Cupcake já é mania mesmo, né? Aqui em casa virou febre junto com os muffins. Eu gosto destas receitas que já vem em porções, acho prática, então estamos sempre fazendo. Digo fazendo, porque minha filha adolescente tá sempre pesquisando e buscando inspirações.

De vez em quando ela aparece com uma ideia e diz, vamos fazer mãe e lá vamos nós para a cozinha. Esse de ovomaltine, ele fez praticamente sozinha, eu apenas fiquei tirando as fotos. Inclusive a cobertura foi uma invenção dela. Veja como ela fez o cupcake:

 Cupcake de Ovomaltine

Ingredientes

1/2 xícara (de chá) de manteiga em temperatura ambiente (sem sal é melhor)

2/3 xícara (de chá) de açúcar

3  ovos grandes

1 ½ colher (de chá) de chá de extrato (essência) de baunilha

1 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo

2 colheres (de sopa) de ovomaltine

1 1/2 colheres (de chá) de fermento em pó

1/4 colher (de chá) de sal (se a manteiga tiver sal, não colocar)

1/4 xícara (de chá) de leite

Modo de Preparo

Bata na batedeira a manteiga e o açúcar até ficar um creme esbranquiçado e fofo. Vá colocando os ovos, um a um e batendo sempre. Junte a essência de baunilha.

Diminua a velocidade da batedeira e acrescente a farinha de trigo, intercalando com o leite. Desligue a batedeira e misture o ovomaltine na massa. Por fim coloque o fermento e mexa delicadamente.

Pré aqueça o forno na temperatura baixa (mais ou menos 180 graus).

Coloque a massa dentro das forminhas de papel próprias para cupcake, que já devem estar dentro das forminhas de metal (pode ser forminha de empada, de muffin ou mesmo de pão de mel). Não encha muito as forminhas, pois elas podem transbordar, coloque mais ou menos na metade. Leve ao forno baixo e pré-aquecido e não aumente a temperatura.

Asse por cerca de 15 a 20 minutos (vai depender do seu forno). Para saber se estar pronto enfie um palito, se ele sair limpo, já está bom. Não asse demais para o cupcake não ficar seco. Retire do forno e deixe esfriar

Espere esfriar para colocar a cobertura.

Eu usei essa cobertura, clique e veja a receita:

Cobertura de Ovomaltine Para Cupcake 

Veja o passo a passo da receita:

Dicas:

  • Dá 12 cupcakes
  • Não deixe de colocar a cobertura, ela é uma das características principais do cupcake. Tem que ter muita cobertura, fica bemmm mais gostoso.

9 respostas

  1. Hummm parece delicioso… Você sabe dizer quanto tempo dura depois de pronto, pois quero fazer para a minha pequena levar para a escola, então seria bom que durante ao menos 1 semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.