Categorias
Dicas Culinárias Receita Feita no Liquidificador Receita Salgada Receita Saudável Receitas Para Iniciantes Salgada

Receita de Gersal

Aprenda a fazer gersal em casa. Este tempero é muito bom para quem precisa reduzir a quantidade de sal na alimentação.

Notou o quanto eu tenho usado gergelim nestes últimos dias? Eu gosto muito. Mas estou usando muito mais mesmo. Isso se deve ao fato de eu ter encontrado um lugar, no centro da cidade, que vende gergelim no kilo e fica bem baratchénho.

Você sabe o que é gersal?

Nada mais é do que um tempero. Quem tem uma alimentação mais natureba ou é vegetariano ou macrobiótico conhece  muito bem esta mistura de gergelim e sal marinho usada para temperar salada, arroz etc…

Ele é ótimo para quem tem retenção de líquidos ou é hipertenso, substitua o uso do sal comum pelo gersal e você vai sair ganhando.

Além de ser uma excelente fonte de cálcio (aí mulherada), gorduras insaturadas que reduz o colesterol ruim, fibra, vitaminas E, B1, B2 (mais vitalidade), magnésio, cromo, cobre e outros. Mas, não sou nenhuma autoridade para estar falando sobre isto aqui. Mas, o pouco que sei já me diz o quanto é vantajoso usar o gersal no lugar do sal comum.

Na minha última gravidez tive que manter uma dieta com pouco sal, devido a retenção e o inchaço, algumas pessoas me pediram dicas de com0 fazer uma dieta assim sem comer uma comida insossa, aí gente, esta é uma boa dica. Use o gersal para temperar a sua salada, polvilhe sobre o filé de peixe ou frango, polvilhe sobre o arroz depois de pronto. Você vai ver como fica saboroso e você sai ganhando, pois come uma comida com bem menos sal.

Veja como eu faço:

Receita de Gersal

Ingredientes

6 colheres (de sopa)  de gergelim torrado (veja como torrar o gergelim)

2 colheres (de chá) de sal marinho

Modo de Preparo

Coloque o sal e o gergelim no liquidificador e bata até ficar bem triturado e misturado. Veja as colheres que usei, foto 2. Depois de triturado e pronto coloque em um vidrinho com tampa.

Observação:

  • O meu gersal ficou mais clarinho do que o que vende pronto, pois só usei o gergelim branco. Tem marcas e pessoas que misturam, na hora de fazer, o gergelim branco e o preto.

39 respostas em “Receita de Gersal”

Adorei a dica. Eu consumo o mínimo de sal que posso, porque sempre que preciso recorrer a algo industrializado, já sei que é puro sal… Aí evito. Obrigada pela dica! 🙂

Parabéns Paty

Dica muito saudável, adorei, menos sal e acrescenta -se o gergelim com suas propriedades, rico em vitaminas E fibras, selênio, fosforo,cálcio, manganês, e indicado para mulheres em período de amamentação.

Beijos

Olá. Eu sou uma consumidora do gergelim, de todo jeito: geral, tostado, óleo), mas o que mais gosto é o gergelim torradinho. uso na salada, no pão (pode ser na manteiga, no requeijão) e, principalmente na salada. Como tb com banana batida e aveia.
O óleo de gergelim é altamente medicinal (para estancar sangue em pequenos cortes; é anti-inflamatório, é ótimo pra garganta e o melhor: regula colesterol, protege o cérebro e é rejuvenecedor. Ah, Aqui, no Ceará, temos agricultores vendendo gergelim agroecológico (sem nenhum agrotóxicos, sem queimadas) por apenas R$ 6,00, enquanto o mercado afora vende até a R$ 20,00.

Olá! Eu tenho algumas dúvidas: Quando você disse que polvilhava sobre o arroz depois de pronto, você cozinhava o aroz sem colocar sal na água? Pode usar o gersal para temperar carnes e frango?
Obrigada!
Beijos

Taís quando estou precisando reduzir o sal da alimentação aí sim eu cozinho o arroz sem sal e depois acrescento o gersal na hora de servir. Mas tb tem vezes que faço o arroz com pouquíssimo sal e complemento com o gersal na hora de servir.
Eu não gosto de usar o gersal para temperar. Prefiro ele para finalizar o prato, acho que fica melhor. Você pode fazer a carne e o frango normalmente (mas com pouco sal) e na hora de servir polvilhar o gersal. Acho que fica melhor.
Beijinhos

Aprendi com a minha mãe a fazer o gersal sem triturar o gergelim, é só acrescentar o sal marino na frigideira e misturar. Adoro a crocância do gergelim torrado.

Oi, sou hipertensa e necessito reduzir o sal. Eu não entendi, faz a comida sem sal e polvilha o gersal por cima?

Gostei muito sou admirador destes produtos, não conhecia o gersal, só não sei como temperar arroz,feijão,macarrão etc. preciso que me mande algumas receitas como temperar os itens acima citado.

Patty, tenho uma dúvida!! será que posso almentar suas receitinhas de sal temperado? pois acredito que meu liquidificador terá dificuldades para triturar uma colher de sal marinho por exemplo. Se eu fizer um pouco mais posso presentear alguem ou guardar por quanto tempo? beijos – Cleu

Assim que vi sua receita fiquei doida para fazer. Torrei bem o gergelim branco até ele ficar tostadinho por igual e bati com sal refinado mesmo pq não tinha sal grosso. Coloquei um pouco menos de sal mas ainda assim ficou meio salgadinho . Culpa minha mesmo mas nada que não acerte na próxima vez. Gostei tanto do sabor que poderia comê-lo sozinho. Só queria tirar uma dúvida: o meu ficou soltinho porém achei um pouco úmido pq talvez tenha batido um pouquinho demais e tenha começado a soltar o óleo do gergelim. Coloquei na geladeira em pote fechado pq fiquei com medo de dar fungo do lado de fora. O que acha? Será que o sal serviria de conservante e não estragaria? Obrigada desde já.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile