Arroz de Cuxá – Cozinha Maranhense da Boa

Receita típica do Maranhão: Arroz de Cuxá.

Direto ao ponto

Eu nunca tinha comido nenhuma comida tipicamente maranhense. Tive a oportunidade de experimentar lá no Nordeste Culinária. Luécia Lemos nos ensinou estes dois pratos típicos do Maranhão: Arroz de Cuxá e Torta de Camarão (depois publico). Que delícia! Gostei demais do Arroz de Cuxá, pena que a vinagreira não seja tão fácil de encontrar por aqui. A Torta de Camarão eu já conhecia, na Bahia, onde eu nasci, é chamada de Frigideira de Camarão.
Vamos conferir a receita de Arroz de Cuxá:

Arroz de Cuxá

Ingredientes
1 kg de arroz lavado e escorrido
1/2 kg de camarão seco lavado e escorrido
5 maços de vinagreira sem o talo
200 g de gergelim branco torrado
2 cebolas
3 dentes de alho amassados
1/2 xícara de azeite de oliva
Sal a gosto

Modo de Preparo
Corte as folhas de vinagreira e reserve. Refogue a cebola no azeite, acrescente o alho e depois o camarão e refogue mais um pouco. Junte o arroz e as folhas de vinagreira, mexa bem.. Acrescente água fervendo, sal e deixe cozinhar. Quando o arroz estiver macio e a água secar junte o gergelim ligeiramente triturado. Na hora de servir acrescente um pouco mais de azeite de oliva.

 

Vinagreira

A vinagreira também é conhecida como caruru-azedo ou quiabo-roxo e seu nome científico é Hibiscus sabdariffa. É uma planta típica da flora do Maranhão. Muito rica em ferro, além de ser usada na culinária ela tem propriedades medicinais. Se você quiser saber mais sobre esta planta veja na Wikipedia e na Universidade Federal do Maranhão.

******************************************************

Notícia
O blog está meio devagar estes dias porque estou doentinha. Por isto também não tenho visitado os blogs amigos. Assim que eu melhorar completamente volto a atualizar e fazer minhas visitinhas costumeiras.

16 respostas

  1. Olá Patty,

    Espero que não seja nada sério e que fique boa logo!

    Gostei muito da aparência desse arroz de cuxá, parece muito bom.
    Se não é fácil encontrar a vinagreira por aí, imagine aqui por estas bandas, é uma pena!

    Você viu o sorteio que vai rolar lá no blog, espero sua inscrição!

    Bjuss!!!

  2. Tive a oportunidade de provar o arroz de cuxá lá em São Luis. Não dava pra deixar de comer assim na origem, preparado por quem é da terra. Já publiquei, inclusive, quando falei sobre o Maranhão.
    Você conhece o doce de espécie, típico daquele Estado?
    Melhoras pra você, viu?

  3. oi pessoal das receitas eu tiver mesmo q vim nesse sity pq eu tenho q fazer um trabalho de escola mas eu adoooorei aprender tudo sobre o arroz de cuxa bjkas

  4. Nao sou maranhense + ja moro aqui no Maranhão a 11 anos. A culinaria maranhence conta com um acervo muito grande de delicias dentre elas o arroz de cuxá que acompanhada de uma torta de carangueijo é uma delicia.

  5. Amo um arroz de cuxá, aqui em casa nos preparamos ele para comer, com bode no leite de coco, carne assada ou peixe assado ou frito, de qualquer jeito é muito bom, aqui ni meu quinta tem ums seis pé de cuxá. bom demais.

  6. Olá querida!
    Passando por aqui pra copiar a receita do arroz de cuxá. Sou maranhense mas não conhecia essa receita. O que eu faço é apenas com a vinagreira e já é bom D+!
    Moro em Salvador e aqui também não tem vinagreira, por isso quando vou ao Rio, compro nas feiras livres, tiro as folhas, afervento, escorro, congelo e trago pra Salvador. Conservo no freezer, guardo já em porções pra descongelar apenas o que vou consumir. Assim, sempre tenho vinagreira no freezer! É uma sugestão se vai por onde tem…rsrsrsrs. Abração!

  7. pessoal, a qdo vcs comprarem cuxá, vcs podem plantar o galho q logo logo vcs terão a vinagreira, o talo só não pode ser plantado se já estiver ido à geladeira, moro em lisboa e já encontrei cuxá por aqui e já tenho plantado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.