Cupcake de Chocolate Com Doce de Leite e Chantilly

Receita de cupcake feito com chocolate, recheado com doce de leite e coberto com chantilly

Direto ao ponto

Eu já falei aqui que os cupcakes e os muffins estão virando mania aqui em casa. Isso porque acho prático e cada um tem seu próprio bolinho, fora que não suja assadeira e nem o prato de bolo #preguiçosafeelings. Vai me dizer que isso não é um incentivo a mais, kkk.

Quanto a esse que fizemos aqui em casa é aquele clássico de chocolate, só que recheamos com doce de leite e a cobertura, nós colocamos chantilly de caixinha (aquele líquido que tem que bater gelado). Ele é bem úmido (do jeito que eu gosto) e muito saboroso. Estou falando no plural, pois minha filha é minha assessora para assuntos cupcakísticos e fizemos juntas.

Cupcake de Chocolate Com Doce de Leite e Chantilly

Ingredientes

1 xícara (de chá) de água fervendo

1/2 xícara (de chá) de chocolate em pó (não use achocolatado)

1 xícara (de chá) de açúcar

1/2 xícara (de chá) de manteiga (amolecida)

2 ovos

1  xícara (de chá) e 1/3 de farinha de trigo

2 colheres (de chá) de essência de baunilha

2 colheres (de chá) de fermento em pó

Recheio

1 lata de doce de leite ou 1 lata de leite condensado cozido

Cobertura

1 caixa de creme de chantilly de 200g

Modo de Preparo

Misture o chocolate em pó na água fervente e deixe esfriar. Enquanto isto coloque a manteiga e o açúcar no recipiente da batedeira e bata até ficar um creme esbranquiçado e fofo. Vá juntando os ovos, sem parar de bater. Junte a farinha de trigo e mexa um pouco mais. Acrescente a baunilha e o fermento. Vá juntando delicadamente o chocolate que foi dissolvido na água.

Coloque as forminhas de papel de cupcakes dentro de formas de alumínio de empada, muffins ou pão de mel. Encha com a massa até um pouco mais da metade. Asse em forno médio baixo (que já deve estar quente) por cerca de 15 a 20 minutos. Enfie um palito no meio, se sair limpo, ele já estará assado. Retire do forno e deixe esfriar.

Depois de frio, com a ajuda de uma faca retire o miolinho (foto 5), recheie com o doce de leite (foto 6) e tampe o bolinho novamente (foto 7).

Prepare o chantilly conforme as instruções do fabricante. A marca que eu comprei só pedia para gelar e depois colocar o líquido gelado na batedeira e bater até ficar firme. Depois é só colocar em cima dos cupcakes. Eu polvilhei chocolate em pó por cima, se quiser pode colocar confeitos de chocolate, também fica bom.

Dicas:

  • O chocolate em pó de uma boa marca, faz toda diferença.
  • Eu usei o chantilly de caixinha, ele é líquido e deve ser gelado antes de bater.
  • Deu 13 cupcakes

13 respostas

  1. Sabe pq questiono, é pq agora aprendi a fazer o creme de nata prá torta de bolacha, mas apanhei muitooooo, sempre perdia o ponto, sujava toda minha cozinha.. aff era um horror, mas agora aprendi.
    E tinha receio de não conseguir o chantily.. mas vou tentar!
    Valeu florzinha!!

    bjuuuss

  2. Esse cupacake parece perfeito de tão bom.. Quero fazer uma hora dessas, sempre tenho medo de errar não sei pq. mas como sempre seu blog é encorajador. rsrsr
    Sempre tudo muito lindo Patty.
    Bjus

  3. Oi patty, como disse segui seu conselho!!! Hoje fiz meu 1º cupacake!! Não fiz exatamente essa receita pq não tinha chocolate em pó, só achocolatado e não encontrei manteiga no mercado, só margarina ( aff). Rechei com doce de leite ( mais conhecido como ” mumu” aqui no sul. rsrsrsrs) dei uma aquecida e dpois coloquei prá gelar prá ficar mais fácil de trabalahr com ele.
    E como não sei bater chantilly, tinha visto uma receita de marshmallow e foi o que usei de cobertura, mas ainda não acertei o ponto.
    Quero te mostrar as fotinhos que tirei.. aiiii ficaram tão lindoooos!! heheheh eu sei pareço criança!! Mas estou mesmo muito feliz!!
    Posso te mandar por email? qual email?
    Obrigada minha querida por esse blog lindo que nos incentiva tanto em tentar ser melhor do que pensamos!!!
    Obrigada por tudo!

    Bjus Sú

  4. Adoro seu site e suas receitas. Sempre quando tenho tempo, faço alguma de suas sugestões. Nesta receita queria saber como deixar meu cupcake de chocolate bem negro. Adoro a aparência dele assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.