Vatapá da Eva

Vatapá é uma comida típica da bahia. Aqui você tem uma receita tradicional.

Direto ao ponto

Na Cozinha das Fias
 
Esta foi uma das delícias que comi, estes dias que estive em Senhor do Bonfim, na Bahia. Vocês sabem que Vatapá é uma típica comida baiana, né?
Conta a lenda história que o vatapá é influência da culinária africana na cozinha brasileira, trazida pelos escravos nos navios negreiros. Dizem que eles quando aqui chegaram, desenvolveram outros pratos, utilizando ingredientes locais para suplementarem sua alimentação, assim como desenvolveram o angu e a feijoada.

Pois bem, o vatapá pode ser feito de pão ou de farinha de trigo. Vou confessar para vocês que nunca gostei do feito com farinha de trigo, achava “fino”, sem gosto, sei lá. Mudei de opinião! Comi um vatapá maravilhoso feito pela Eva, lá em Bonfim. Comi, jurando que era de pão e qual não foi minha surpresa quando ela me disse que era de farinha de trigo. Então correndo, peguei a receita para passar para vocês.
Ela fez assim:

Vatapá da Eva

Ingredientes:

  • 1 kg de farinha de trigo
    2 garafinhas de dendê (de 200 ml)
    2 garafinhas de leite de coco (de 200 ml)
    1 1/2 litro de leite integral
    1 copo americano de amendoim torrado
    1 copo americano de castanha de caju torrada
    2 colheres (de sopa) de gengibre ralado
    200g de camarão seco e defumado
    Pimenta malagueta a gosto (opcional)

Modo de Preparo
Coloque no liquidificador 1/2 litro de leite com a castanha, o amendoim, o gengibre e o camarão. Bata bem e despeje em uma panela grande, vá acrescentando o restante do leite (frio) e a farinha de trigo, até obter ponto de massa de bolo. Agora acrescente 1 garrafinha de leite de coco e outra de dendê, misture bem e leve ao fogo, mexendo sempre. Quando engrossar mais, acrescente a outra garrafinha de leite de coco e de dendê, deixe engrossar mais um pouco, coloque o sal e a pimenta, se quiser, e desligue. Coloque em uma vasília de servir e pronto.

Obs: Existem diversas receitas de vatapá. Na Bahia, quase toda família tem a sua, hahahaha. Minha mãe mesmo, faz uma que é de babar. Tem receita que vai bacalhau, outras usam cebola e coentro e por aí vai. Se você faz uma diferente desta, manda para mim, [email protected]

6 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.