Como usar panela de pressão de um jeito simples (sem ter medo)

Veja aqui Como usar panela de pressão. Seguindo alguns cuidados não precisa ter medo.

Direto ao ponto

Antes de te mostrar como usar panela de pressão sem medo e os cuidados que devemos ter, queria muito dizer que quando você comprar uma panela de pressão, leia o manual de utilização que vem junto com ela. É chato? É! Mas, é necessário. É necessário porque existem muitos tipos de panelas de pressão. Na foto mostro algumas delas.

Fiz esse post porque no anterior sobre Como Cozinhar Feijão surgiram algumas dúvidas e algumas pessoas me falaram que tem medo de usar a panela de pressão. Bem, usar panela de pressão é fácil, ajuda a cozinhar mais rápido e  economiza gás, basta você ter alguns cuidados.

 

Por que os alimentos cozinham mais rápido na panela de pressão?

A panela de pressão cozinha mais rápido os alimentos porque dentro dela a temperatura fica mais alta do que o normal, chega a mais ou menos 120 graus centígrados, mais alto do que o ponto de ebulição da água que é de 100 graus centígrados  Se quiser se aprofundar um pouquinho mais sobre isso tem um texto na Revista Superinteressante que explica com mais detalhes.

Como a panela de pressão funciona?

Ela funciona aprisionando os vapores e isso faz com que a pressão dentro dela aumente e desta forma a temperatura também se eleva o que vai fazer com que a água aumente seu tempo de ebulição para mais do que os 100 graus centígrados e com isso cozinha os alimentos mais rapidamente.

como usar panela de pressão

Para aprisionar os vapores dentro dela, a panela fica bem fechada, inclusive com uma borracha de vedação que fica entre a tampa e a panela. E para fechar a tampa muito bem a panela também tem uma trava de segurança na alça.

Para não ter um excesso de vapores dentro da panela que aumente demasiadamente a pressão, o que pode ocasionar explosão, toda panela tem essa válvula com pino onde o pino funciona como um peso que faz com que a pressão dentro da panela seja sempre constante.

Observação: Tem gente que diz que tem medo quando o pino começa a chiar e a soltar fumaça, não precisa ter medo, isso quer dizer que a panela está funcionando perfeitamente, expelindo o excesso de vapor de dentro dela.

E para ter uma segurança extra toda panela tem a válvula de segurança que se o pino, por alguma razão entupir ou deixar de funcionar, ela se rompe e isso vai evitar que a panela exploda.

Agora que já deu para ver que as panelas de pressão de hoje, se usadas corretamente, são seguras, vamos aprender como usá-la.

Como usar panela de pressão

A primeira coisa para se observar ao usar a panela de pressão é que dentro dela tem uma marca de nível máximo. Isso quer dizer que você só vai encher a panela até aquele nível. Se não tiver aquela marca, só encha 2/3 da panela.

  1. Coloque o alimento dentro da panela. Nunca coloque alimentos muito secos, use líquidos (água) para que a panela funcione perfeitamente e evite acidentes.
  2. Tampe a panela tomando o cuidado que a borracha da tampa esteja bem colocada.
  3. Leve ao fogo alto até ferver.
  4. Quando o pino começar a chiar e a balançar, abaixe o fogo.
  5. Depois que o tempo de cozimento passar desligue a panela e espere esfriar para sair toda a pressão de dentro antes de abrir. NUNCA ABRA A PANELA SEM RETIRAR A PRESSÃO.
  6. Se quiser tirar a pressão mais rapidamente, tire a panela do fogo, deixe esfriar um pouco e depois coloque embaixo da torneira molhando apenas a lateral da panela.
  7. Se o pino abaixou e não faz mais barulho quando você toca nele, então toda a pressão saiu e você pode abrir a panela.

Cuidados que você deve ter

  • Repetindo: Nunca abra a panela sem ter certeza que não tem mais pressão dentro dela.
  • Só compre panelas de pressão com selo do Inmetro, não compre panelas de ambulantes.
  • Se o chiar do pino parar enquanto a panela estiver fervendo desligue o fogo, a panela não está funcionando corretamente.
  • Depois de usar a panela lave muito bem todas as partes, inclusive o pino e a borracha.
  • Se você observar que a borracha está seca ou querendo se partir, troque imediatamente.
  • Última coisa, panela de pressão não é eterna (isso é só uma marca) então, se verificar algum problema ou a panela já está velhinha mesmo, não tenha dúvida, troque.

Como perder o medo de usar panela de pressão

1: Aprenda a teoria

O primeiro passo é aprender como a panela de pressão funciona. Entenda o que é a válvula de segurança, para que serve e como funciona. Também é importante aprender como usar o timer da panela.

2: Pratique com receitas simples

Comece usando a panela de pressão com receitas simples, como feijão ou carnes. Essas receitas são mais fáceis de controlar e não exigem muito tempo de cozimento.

3: Não tenha medo de errar

Todos erram quando estão aprendendo algo novo ou podem errar ao usar um utensílio pela primeira vez. Mas encare a dificuldade, tome os cuidados necessários e pratique.

Com um pouco de prática, você vai perder o medo de usar a panela de pressão e vai poder aproveitar todas as vantagens desse utensílio.

