Cupcake de Creme de Amendoim

Receita de cupcake feito com creme de amendoim

Direto ao ponto

Cupcake de creme de amendoim

Está virando mania fazer cupcake e muffin aqui em casa. Hum, é muito bom. O que eu mais gosto é que cada receita dá uns 12 cupcakes normalmente, isso evita que os bolinhos fiquem rolando dia após dia. Em geral, comemos no mesmo dia ou no dia seguinte.

Esse foi feito com creme de amendoim (aquele tipo amendocream, lembra?). Fiz com a receita da Léia, do Cucchiaio Pieno. A Léia fez com Manteiga de Amendoim, mas aqui no nordeste é um pouco dificil conseguir manteiga de amendoim para comprar, principalmente se você não mora na capital, como eu, então fiz com creme de amendoim. Eu fiz só a massa igual ao da Léia, a cobertura fiz um tanto diferente. Veja aqui como fiz:

Cupcake de Creme de Amendoim

Ingredientes

150 g de manteiga

2 ovos

125 g de creme de amendoim

125 g de farinha de trigo com fermento

30 g de farinha de trigo

60 ml de leite

Cobertura

1 lata de leite condensado

1 colher 9de sopa) rasa de manteiga

1 colher (de sopa) de chocolate em pó

3 colheres (de sopa) de creme de amendoim

Modo de Preparo

Coloque a manteiga e o açúcar em um recipiente e bata na batedeira até ficar um creme esbranquiçado e fofo. Junte os ovos batendo sempre. Acrescente o creme de amendoim e bata até ficar homogêneo. Acrescente as farinhas, o leite e misture novamente.

Coloque as forminhas de papel de cupcake dentro de formas de alumínio próprias para muffin ou empada, despeje a massa até a metade e leve ao forno pré-aquecido (180 graus). O meu ficou uns 15 minutos no forno, mas  isto pode variar então use o teste do palito. Depois de uns 10 a 12 minutos espete um palito no centro do bolinho se ele sair limpo está bom.

Deixe esfriar e coloque a cobertura.

Cobertura

 Coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate em um recipiente de vidro alto e leve ao micro-ondas (ou a panela se preferir). Veja nesse link, como fazer: Brigadeiro feito no micro-ondas. Depois de pronto, ainda quente misture o creme de amendoim (eu usei um com pedacinhos de amendoim). Espere esfriar um pouco e coloque sobre os bolinhos.

Dicas:

  • Usei o creme de amendoim da foto 2 para a massa e um outro com pedaços de amendoim para a cobertura.
  • Dá uns 12 a 14 bolinhos.
  • Se você não tiver balança para pesar os ingredientes, use um copo medida e faça a conversão.

4 respostas

  1. Patty querida
    Teus cupcakes ficam maravilhosos!
    Com certeza a tua receita com cobertura de brigadeiro e creme de amendoim ficou muito mais gostosa do que a minha feita com a manteiga – adorei a mudança -nham, nham, nham…
    Muito obrigada pelo carinho:)
    Um grande abraço
    Léia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.