Categorias
Legumes e Vegetais Receita Salgada

Gratinado de Chuchu com Presunto

Esse Gratinado de Chuchu com Presunto é especial. Até quem não é muito fã do chuchu vai gostar. Ele também é muito prático para ser feito e você pode fazer no dia anterior e deixar na geladeira, depois é só tirar da geladeira e colocar para gratinar.

Esse Gratinado de Chuchu com Presunto é especial. Até quem não é muito fã do chuchu vai gostar. Ele também é muito prático para ser feito e você pode fazer no dia anterior e deixar na geladeira, depois é só tirar da geladeira e colocar para gratinar.

Você pode também, ao invés de fazer em um refratário grande, fazer em porções individuais, use ramequins ou cocottes, fica mais sofisticado e vai fazer bonito em um jantar mais especial.

Vamos a receita:

Gratinado de Chuchu com Presunto

Ingredientes (6 porções)

2 chuchus

150 g de presunto

1 caldo de galinha

Uma pitada de pimenta do reino

Queijo parmesão ralado para polvilhar

 

Molho

3 colheres (de sopa) de manteiga

3 colheres (de sopa) de farinha de trigo

1/2 litro de leite quente

1/2 colher (de chá) de sal

1 caixinha de creme de leite (200 g)

1 colher (de sopa) de queijo parmesão ralado

 

Modo de Preparo

Comece pelo molho – Derreta a manteiga em uma penela e  acrescente a farinha de trigo, mexa a farinha para “fritar”um pouco. Coloque um pouco de leite quente e continue a mexer. Continue acrescentando o leite quente e mexendo. Quando engrossar, tire do fogo e mexa vigorosamente (com força mesmo), isto dissolve eventuais bolotas que tenham se formado. Volte ao fogo, deixe ferver um pouco.  Depois tire do fogo e acrescente, o sal, o creme de leite e o queijo ralado.  Use logo a seguir.

Montagem – Descasque e retire o caroço do chuchu. Corte os dois chuchus em pedaços finos. Unte um refratário com manteiga e espalhe os pedaços de chuchus, por cima coloque o presunto picado e esfarele o caldo de galinha, espalhando por todo ele. Tempere com pimenta do reino. Coloque 1/3 do molho branco que você fez sobre o chuchu temperado e misture bem. Depois espalhe por cima o restante do molho e polvilhe o queijo ralado. Leve ao forno preaquecido na temperatura média por uma meia hora ou até dourar e quando você espetar um garfo e perceber que o chuchu está macio. Sirva quente.

Dica:

  1. Essa mesma receita você pode fazer com couve flor, brocoli, batatas (cortadas fininhas), cenouras pré cozidas ou mesmo vários legumes misturados.
  2. Se quando você fizer o molho, ele empelotar (as vezes isso acontece), passe o molho por uma peneira ou bata no liquidificador.

28 respostas em “Gratinado de Chuchu com Presunto”

Quer dizer que o chuchu é cru? Coloca sem cozinhar antes? Eu amo chuchu e adoro fazer todas as receitas que levem chuchu!
beijos
Adriana

sempre faço gratinados com batatas, mas amo chuchu e deve ficar uma delícia. vou experimentar.

voceatualizadissima.blogspot.com.br

Eu fiz e amei!!! Coloquei lá no blog e falei de onde eu tirei a receita. Vá lá depois para ver!
Beijos
Adriana

voce diz depois da receita que é para imprimi-la. mas eu não achei lugar nenhum para que eu clicar, e imprimi-la.

Só vi a receita agora, mas adorei. Vou fazer pro almoço de domingo e volto pra falar se gostei do sabor. beijos.

Olá Patty,

Seu blog. é Ótimo e com dicas preciosas! Quero compartilhar uma que considero boa:
Uma dica para descascar chuchu e não ficar com “gosma” grudada na mão – corto o chuchu ao meio e esfrego uma metade na outra debaixo da torneira aberta. A “cola” solta toda e não gruda na mão. É uma operação rápida, não desperdiça água (nesses tempos difíceis – de economia) . Depois é só descascar as metades e não precisa ser debaixo da torneira. Espero ser uma boa dica, pois funciona para mim.
Abraços!

Fiz com uma pequena adaptação, ao invés de presunto, fiz com blanquet de peru!
Só tenho uma coisa a dizer:
FICOU MA RA VI LHO SO!!!!!!!!!!
Recomendo até pra quem está começando a cozinhar! Super prático, fácil e rápido!
Voltarei sempre aqui, com certeza!
Beijos Patty querida!!! ❤ .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.