Molho de hortelã para salada (2)

Esses dias ganhei um saco cheio de hortelã, com raiz e tudo. Plantei um tanto na minha horta de apartamento, rs. Que apesar de pequena, vai de vento em popa e tenho sempre ervas frescas aqui em casa.

Com o  restante da hortelã fiz bastante coisinhas esses dias. Eu odeio desperdiçar comida e erva é uma coisa que se você não usar logo, você perde. Então, vocês vão ver bastante coisinhas esses dias no blog onde usei hortelã.

Hoje, vou mostrar o molho que fiz no fim de semana (no sábado). Eu achei que ficou uma delícia e combina super bem com uma salada de folhas ou até com uma salada de tomates e cebolas picadinhas. Eu fiz uma salada super básica de alface americana com tomates e maçã e o molho deu um tchã, um diferencial nessa salada tão simples.

Querem ver como fiz?

Vamos lá.

Molho de Hortelã Para Salada

Ingredientes

1 xícara (de chá) de hortelã

Suco de meio limão

1/2 xícara (de chá) de azeite extra virgem

1/2 dente pequeno de alho amassado

1 colher (de sopa) de cebola ralada

1/2 colher (de chá) de sal marinho

Modo de Preparo

Lave muito bem o hortelã e seque. Use somente as folhas do hortelã. Coloque as folhas de hortelã dentro do liquidificador junto com todos os outros ingredientes. Bata bem e coloque em um vidro. Conserve na geladeira.

Molho de hortelã para salada

Dicas:

  • Use só um pouquinho de alho mesmo, pois ele cru é muito forte.
  • Coloque o molho em um vidro com tampa e conserve na geladeira e use quando quiser, mas conserve por mais ou menos uma semana, pois pode estragar.
  • Eu usei um vidrinho de leite de coco vazio e uma rolha de vinho para guardar o molho pronto na geladeira.

Observação:

Eu gosto de deixar sempre um molho pronto de salada na geladeira, isto facilita no dia a dia. E é bem mais saudável do que você usar aqueles molhos prontos.

11 respostas

  1. Oi Pat

    Mto boa dica para o hortelã. Aprendi também com uma amiga, a lavar bem as folhas, tanto do hortelã quanto do coentro ou cebolinha, picá-las e colocar em separado em pequenas vasilhsa no congelador (sem água). Elas ficam fresquinhas prontas para usar conforme a necessidade. Assim vamos trocando nossas “figurinhas”.

  2. gostaria de aprender fazer saladas enfeitadas em travessas .eu e a minha familia aqui em casa adoramos saladas! pois é nutritivas e saborosas. esse molho á cima é delicioso! abraços! ( 14/06/ 2013) EMBU DAS ARTES _ JARDIM CASTILHO SÃO PAULO.

  3. Copiei a receita do molho par saladas, vou experimentar, depois darei a minha opinião. Depois dos comentários que li, acho que também vou gostar, pois adora saladas. obrigado beijos Lygia

  4. Adoooooooooro vocês Acho muito interessante a maneira como vocês explicam as receitas. Explicam tão bem que a gente não fica com dúvidas. As dicas também são muito importantes. Abraços para todos. AMEI A RECEITA DO MOLHO DE HORTELÃ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.