Bolo de Milho Verde em Lata com Goiabada II

Bolo feito com o milho em lada com goiabada dentro. Bem úmido e gostoso.

Direto ao ponto

Aqui em Garanhuns (PE) este ano, o milho em espiga, vendido na feira, está muito caro. Fui comprar e estava sendo vendida 3 espigas por 2 reais. Não sei para outras regiões, mas para nós aqui, é muito caro. Então não comprei. Vou esperar as festas passarem e vê se consigo comprar por um preço mais justo.

Mas como eu queria fazer um bolo de milho para mandar para uma amiga que tinha me mandado uma canjica (curau), então resolvi fazer este de milho verde em lata com goiabada. Quanto a canjica, estava deliciosa. A Ana Cristina Barros todo ano faz e manda aqui para casa. Este ano ela veio trazer para nós uma que tinha acabado de fazer, quentinha ainda. Uma das melhores que já comi.

Então fiz este bolo para ela. Eu já postei este bolo aqui. Mas resolvi postar de novo, pois fiz de uma forma diferente e o resultado também foi diferente.

O que aconteceu?

Da outra vez que postei este bolo aqui, eu tinha feito ele em uma forma mais funda, então a goiabada não desceu para o fundo. Desta vez, fiz em uma forma mais larga e mais rasa e a goiabada desceu para o fundo. Então aconselho, por experiência própria, usar uma forma mais funda. Dos dois jeitos o bolo fica bom, mas com a forma mais funda fica melhor para desenformar, fica mais bonito.

É isto!

Vamos a receita então:

Bolo de Milho Verde em Lata com Goiabada

Ingredientes

Para medir usei a lata de milho verde vazia
1 lata de milho verde
1 medida (de lata) de açúcar
1 medida (de lata) de leite
1 medida (de lata) de milharina
1/2 medida (de lata) de óleo
3 ovos
1 colher (de sopa) de fermento para bolo
200 g de goiabada cortada em pedaço + 2 colheres de sopa de farinha de trigo para passar a goiabada

Modo de Preparo

Coloque no liquidificador o milho (sem a água), o leite, açúcar, a milharina, o óleo e os ovos e bata bem. Depois coloque o fermento e bata ligeiramente. Despeje em uma forma untada e polvilhada, reserve. Corte a goiabada em cubinhos, passe por um pouquinho de farinha de trigo. Vá colocando os pedaços de goiabada dentro da massa. Leve para assar em forno médio, até que quando você espete um palito, este saia limpo.

Obs:

  • Milharina são aqueles flocos de milho pré-cozido, em alguns lugares é conhecido como flocão. Serve para fazer cuscuz nordestino, polenta, etc…
  • Passar a goiabada em um pouco de farinha de trigo evita que ela vá toda para o fundo da forma.
  • Pela foto dá para ver que este bolo é bem úmido, né? Do jeito que eu gosto.

30 respostas

  1. Que legal! Vc mora pertinho de mim. E a festança aí, que sempre é muito boa, como foi este ano? Este fim de semana já consegui milho mais barato e fiz uma receita, depois vou postar. Beijos

  2. amei esta receita foi fazer aki em casa vai ser otimo espero q meus filhos gostao obrigada pela receita manda mas gosto de fazer coisas diferente bjs amada

  3. Parabens á quem enviou essa receita de bolo de milho com goiabada,perfeeeeito!!Fiz no dia dos pais,foi só elogios,muito bom mesmo!!!

  4. Ola ta tdo bem? Eu estava ver a sua receita no facebook ,adorei k é bem pratico e irei de fazer amanhã…rsrsrrss!!! Sou de sao Paulo ,mas atualmente estou viver em Portugal.
    Bjos obrigada pela receita pratica.

  5. Olá!!!! gostava de fazer esta receita bolo de milho, mas aqui em Portugal não encontro “”milharia”” que faço para a substituir???

  6. Nossa…. Vai para meu livro de receitas com uma estrelinha do lado.. Rssss
    Receita testada e aprovada. Bolo lindo, úmido, não muito doce (a goiabada dá o toque especial), fácil… O que mais dizer???? Obrigada por compartilhar conosco, amei!!!

  7. Sempre acompanho as postagens aqui! Acho muito legal as receitas, mas ainda não tinha feito nenhuma, até que resolvi começar por este bolo. Fiz no domingo e ficou simplesmente maravilhoso!!! Todos amaram!!

  8. Eu simplesmente AMO tudo o que é feito com milho… E esse bolo de milho é espetacular, faço sempre, sempre, sempre. Essa receita já conhecia há algum tempo, e sempre ponho requeijão + goiabada, ou só requeijão, ou nenhum dos dois. Pra goiabada não descer pro fundo (ou até mesmo o requeijão), eu sempre coloco menos da metada da massa na forma COM furo no meio, adiciono as coisas, e ponho o restante com cuidado, pra nenhum dos dois sairem do lugar.
    Conheci agora teu blog e tô adorando, parabéns!!

  9. Não tenho muito talento na cozinha, mas depois que conheci seu site, tudo dá certo já fiz varias receitas e até digo , aí foi eu que fiz sozinha,é segredo tá. obrigada.

  10. kkkkk, boa Luciana. Mas não esquece de indicar e compartilhar o blog para seus amigos (e inimigos também kkk), assim ele cresce. Beijão e obrigada pelo comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.