Emoções na Cozinha – Livro de Angela Mela

No livro Emoções na Cozinha vários netos contam histórias de suas avós e ensinam várias receitas delas. Começando pelas histórias de família da própria autora. Cada família é de uma região da Itália.

Direto ao ponto

Livro emoções na cozinha

Eu sou doida por livro de culinária, pode ser simples do jeito que for, eu gosto. Até aqueles baratinhos que vende até em banca de revista, eu gosto.  E quando o livro traz histórias de família e receitas que é tradicional daquelas famílias eu gosto mais ainda. Sei lá, gosto de guardar, de testar as receitas e de vez em quando ler.

Sabe uma coisa que gosto, de tirar um dia de fim de semana e sentar com todos os meus livros de culinária e ficar ali lendo, fico horas. Uma delícia.

Quando recebi esse livro que foi lançado na Bienal Internacional do Livro há alguns dias atrás em São Paulo, fiquei super animada. Primeiro porque sou louca pela culinária italiana, segundo porque amo saber daquelas histórias de famílias italianas, de suas nonnas e suas tradições na cozinha.

Livro emoções na cozinha

Recebi o livro Emoções na Cozinha na semana passada e estou encantada. Nele vários netos contam histórias de suas avós e ensinam várias receitas delas. Começando pelas histórias de família da própria autora. Cada família é de uma região da Itália. Então, você vai ver no livro receitas e relatos de famílias da Ligúria, do Piemonte, de Friuli Venezia Giulia, de Vêneto,  de Abruzzo, do Lazzio, da Campãnia, da Puglia e da Calábria.

Uma coisa que achei super interessante é que a autora, Angela Mela também incluiu no livro um panorama sobre as regiões de onde são as famílias e quais são os ingredientes típicos daquela região.

Na última parte do livro os netos nos ensinam receitas que suas nonnas ensinaram para eles e contam suas emoções na cozinha e como aprenderam a cozinhar, normalmente com suas mães e avós.

Só achei que tem pouca foto no livro, para meu gosto se tivesse mais seria melhor. Mas, da para perceber que o projeto do livro prioriza as histórias vividas por suas nonnas e netos. É um livro cheio de histórias e não só um livro de receitas.

A autora Angela Mela é brasileira, ela nasceu no Rio de Janeiro, mas seus pais eram italianos. Ela foi para Roma e estudou Direito lá, mas como sempre gostou de cozinhar, em 2004 conseguiu o diploma de chef de cozinha ainda em Roma. Depois veio para São Paulo onde morou por 12 anos onde trabalhou dando aulas de língua, cultura italiana e sobre a cozinha caseira italiana. Atualmente Angela mora em Roma e também tem um blog de culinária, o www.italianoincucina.it.  Mas o que eu achei bem interessante são os circuitos gastronômicos que ela fazem Roma, então se tiver com viagem marcada para a Itália, entra em contato com ela para marcar ([email protected]). Fiquei morta de vontade de fazer esses circuitos e de ter uma aula de culinária com ela. Fora que fiquei muito curiosa sobre o primeiro livro dela o “Italiano na Cozinha”.

 

Serviço:

Título: Emoções na Cozinha – Histórias, segredos e receitas das nonnas italianas

Autora: Angela Mela

Editora: Disal

Formato: 17 x 24 cm

Nº de páginas: 192

Preço: Vi na Internet que varia entre R$ 56,00 e R$ 59,00

3 respostas

  1. Oi Patty! Obrigada pela dica! Vou checar o blog da autora Angela Mela. Tambem adoro historias de familia! Ainda mais quando estao envolvidas na culinaria! um beijao pra vc!

  2. Olá Patty! Obrigada pela super dica do livro de Angela Mela, adoro histórias de família e receitas das avós…um grande abraço com carinho,
    Leda

  3. Oiii, Patty! Tive a feliz oportunidade de fazer o giro gastronômico em Roma com a Angela, ela é uma figura doce e além de nos levar a lugares incríveis nos conta suas histórias o que nos faz sentir como numa viagem no tempo. “Mi raccomando eh”. Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.