Flor de Sal – Você conhece? Eu não conhecia.

Você sabe o que é Flor de Sal? Conheça um pouquinho mais aqui.

Direto ao ponto

Flor de Sal

Flor de Sal, Alho Negro, você fica curiosa sobre estes ingredientes tão comentados ultimamente? Eu fico. Por exemplo, tenho ouvido falar muito sobre Flor de Sal, mas não conhecia e estava curiosíssima.

Então, amei que estes dias recebi uma caixa aqui em casa da Cimsal que é a primeira produtora de Flor de Sal do Brasil. A empresa fica em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Mas afinal: O que é Flor de Sal?

Flor de Sal é o nome que se dá aos primeiros cristais de sal que se formam da evaporação da água do mar.

São cristais mais leves e quebradiços, textura fina, crocante e de grãos irregulares. A Flor de Sal exalta com delicadeza o sabor da comida. Por isso é mais utilizada para a finalização de pratos.

Ou seja, ela é colhida manualmente em momento propício e é embalada diretamente depois da coleta. São necessários, aproximadamente, 80 kg de sal marinho bruto para produzir 1 kg dos caríssimos cristais de Flor de Sal.

Além de ser uma fonte natural de potássio, cálcio, cobre, zinco e magnésio.

Os “fabricantes” ensinam que para conseguir o máximo sabor pulverize a Flor de Sal com as mãos sobre a comida somente antes de servir para aumentar o completo sabor dos outros ingredientes.

Como deve ser usada

Em primeiro lugar, entenda que esta rara iguaria deve ser usada para concluir a preparação do alimento, acrescentando alguns cristais em forma de uma pitada ao estrelar dos dedos pulverizando sobre o prato.

Dicas para uso culinário:

  • Finalização de pratos: a flor de sal deve ser acrescentada nas receitas após o cozimento, grelha e outros, para que sua textura crocante não se perca.
  • Saladas, grelados e massas: deve ser usada com moderação, para finalizar em pequena proporção, garantindo assim um paladar harmonioso por mais tempo que outros sais.
  • Sobremesas: Nos bombons de caramelos e chocolates finos tipo trufas, adicione alguns grãozinhos de flor de sal e experimente o sabor deste nunca visto. Quem já experimentou afirma que a combinação é uma verdadeira explosão de sabor, que ocasiona uma harmonia de casar dois opostos da gastronomia.

(Fonte: www.cimsal.com.br)

O mais importante: fiz a lição direitinho, né gente? Mas é que eu estava mega curiosa.

O mais importante, já comi pura e já fiz algumas receitinhas (depois publico). Só não me aventurei ainda em usar em uma receita doce, mas se alguém tiver alguma receita de Trufa de Chocolate com Flor de Sal, me manda, estou querendo fazer para o meu aniversário na semana que vem, viu gente?

No entanto, nas receitas salgadas, amei. Gostei da delicadeza, da textura. Dá um tchã, uma diferença. Aguardem que vou postar as receitinhas que já fiz.

 

 

 

 

Viram que eles me mandaram uma ecobag e uns livrinhos? Adorei os de cordel: o “Cordel de Receitas” e o “Cordel Cimsal 35 anos”, eita que povo criativo, meu Deus.

Obrigada pessoal, amei tudinho.

CLIQUE AQUI e veja algumas receitas com Flor de Sal.

16 respostas

  1. Caros, bom dia!

    Primeiro quero parabenizar e agarceder pela Patty a postagem sobre o raríssimo produto!
    Em Recife, a Flor de Sal Cimsal está disponível na Manihot Iguarias (3471-2090), Casa dos Frios, Recife Mercantil, e Mundo Verde (Shopping Recife).

    Abraços para todos!

    Roberto de Freitas
    [email protected]

  2. Olá Paty

    Estava toda curiosa com este Flor de Sal, ainda bem que você mata a cobra e mostra o pau, se não ficariamos só na curiosidade. rsrsrsr
    Vou ver se existe no comércio aqui em Rio Pardo.

    Beijos

  3. Olá meu povo!!!

    Estou gostando muito dessas dicas e das receitas que recebo, não sabia o que seria “Flor de Sal”, agora sei. Legal!!! Depois vou procurar no mercado. Fazer as batatas….HUM!!!
    Se alguém tiver dicas de “Pates” por favor me mande, e também de molho para salada verde.
    Grata.

    Um abraço.

    Tailândia.

  4. Caramba! Esse site me salvou…rs… Estava preparando uma receita e deparei com “flor de sal”… Fiquei completamente abobalhada, pois cheguei a pensar que havia algum erro na escrita…rs… Adorei a matéria e do sal, claro…rs… Obrigada.

  5. olá não conhecia tambem entrei aqui para procurar pois na globo.com tinha a receita dos brigadeiro da jáqui ai brigadeiro de caramelo e enrolado em flor de sal humm deve de ser uma delicia.
    obrigado pelo esclarecimento

  6. Por acaso visitando praia seca aqui na r.dos lagos no riode janeiro. tive oportunidade de andar pelas salinas desativadas do lugar e reparei que existem esses cristais nas bordas dos quadrilateros da velha salina. Tenho certeza que são as legitimas flores de sal. Só pra divulgar. obrigado.val

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.