Linguiça Blumenau com Molho Especial (tipo Currywurst)

Fiz essa Linguiça Blumenau com Molho Especial (tipo Currywurst) inspirada no jantar alemão que comi lá em Blumenau, veja como é fácil.

Direto ao ponto

Linguica blumenau com molho

Durante o jantar alemão que o chef Heiko Grabolle fez para nós quando estive em Blumenau, veja aqui, ele preparou esse prato que é o Currywurst. Ele serviu como entrada no jantar.

Como eu tinha comprado e também ganho muita linguiça Blumenau quando estive lá, pensei em fazer com ela. Então, saiu essa Linguiça Blumenau com o molho especial. Segui a receita do chef Heiko que está no blog dele. Fiz algumas adaptações mas ficou perfeito. Servi como entrada no almoço, mas fica ótima para servir como petisco e também acompanhada com torradas ou pães, ou também com batata frita.

Segundo o chef Heiko essa é a comida mais vendida pelas ruas na Alemanha, tipo um fast food. Ela foi criada após a segunda guerra mundial para saber mais sobre esse prato clique aqui. Essa comida é servida em casa ou nas ruas onde é vendida em  pratos de papel ou plástico acompanhada de pequenos garfinhos de madeira ou plástico. Lá tem até um museu dedicado ao currywurst,veja.

Originalmente essa receita é feita com a salsicha branca, fiz com a linguiça Blumenau. Normalmente eles adicionam mais curry, mas como eu tinha comprado um Ketchup que já vinha com curry, usei ele. Veja como fiz:

Linguiça Blumenau com Molho Especial (tipo Currywurst)

Ingredientes (4 porções)

2 linguiças Blumenau (ou salsicha branca)

Para o Molho

1 colher (de sopa) de manteiga

1 cebola cortada em tiras finas

1 ramo de alecrim

1 folha de louro

4 colheres (de sopa) de molho de tomate (usei o caseiro peneirado)

4 colheres (de sopa) de Ketchup (usei um com curry)

1 e 1/2 xícara (de chá) de caldo de carne (usei um caseiro)

1 colher (de sobremesa) de molho inglês

2 colheres (de sopa) de molho  barbecue

1 colher (de chá) de curry

Modo de Preparo

Em uma panela coloque a manteiga com a cebola, o alecrim e o louro e deixe refogar até a cebola começar a ficar dourada. Junte o molho de tomate e o ketchup e deixe refogar um pouco mais. Acrescente o caldo de carne, o molho inglês, o molho barbecue e o curry. Deixe fervendo em fogo brando (baixo) até reduzir e engrossar um pouco, cerca de 5 minutos. Passe o molho por uma peneira e reserve.

Em uma frigideira coloque as linguiças e doure de um lado e do outro (se precisar coloque umas gotinhas de óleo). Depois retire do fogo e corte em rodelas não muito finas.

Coloque as rodelas de linguiças em um prato e despeje o molho por cima. Sirva quente.

Linguiça Blumenau com Molho Especial (tipo Currywurst)

Dicas:

  • Se você não tiver o ketchup com curry, aumente a quantidade de curry para 1 colher de sobremesa.
  • Esse molho é ótimo para servir com outros tipos de linguiças e salsichas.
  • Você pode fazer toda a preparação e guardar na geladeira em recipientes separados e na hora de servir, você aquece a linguiça e o molho, junta os dois e serve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.