Categorias
Bolos, Cupcakes e Tortas Criança De Chocolate Em Outras Cozinhas Receita Feita com Leite Condensado Receita Salgada

Bolo de Chocolate da Queila e do Cadu

Bolo de Chocolate super especial feito pela Queila e o Cadu

Que bolo escândalo esse que a Queila fez com o pequeno Cadu, né não?

A Queila mora em Salvador e tem um blog de gastronomia, o Gourmet e Gourmand. Eu fico babando nas fotos que ela publica no Facebook dos trabalhos dela no Atelier Doce Melange, onde ela faz, por encomenda, verdadeiras obras de arte. Ela é uma verdadeira artista do açúcar, chocolate e afins.

“Olá Patty

Bom, o que escolhi mesmo para fazer com Cadu foi um bolo de chocolate bem gostoso e incrementado. Cadu nasceu em 04 de Janeiro de 2010 às 12:15 (nem me deixou almoçar, haha), pesando 3910 kg e com um choro forte, ele conquistou definitivamente o coração da mamãe Queila e papai Denis. Seu nome só foi escolhido após 10 dias de nascido e Cadu Yacamin então, teve um nome para chamar de seu.
Atualmente com 2 anos e 9 meses, ele muito saudável e esperto que é, brinca muito e sorrir pelas orelhas se deixar (um palhacinho). Adora comer macarrão, frango, e tudo que tiver chocolate. Seus preferidos são os biscoitinhos e bolos 
Ele é com certeza o xodó da casa da vovó, quando chega vira chefe e a tia faz tudo o que ele quer e deixa a mamãe de cabelos em pé. Coisas de casa de avó…

Patty, quero novamente agradecer pela oportunidade de participar do especial para o dia das crianças do Aqui na Cozinha. Obrigada “

Um forte abraço

Queila

Bolo de Chocolate da Queila e do Cadu

Ingredientes

(Para uma forma com furo de 24 cm 0 e 10 cm de altura e sem furo 25 cm Ø e 6 de altura)

  • 200 g de manteiga sem sal, meio derretida e meio inteira*
    90 g de açúcar cristal
    90 g de açúcar demerara
    2 pitadas de sal
    1 colher (de sopa) de essência de baunilha ou outra de seu gosto ou 1 colher (de chá) de óleo de essências de sua preferência (eu usei óleo de essência de amêndoas).
    4 ovos
    80 g de cacau em pó 50%
    200 g de farinha de trigo peneirada
    10 g de fermento para bolo
    10 g de bicarbonato de sódio
    De 100 a 150 ml de leite integral (eu precisei de 100ml)
    85 g de xérem de castanha de caju
    112 g de chocolate meio amargo grosseiramente picado

Modo de Preparo

Faça uma mise em place de todos os ingredientes de maneira divertida para que seu filho, sobrinho, afilhado, a criança emfim, participe de todas as etapas da feitura do bolo. Pense em usar recipientes leves e pequenos, caso a criança tenha menos que 5 aninhos. O que é o caso de meu filho Cadu. Assim que estiver tudo preparado, pré aqueça o forno a 180 °C! Vale à pena dizer que tudo tem de estar em temperatura ambiente, exceto a manteiga*.

Bata na batedeira ou mixer de mão (velocidade  média) a manteiga com os açúcares cristal e demerara e o sal, até obter uma mistura homogênea e esbranquiçada. Acrescente a essência de sua escolha e bata rapidamente só até agregar tudo.

Junte ovo por ovo, batendo um pouco após cada adição. Acrescente o cacau em pó e misture, agora bata rapidamente até que fique homogêneo.

Agora só com a espátula ou colher de pau ou fouet! Adicione a farinha peneirada em dois lotes, alternando com o leite, sempre misturando. Feito isso, adicione o fermento e o bicarbonato e misture. Por fim, junte o chocolate picado (polvilhado com um pouco de farinha de trigo) e o xérem.  Misture rapidamente e ponha a massa pronta na forma.

Leve para assar por uns 50 ou 55 minutos e antes de retirar o bolo do forno faça o teste do palito. Retire o bolo do forno, ponha-o em cima de uma grade ou superfície de madeira e deixe esfriar na forma por 20 minutos. Depois desses 20 minutos, desenforme o bolo em cima de um prato e deixe esfriar por completo antes de consumir.

Observação:

Esse bolo fica bem pouco doce. Fica a critério dos boleiros e boleirinhos, escolherem cobrir/decorar com brigadeiros, doce de leite, leite condensado, confeitos e tudo mais que desejarem. Resolvi deixar sem nenhuma cobertura, pois meu Cadu adora um bolo e assim ele poderia comer o quanto quisesse sem maiores ameaças para seus dentinhos de leite.

Queila, eu é que agradeço sua participação, dividindo conosco uma receita deliciosa como essa. Dá um beijo no Cadu, essa cara de sapeca dele é demais, rs. Adorei a foto dele raspando a tigela junto com você.

Beijos

Patty

7 respostas em “Bolo de Chocolate da Queila e do Cadu”

Aaah que delicia de bolo, e que delicia de historia! Vi a Queila no Encontro e vi que é uma querida, e com certeza muito talentosa! O bolo tá muito apetitoso, e aparentemente nem precisa de cobertura msm! hehe
bjosss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.