Essa receita  de Risoto de Queijo Parmesão é campeã de pedidos aqui, pois bem, aqui está. O pedido foi tanto porque realmente risoto de queijo é uma receita deliciosa. É uma receita inclusive que pode ser servida como prato único em um jantarzinho. Sirva bruschetta como entrada, o risoto e por fim uma sobremesa.  Pronto, está aí um super  jantar.

Risoto é um dos meus pratos preferidos, cremoso, gostoso e é o tipo de receita que você pode variar bastante o sabor, inclusive com cubos de carne frango e camarão. No caso desse de queijo, podemos variar os tipos de queijos usados e até usar um mix de queijos (como um risoto quatro queijos).

Assista ao vídeo para tirar qualquer dúvida de como fazer:

Risoto de Queijo Parmesão

Ingredientes

2 colheres de (sopa) de azeite de oliva

1 cebola (média) picada

1 xícara de arroz arbório

3/4 xícara de vinho branco seco

1 litro de caldo de legumes

100g de queijo parmesão ralado

2 colheres de (sopa) de manteiga

Modo de Preparo

Coloque o azeite em uma panela e deixe aquecer. Coloque a cebola ralada ou picadinha. Deixe fritar até murchar e não dourar. Junte o arroz e refogue e entre com o vinho branco seco. Deixe evaporar o álcool. Depois vá agregando o caldo de legumes aos pouco, mexendo sempre para liberar o amido do arroz e ele ficar cremoso.

Quando o arroz tiver al dente, acrescente o queijo parmesão ralado e a manteiga . Misture bem e experimente o sal. Se precisar acrescente um pouco de sal.

Sirva quente e logo que ficar pronto.

Dicas:

  • Você pode substituir o queijo parmesão por outro queijo de sua preferência. Cuidado apenas com os queijos de sabor muito forte como o gorgonzola, vá colocando aos poucos e experimentando.
  • Assim que o risoto ficar pronto, sirva. Se esfriar ele vai ficar “unidos venceremos”.
  • Você pode usar as sobras de risoto para fazer bolinhos de arroz, que são chamados de aracini. Inclusive arancinis recheados de queijo ficam maravilhosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.