Como uma boa nordestina, tenho um carinho especial pelo inhame – ele sempre esteve presente na minha alimentação e no coração da nossa cultura culinária. E hoje quero compartilhar com vocês não só o meu amor por esse alimento, mas também os incríveis benefícios nutricionais que ele oferece.
Curiosamente, o nome dessa raiz pode variar bastante de região para região. Na Bahia, sempre conheci como inhame, mas quando me mudei para Minas Gerais, demorei um pouco para encontrá-lo, porque por aqui ele é chamado de cará. Apesar da confusão nos nomes, trata-se do mesmo alimento poderoso e funcional!
O inhame é uma raiz rica em diosgenina, uma substância natural que, no nosso organismo, pode ser convertida – com o auxílio de enzimas – em hormônios como aldosterona, progesterona, estrogênio e cortisol. Por isso, ele é um grande aliado para mulheres no período da pós-menopausa, por conta do seu efeito estrogenotrófico natural. Inclusive, recomenda-se o consumo diário por cerca de 30 dias para auxiliar na modulação hormonal.
Mas os benefícios não param por aí! O inhame também é rico em fitoquímicos e nutrientes que ajudam a modular o perfil lipídico, ou seja, melhoram os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Além disso, ele fortalece o sistema antioxidante do organismo, reduzindo o estresse oxidativo e, com isso, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, câncer de mama, entre outras. Seu poder anti-inflamatório ainda contribui para amenizar sintomas da TPM, combater a celulite e até dar aquela ajudinha para eliminar uns quilinhos extras.
Na parte nutricional, o inhame é composto por carboidratos complexos, o que significa que ele fornece energia de forma mais estável e prolongada. É uma ótima fonte de fibras, além de conter diversos micronutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo.
Então, que tal fazer uma troca inteligente no seu dia a dia? Em vez do pãozinho francês de sempre, experimente incluir o inhame no café da manhã ou no jantar. Ele sacia, nutre e ainda promove saúde!
Bolinho de Bacalhau Funcional com Inhame
Ingredientes
350 g de inhame
280 g de bacalhau seco
2 cenouras
1 cebola
Semente de linhaça
Pimenta, ervas, salsinha e sal a gosto
Modo de Preparo
Dessalgue o bacalhau e depois cozinhe o bacalhau e reserve. Cozinhe o inhame, amasse-o com um garfo ou passe no espremedor de batatas, passe as cenouras no processador e reserve também. Depois refogue a cebola no óleo de coco, coloque as cenouras e o bacalhau, acerte o sal e tempere a gosto com pimenta, ervas e salsinha (eu não tinha salsinha em casa). Depois junte o inhame amassado ao bacalhau e faça bolinhas. Na receita original não empanava, mas resolvi empanar na farinha de linhaça, isso é opcional. Depois das bolinhas feitas, é só assar até dourar. Ficou deliciosoooooo! Super prático e dá pra servir como petisco em uma reuniãozinha de amigos!!
Segue outra receitinha super nutritiva com o inhame para substituir o leite de vaca:
Leite de Inhame
Deixe uma xícara de inhame de molho por 8 h. Despreze a água e bata no liquidificador o inhame com 3 xícaras e 1/2 de água filtrada. Depois coe em um coador de café ou um pano fino e limpo. No final pode acrescentar gotinhas de essência de baunilha. E esta pronto um leite vegetal super nutritivo. Pode armazenar por 5 dias na geladeira.
Espero que gostem.
Respostas de 10
Bommmmmmm
Gostaria de receber novos comenta rios de alimentos re receitas
será que esse leite serve para a receita de estrogonofe de carne e frango? Aqui em casa não comemos carne com leite.
Obrigada por compartilhar.
Paz e Luz!
Amei suas receitas, tais como pasta de gergelim, leite de inhame. Sucesso e muita Luz! Obrigda!
Boa Tarde! aqui em Minas agente não conhece inhame como cara não , são duas coisas muito diferente , cara é mais branco , mais babento , inhame é mais escuro mais pastoso, o sabor é muito diferente !!
Como sei quando o inhame é comestivel tem foto do inhame que tu fez? Alguma dica de destinguir o inhame comestivel do não comestivel, ,..
Eu compro no supermercado Karina, e os são postos para vender são todos comestíveis.
Olá! Estou amando seu site! Já peguei um monte de receitinhas e vou fazer hoje mesmo a da casca da banana verde! Ultimamente tenho procurado descartar o mínimo possivel de alimentos! Procuro achar um uso pra tudo, desde a casca até as sementes! Mas tenho duas perguntas sobre esse leite de inhame: Ele fica ‘babento’ como o inhame, ou o leite fica com um aspecto de leite comum mesmo? Ah, e o que eu posso fazer com o resíduo que fica no pano, que ‘sobra’ do leite?
Obrigada e parabéns pelo trabalho!
Olá, Bruna, boa tarde!
O leite de inhame não fica babento, não. Eu tenho muitos pés do tubérculo, em casa, tomo e sirvo o leite, que é muito semelhante com o leite animal.
O resíduo eu guardo no freezer. Vou juntando e, quando tenho uma quantidade razoável, faço um creme ou uso em uma torta.
Já que estou aqui, parabenizo a Patty pelo blog e convido a todos a conhecer o meu, Trocando em Miúdos, disponível