Qual a melhor panela de pressão em 2023

A escolha da melhor panela de pressão depende de alguns fatores, como:

  • Capacidade: é importante escolher uma panela com capacidade adequada para a sua família;
  • Material: o alumínio é o material mais comum, mas o aço inoxidável também é uma boa opção;
  • Revestimento: o revestimento antiaderente facilita a limpeza e o cozimento dos alimentos;
  • Sistema de segurança: é importante que a panela tenha pelo menos 2 válvulas de segurança;
  • Marca: opte por marcas confiáveis.

A melhor panela de pressão em 2023 é a Panela de Pressão Tramontina Vancouver 4,5 Litros. Ela é a escolha ideal para quem busca uma panela de pressão de alta qualidade, com excelente desempenho e segurança.

A panela é fabricada em alumínio com revestimento interno e externo antiaderente Starflon Max, que promove o cozimento uniforme dos alimentos e evita que eles grudem na panela. Além disso, ela possui 3 válvulas de segurança, que garantem a segurança do usuário.

Outros pontos positivos da panela são:

  • Capacidade de 4,5 litros, ideal para famílias de até 4 pessoas;
  • Trava externa, que facilita o manuseio;
  • Cabo de baquelite antitérmico, que garante segurança ao manusear a panela quente;
  • Pode ser utilizada em fogões a gás, elétricos e vitrocerâmicos.

A panela de pressão Tramontina Vancouver 4,5 Litros é uma excelente opção para quem busca uma panela de pressão durável, segura e que facilite o dia a dia na cozinha.

Panela de Pressão Tramontina Vancouver 

4,5 Litros: R$ 189,90

COMPRE AQUI

Outras panelas de pressão que também são boas opções em 2023 são:

ATENÇÃO: Clique no link de cada panela para ver o preço atualizado ou se está com algum desconto.

31 respostas

  1. Obrigada mesmo. Estou fazendo o meu primeiro feijão, na minha primeira casa e estava morta de medo porque a panela não parava de chiar. Comecei lendo isso em pânico, mas gradualmente fui me acalmando enquanto eu lia que esse chiado era normal. Também corri para diminuir o fogo, que estava no máximo. xD

  2. Ola, hoje pela primeira vez utilizei uma panela de pressão. Assim que desliguei o fogo liberei a valvula para que o ar saisse. Fiquei super assistada pois saiu uma quantidade enorme de ar. Eu deveria ter esperado a panela esfriar um pouco para entao liberar a pressão??

  3. Aprendi q para engrossar caldo do feijão (creio q a maioria gosta de caldo grosso,suculento) assim q estiver coziado e apos abrir a panela de pressão amassar com uma colher de pau o equivalente a meia xicara de grãos cozidos e continuar mexendo. O negocio funciona. O caldo fica delicioso. A quantidade amassada pode variar um pouco dependendo da quantidade total cozido. Abs

  4. Resolvi o problema do medo comprando uma Panela de Pressão Elétrica hehehe
    Inclusive fica dica de post complementar a esse ótimo sobre cuidados com PdP.
    Abraço e obrigada pelas receitas ótimas!

  5. Vamos refletir? Gastamos cerca de 10 minutos para elevar a água de dentro da panela de pressão até 120 graus Centígrados. Para esfriar, sem nenhuma fonte de esfriamento, somente o ar, vai demorar bem mais que esses 10 minutos. Enquanto isso, os alimentos estarão sendo cozidos a 120 graus, até que saia TODA a pressão interna. Após essa queda da pressão, a temperatura vai começar a abaixar lentamente 119, 118, 117…..até 80 graus, digamos, sem fonte de calor e consequentemente, sem uso de gás.
    Proponho que as pessoas façam um teste de acender o fogo até a panela começar a chiar e desligar em seguida.
    Após uns 15 minutos (cozinhando de graça) verifique se ainda tem pressão, pois enquanto houver, teremos 120 graus no interior da panela!!!!
    Pode-se então abrir a panela e verificar se os alimentos já estão cozidos. Caso contrário, é só repetir a operação.
    Não sei cozinhar, mas vamos economizar gás?

  6. Nossa adorei as dicas sou meio receosa em usar panela de pressão mais com suas dicas vou tomar os cuidas assessórios, muito obrigada pelas dicas bjs.

  7. Gostei dessas dicas, sempre tive receio de usar a panela de pressão, mas com a correria do dia a dia, vou acabar por me render a ela.
    Obrigada pelas dicas

  8. Olá Parabéns pela excelente explicação.
    Gostaria de saber se pode colocar a panela de pressão na boca maior do fogão na tripla chama que e por sinal bem forte.
    Abraço

  9. Obrigada, Katia, por seu comentário e compartilhar o ocorrido na casa de sua mãe. E este post é justamente para isso: mostrar as técnicas corretas de uso da Panela de Pressão para as pessoas não terem receio. Bjs!

  10. Panela de Pressão é uma alternativa ótima e rápida, mas se deve tomar cuidado com o uso dela. Aqui na minha cidade já teve varios casos de acidente por falta de cuidado ou não saber usar da forma correta, vira uma bomba nas mãos sem informações ou cuidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *