Homus de Grão de Bico de um jeito que você nunca viu!

Esse Homus de Grão de Bico é uma delícia, além disso, ele pode ser utilizado como acompanhamento para muitas coisas. Vale a pena conferir!

Direto ao ponto

O homus é uma pasta de grão-de-bico muito saborosa, que você pode comer com pães sírios (pão pita), biscoito ou mesmo torradinhas. Você também pode colocar o homus em saladas, comer com alguns legumes, como a cenoura ou pepino cortado em “palito”.

O homus é um preparo frio, à base de grão-de-bico, típico da cozinha do Oriente Médio. Além de ser uma delícia como acompanhamento ou para petiscar, a receita tradicional leva ingredientes muito nutritivos e cheios de benefícios para a saúde, como grão-de-bico, tahine (pasta de gergelim), suco de limão, azeite de oliva, alho e sal. Também pode ser adicionado pimenta-do-reino.

O grão-de-bico cozido e processado com os demais ingredientes, até transformar-se em um purê grosso e liso, é a base do prato. Essa leguminosa oferece uma grande quantidade de proteínas e de fibras, além de contribuir com muito cálcio, fósforo e potássio.

Homus de Grão-de-Bico

Ingredientes:

Grão-de-bico cozido – 1 xícara
Água do cozimento do grão-de-bico – 1/2 xícara
Alho – 1 deste
Limão espremido – 1 colher (sopa)
Tahine* – 1/2 colher (sopa)
Sal – pitada
Azeite de oliva extra virgem – 2 colheres (sopa)

Utensílios:

Liquidificador

* Tahine é uma pasta feita de sementes gergelim que possui um sabor único.

Assista ao vídeo abaixo para ver mais detalhes e dicas:

Modo de Preparo

  • Primeiramente, caso você não tenha comprado grão-de-bico cozido, leia o post sugerido abaixo que lá eu explico detalhadamente como cozinhar.
  • Vamos bater, no liquidificador ou processador, o grão-de-bico, o dente de alho, o suco de limão, o sal, o tahine e duas pequenas conchas da água de cozimento. Na medida em que for processando, vá adicionando aos poucos mais água do cozimento, até o ponto de formar um “purê” grosso e liso, uma pasta de grão-de-bico.
  • Note que a quantidade que se usa da água do cozimento não é padronizada, o que importa é chegar à textura do “purê grosso e liso”, conforme mostro no vídeo.
  • Lembre-se de experimentar o sal para que fique a seu gosto.
  • Para servir, sugiro que coloque o homus em uma travessinha e abra um espaço para adicionar por cima o azeite de oliva extra virgem. Veja como eu fiz no vídeo acima.


Sugestão:

  1. Neste LINK, eu ensino a Como cozinhar grão-de-bico

Posteriormente, se você quiser ver mais posts como esse, acesse o meu canal de YouTube Clicando Aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.