Ícone do site Aqui na Cozinha

Lagarto Feito na Panela de Pressão

Quando eu disse que tinha Lagarto para o almoço, sabe o que eu ouvi do meu pequenininho? Argh, uma expressão meio de pena e ao mesmo tempo de nojo. Pela cara dele vi logo que ele imaginou um calango, uma iguana na panela. Tadinho. Daí expliquei que lagarto era só o nome desse pedaço de carne, mas que era carne de boi como outras que ele comia, inclusive no hambúrguer, mas não teve jeito, ele não comeu.

Em alguns lugares esse corte de carne conhecido como Lagarto é conhecido como Paulista. E aí você prefere comer um lagarto, ou um paulista kkkk. Brincadeiras à parte, só te digo que é uma receita super fácil e fica uma delícia.

Se você quer fazer um jantar bem legal, se vai receber alguém em casa, faz essa receita, pois ela não vai te dar trabalho nenhum e é uma carne que agrada a todo mundo.

O bom é que muitas vezes encontramos em supermercados peças lindas de lagarto bem limpinho e em oferta, num preço ótimo.

 

Lagarto Feito na Panela de Pressão

Ingredientes (5 porções)

1 peça de lagarto (de 1,5 kg)

2 colheres (de sopa) de óleo

1 cebola em rodelas

1 tomate bem maduro em rodelas

2 dentes de alho amassados

1 colher (de sopa) de aceto balsâmico (ou outro vinagre)

1 colher (de sobremesa) de sal

Pimenta do reino moída na hora (uma pitada)

1 e 1/2 xícara (de chá) de água quente

 

Modo de Preparo

Aqueça a panela de pressão com o óleo e coloque o lagarto inteiro (a panela tem que estar bem quente). Nessa hora vamos selar todos os lados da carne. Então deixe dourar de um lado, vire e deixe dourar do outro, faça assim até dourar de todos os lados. Agora acrescente a cebola, o tomate, o alho e deixe dar uma refogadinha. Acrescente o aceto balsâmico, o sal e a pimenta do reino. Depois acrescente a água quente, tampe a panela e deixe no fogo alto até a panela começar a chiar. Depois abaixe o fogo e deixe cozinhar 40 minutos.

Depois desse tempo, deixe a pressão sair, retire o lagarto, fatie e sirva as fatias com o molho que se formou na panela, por cima delas.

Observação: Aproveite sobras desse lagarto para fazer deliciosos sanduíches.

 

Dicas:

Veja aqui outra receita de lagarto super simples:

 

Sair da versão mobile