. Fiz este arroz hj minha família amou… ficou maravilhoso. queria enviar a foto mas não consegui. Obrigada por compartilhar a receita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.