Como Fazer Feijão Branco

Um post bem básico para quem quer aprender a fazer feijão branco. Tem muitas dicas como todo post de receitas básicas que publico.

Direto ao ponto

Nesse post eu te ensino a como fazer feijão branco

feijao branco como fazer

Mais uma receita básica aqui no blog. Hoje vou mostrar a vocês como fazer feijão branco. Lembram que já mostrei aqui como fazer feijão e como fazer grão de bico. Hoje vou mostrar como fazer feijão branco. Muitas pessoas não comem feijão branco no dia a dia, só fazem feijão branco em receitas especiais. Aqui em casa eu sempre como feijão branco, eu gosto de variar o tipo de grão que comemos, as vezes é feijão carioquinha, as vezes é feijão preto, as vezes é grão de bico, as vezes é lentilha, as vezes é feijão branco e por aí vai.

Comemos o feijão branco como um feijão comum, apenas temperado, ou faço com carne seca, calabresa e bacon, ou faço também salada e outras coisinhas.

Hoje vou dar dicas para quem não costuma cozinhar feijão branco. São dicas básicas para você cozinhar o feijão branco e incorporá-lo a sua rotina alimentar, pois ele é muito saudável.

Como comprar

Feijão branco é vendido normalmente em supermercados, mas eu encontro aqui no nordeste em algumas feiras nas barracas que vendem feijão, milho e farinha. Na feira podemos comprar a granel, ou seja, vendido sem embalagem e na quantidade que você quiser. Nos supermercados normalmente compramos embalagens de 500 g, é a mais usada, mas já encontramos embalagens de 1 kg sendo vendida.

feijao branco

 Como cozinhar

Quando vamos fazer o feijão branco para alguma receita, eu costumo cozinhá-lo só com água, sem sal, sem nada, ou como muitas vezes, eu congelo o feijão branco, para ficar usando durante o mês, eu já prefiro cozinhar temperado. Ele é um feijão maior, bem amanteigado com um sabor bem característico, então cozinhar das duas formas vai ficar bom. Então, porque cozinhar sem tempero ou  cozinhar com tempero? Bem, cozinho sem tempero se for para usar em alguma receita especial, como salada, por exemplo e cozinho já temperado para comer no dia a dia, como um feijão normal. Portanto, fica a seu gosto.

Uma outra coisa, você pode cozinhar tanto na panela comum, quanto na panela de pressão. Prefiro usar a panela de pressão porque é bem mais rápido e economiza gás.

Cozinhando na panela de pressão

Escolha o feijão branco, tirando grãos ruins e estragados que porventura tenha. Depois coloque em uma tigela cubra com água e deixe de molho por umas 7 a 8 horas. Costumo fazer essa parte na noite anterior.

No dia seguinte escorra a água do molho, lave o feijão e coloque na panela de pressão. Tampe a panela e leve ao fogo alto até a panela começar a chiar. Abaixe o fogo e marque 15 minutos. Depois é só tirar a pressão da panela e usar o feijão branco como você quiser.

Se tiver alguma dúvida de como usar a panela de pressão, dê uma olhada nesse post que tem muitas dicas:

Como usar a panela de pressão

Cozinhando na panela comum

A primeira parte você faz exatamente igual, escolhe o feijão, deixa de molho da noite para o dia. Depois escorra a água, lave o feijão e coloque em uma panela, cubra com água até ficar uns quatro acima do feijão. Leve ao fogo até ferver, depois tampe a panela, deixe o fogo no médio e cozinhe por 40 a 45 minutos. Se precisar (se você ver que a água está secando) vá acrescentando água quente para terminar o cozimento.

Como eu falei acima, eu costumo cozinha-lo já temperado para usar no dia a dia, veja como eu faço:

Feijão Branco

Ingredientes:

500 g de feijão branco

2 colheres (de sopa) de azeite (ou óleo)

Separe 1 cebola (usei a roxa)

3 dentes de alho

1 colher (de sobremesa) de colorau (urucum)

Pique 1 colher (de sopa) de cheiro verde (uso coentro também)

1 pitada de pimenta do reino moída na hora

Sal a gosto

Modo de Preparo:

Em primeiro lugar, coloque o feijão branco que foi escolhido, tirando os grãos ruins, de molho em água por no mínimo 7 horas.

Depois na panela de pressão coloque o azeite e refogue a cebola e o alho cortados bem pequenininhos. Depois junte o feijão e o cheiro verde picadinhos. Misture bem. Acrescente água suficiente para cobrir.

Quando a panela de pressão começar a pegar a pressão e chiar, conte no máximo 15 minutos, aí desligue o fogo e tire a pressão sob água corrente.

Veja se os grãos já estão mole. Se não tiver coloque na pressão mais uma vez, se já tiver macio, deixe a panela aberta com fogo alto para secar um pouco da água. Mas, não deixe os grãos muito molengas.

Como fazer feijao branco

 Como congelar

Cozinhe o feijão branco da forma que você achar melhor, na panela comum ou de pressão, temperado ou não. Depois de frio distribua em potinhos próprios para congelamento. Não encha muito porque senão quando congelar, a tampa vai sair.  Tampe, cole uma etiqueta com a data de validade e a quantidade de porções e leve ao freezer. No freezer o tempo de validade é de 3 meses. No congelador deixe só o suficiente para 1 semana.

Descongelando

1 – Na geladeira – Tire o potinho na noite anterior do freezer e deixe na geladeira, no dia seguinte é só usar, ou

2 – No micro-ondas – Coloque na potência descongelar e pronto, ou

3 – Na panela – Coloque o feijão congelado diretamente na panela, acrescente um tiquinho de água e coloque no fogo para descongelar.

Para quem quiser fazer uma receita diferente com feijão branco, que tal fazer dobradinha, veja aqui como fiz:

Dobradinha à minha moda

Posteriormente, se você quiser ver mais receitas como essa, acesse o meu canal do YouTube Clicando Aqui.

13 respostas

  1. Só fiquei com uma dúvida: para a opção de congelar o feijão: devemos colocar o caldo dele também no recipiente ou o caldo é jogado fora?

  2. Eu faço o feijão branco c bacon…linguiça. ……carne seca…..fica maravilhoso. ….bjs

  3. Estou fazendo aqui no domingo de eleição. Estou adorando seu blog. Receitas simples, gostosas e com uma linguagem extremamente simpática e clara. Parabéns!!!

  4. POR FAVOR, GOSTARIA DE SABER SE POSSO CONGELAR O FEIJÃO TEMPERADO E SE POSSO GOSTARIA DE SABER POR QUANTO TEMPO PODE FICAR CONGELADO., É QUE EU ESTOU FAZENDO ISSO… OBRIGADA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.