Categorias
Carne, linguiça Dicas Culinárias Dicas e Truques Geral Receita Salgada Receitas Para Iniciantes

Como Fazer Churrasco – Algumas dicas

vamos falar sobre as dicas que garimpei por ai para ajudar a quem quiser fazer um bom churrasco:

Foto: www.sxc.hu

Resolvi escrever esse post de como fazer churrasco porque se tem uma coisa que praticamente todo mundo gosta é churrasco, né gente? “Churrasco é um estado de espírito” como dizia Marcos Bassi, um dos maiores especialistas em churrasco do Brasil e que faleceu no começo desse ano. Até quem não come carne pode gostar de churrasco, pois podemos fazer vários legumes grelhados ou espetinhos, fora os acompanhamentos que são show.

Sem mais conversa vamos falar sobre as dicas que garimpei por ai para ajudar a quem quiser fazer um bom churrasco:

Como Fazer Churrasco

O planejamento
Antes do churrasco propriamente dito  você tem que saber quantas pessoas participarão, que tipo de carnes irá servir, quais os acompanhamentos e fazer a lista de compras. Na lista de compras não esqueça de incluir gelo, sal grosso, carvão, abacaxi (para assar com canela para a sobremesa) e tudo o que for precisar para fazer os acompanhamentos, as carnes e as linguiças.

A churrasqueira
No churrasco uma coisa muito importante é você ter um bom braseiro. O que vai assar a carne é o calor, ele tem que ser vivo e sem fumaça. Não asse a carne na chama.
Achei um vídeo muito interessante sobre churrasqueira que o Marcos Bassi fez, clique aqui para ver, ele explica inclusive a diferença entre assar e grelhar, vale a pena assistir. Inclusive no site dele fica disponibilizado um esquema para quem quer construir uma churrasqueira em casa, é só baixar, veja aqui.
Mas, se você só tem aquela churrasqueira  portátil, não tem problema dá para fazer também, o segredo é a qualidade do braseiro. Muito cuidado ao acender o carvão não use gasolina ou parafina (são perigosos e mudam o sabor da carne), procure onde vende carvão que eles tem produtos específicos para acender.

As entradas
Comece o churrasco com alguns aperitivos, alguns exemplos são: linguiça calabresa, linguiça de frango, linguiça toscana, asinhas de frango, coraçãozinho, costelinha de suíno e carré de cordeiro. Sirva  para abrir os trabalhos, mas não exagere, deixe as pessoas com apetite para o principal.

As carnes
Se você for como eu, que não sou uma expert em churrasco, conte com a ajuda de um bom açougueiro ele vai te indicar as melhores carnes. Não use carne congelada, prefira carnes novas.
Quando fazemos churrasco aqui, eu cubro uma caixa de isopor com papel alumínio e vamos colocando as carnes assadas ali, isso conserva o calor por um tempinho, mas o gostoso é servir logo que ela estiver assada.
Alguns cortes de carne que fazem sucesso em um churrasco são:  picanha, contra filé, maminha e fraldinha.
Na hora que estiver assando não fique virando a carne. Espere ela dourar de um lado e só aí você vira. As carnes em peças grandes não devem ser furadas, elas vão ressecar.

Como calcular a quantidade de carne para churrasco
Tem regiões do Brasil que preferem comer somente a carne, no máximo acompanhadas de pão e vinagrete, outros preferem acompanhadas de algumas saladas leves e em outras preferem o churrasco acompanhados por arroz, salada, farofa de feijão. Mas você pode calcular a quantidade de carne assim:

Para os adultos:
Calcule cerca de 300g a 500g por pessoa.
Deste total divida em umas 100g de lingüiça, 100g de frango e o restante de carne.

Para crianças (até 10 anos):
Calcule cerca de 150g a 200g por cada criança.

Calcule também cerca de 200g de acompanhamento por pessoa.

Tempero da Carne
O tempero sempre será sal grosso, não invente. Basta uns cinco minutos antes polvilhar o sal e pronto. Se você achar que colocou sal demais basta dar uma batidinha na carne antes de ir para a grelha e tirar o excesso de sal. Não deixe a carne muito tempo no sal, pois ela vai ficar dura.

Os acompanhamentos
Aqui você vai escolher os que mais gostar e o que costuma comer na sua região, aqui em Garanhuns por exemplo, em todo churrasco que vou não pode faltar Farofa de Feijão (feijão de corda, feijão fradinho).
Quanto aos pães nunca use de leite, prefira usar pão francês, ou pão italiano.
Com relação às saladas e farofas tem várias receitas aqui no blog, escolha a que mais gostar:

Receitas de Saladas

 

Receitas de Farofas

Bebidas
Escolha também de acordo com os seus convidados, se vai ter bebida alcoólica ou não. Não esqueça de servir água , suco e se for servir refrigerante, calcule cerca de 600 ml por pessoa.

A ambientação
Prepare uma mesa com pratos, copos, talheres e guardanapos. Eu prefiro colocar os pratos empilhados e os talheres em recipientes (separe um de garfos e outro com facas).  Nessa mesa também arrume os pratos de acompanhamentos, como saladas e farofas. Não esqueça de um cesto de pães.

Finalização

Descasque abacaxis inteiros, passe canela na fruta toda e leve para assar na churrasqueira. Sirva como sobremesa, se for acompanhada de sorvete melhor ainda.

Sugestões:

  • Compre carne sempre com o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
  • Tem dois canais do Youtube que acho simplesmente imperdível para quem quiser ser um mestre dos churrascos. Não deixe de assistir os vídeos é só clicar aí em baixo
Marcos Bassi – Templo da Carne

 

István  Wessel – Portal Wessel

E aí vamos aproveitar o fim de semana e fazer um churrasquinho em casa?

Espero os comentários de vocês com outras dicas, deixe aí nos comentários do blog. Se você estiver lendo por emal, clique aqui e deixe seu comentário.

14 respostas em “Como Fazer Churrasco – Algumas dicas”

Olá passando pra desejar uma ótima semaninha e te convidar para participar do sorteio no meu blog,te espero lá…beijinhos

Oi Patty, assino o feed do blog mas não tenho recebido. O que pode estar acontecendo? Quero receber!!! Fico toda feliz quando chega. Bjus

Gostei Dicas muito boas, para me acrescentou muito e no próximo churrasco com certeza vou aplicar estas dicas sim Valeu continue postando estas maravilhas de receitas e Dicas Parabens.

Muito bacana, essas dicas, para saber o passo a passo de receitas e ter idéias de preparo de diversos tipos de carne muito bom esse site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.