Como Fazer Bife Acebolado

Hoje um post cheio de dicas para fazer um delicioso Bife Acebolado, principalmente para quem é iniciante na cozinha.

Direto ao ponto

Como fazer bife acebolado

Acho que dos pratos básicos na cozinha, fazer bife foi uma das últimas coisas que aprendi quando comecei a cozinhar. Eu tinha um certo medinho. Acho que porque das primeiras vezes que fiz ficou tão duro que parecia um solado de sapato, seco e duro.

Parece que as coisas mais simples são as que a gente pena mais para aprender a fazer com maestria né?

Muitos bifes depois, agora acho que o meu bifinho fica bom, modéstia a parte. Aprendi muito na tentativa e erro e ouvindo pessoas mais experientes. Por conta disso, resolvi dividir com vocês aqui no blog o que aprendi para fazer um bife bem gostoso.

Mas, não sou a dona da verdade então quem tiver dica aproveita a seção de comentários abaixo e deixa suas dicas também, daí a gente se ajuda.  E para quem é iniciante qualquer ajuda é bem vinda né? Vamos lá:

Como Fazer Bife Acebolado

Ingredientes:

  • (Não vou dar quantidades porque você faz a quantidade que quiser, até só um bife)
  • Carne cortada em bifes (filé mignon, coxão mole, alcatra, etc…)
  • Óleo
  • Sal
  • Pimenta do reino
  • Cebola

Modo de Preparo:

Como “passar” o bife na frigideira
    1. Primeira coisa é escolher uma panela com o fundo mais grosso e deixar aquecer bastante (deixe muito quente mesmo), coloque um fio de óleo e o bife.
    2. Coloque um ou dois bifes por vez, para não baixar a temperatura da panela e começar a juntar água, se juntar água a carne fique seca e dura.
    3. Deixe o bife quietinho não fique mexendo nele, muito menos furando ou esfregando. Nada disso, deixe quieto.
    4. Depois de um minutinho levante a beirada, se já tiver ficado douradinho, vire e deixe dourar do outro lado. Só depois é que você acrescenta o sal e a pimenta do reino moída na hora (se gostar acrescente umas gotinhas de molho inglês).
    5. Vá fritando os bifes aos poucos e reservando.
    6. Depois acrescente um tiquinho mais de óleo e as cebolas cortadas em rodelas na frigideira onde você fritou os bifes, deixe dourar mexendo de vez em quando. Coloque sal nas cebolas e volte os bifes para a frigideira para pegar um gosto e esquentar antes de servir.
    7. Sirva os bifes quentes com as cebolas douradas por cima.

    Dicas

    • Não tem necessidade de bater o bife, se a carne for boa.
    • Não vamos fritar os bifes em imersão como fazemos com o bife à milanesa, então vamos usar pouco óleo.
    • Tem quem goste de pingar umas gotinhas de vinagre na cebola quando está fritando.
    • Tem gente que gosta de temperar o bife com alho, sal e pimenta antes de passar o bife na frigideira, eu não gosto muito porque a gente corre o risco do tempero queimar antes da carne fazer aquela crosta douradinha, que é o mais gostoso do bife.
    • Eu só coloco o sal depois quando o bife já está “selado”, isto é, quando criou a casquinha dourada. O sal desidrata a carne, deixando ela seca, por isso só coloco no final.

    Como fazer bife acebolado

    Bife Acebolada

    20 respostas

    1. Patty, tenho dificuldade em fazer bifes… dessa forma que ensinou já tentei fazer tbm… mas a cada fritada tem que lavar a panela? Pois ela fica “queimada”… ou você faz os outros bifes nela assim mesmo? bjss

    2. Oi Patty, eu fiz um bife de alcatra ontem seguindo estas dicas. Usei um tempero em pasta ( alho, sal, cebola), que foi absorvido pela carne, e usei tb um papel absorvente para espalhar o oleo na frigideira . Marido disse que parecia que estava comendo num restaurante , hehehehe. O bife ficou tao suculento e dourado que me deu orgulho, rsrs . Obrigada por nos ensinar !!

    3. já anotei as dicas…vou tentar fazer hoje.
      pq meus bifes nunca ficam suculentos…td bem q odeio carne mal passada.
      dessa vez eu acerto e volto pra contar..

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.