Hoje vou ensinar você a fazer aquele Cuscuz típico aqui do Nordeste, de milho, bem quentinho e que dá para comer tanto salgado como doce. No café da manhã dos hotéis aqui do Nordeste sempre tem Cuscuz frequinho, com diversos tipos de recheio. É uma delícia, não é mesmo?
O Cuscuz é uma ótima opção para substituir o pão com manteiga em suas refeições. Pode ser feito com ovo cozido, com leite de vaca ou leite de coco, manteiga, requeijão de corte, carne seca, carne de sol e afins. O segredo é acompanhar com ingredientes típicos e populares.
Vamos fazer este Cuscuz no fogão, com vapor. Mas, para quem não tem uma cuscuzeira ou uma panela a vapor, dá para fazer também no microondas.
O cuscuz é o exemplo vivo da transformação cultural de um prato, é um exemplo das influências que cada região do país pode exercer sobre uma única receita e, assim, criar novos sabores, formatos e histórias.
O cuscuz paulista leva farinha de milho e mandioca, tomate, pimentão, sardinha, camarão, ovo, pimenta, salsinha… ao gosto de cliente. Em Minas a receita leva galinha, desfiada ou em pedaços, muitas vezes com molho de tomate ou caldo de feijão. Outra receita mineira mistura a tradicional farinha de milho com mandioca e fubá, açúcar, canela, erva-doce e queijo.
Em Santa Catarina, é famosa a bijajica, um cuscuz feito com mandioca, amendoim cru e açúcar mascavo. No Paraná existe a mandipuva, um tipo feito com mandioca fermentada e espremida, e pode levar sal, erva doce e canela, ou amendoim, ovos e banha de porco.
Na Bahia também existe uma versão com inhame e farinha de mandioca e, no Maranhão, eles preparam o prato com flocos de arroz e tapioca.
Cuscuz Nordestino
Rendimento: 1 Pessoa
Ingredientes:
Flocão para cuscuz – Farinha de milho flocada sem sal
1/2 xícara de flocão
1/4 xícara de água
Uma pitada de sal
Utensílio:
Cuscuzeiro ou Panela a Vapor
Assista ao vídeo abaixo para ver mais detalhes e dicas:
Modo de Preparo:
- Primeiramente, em um recipiente, adicione a farinha de milho flocada e o sal. Misture estes ingredientes.
- Em seguida, adicione a água para umedecer a farinha de milho para que ela fique hidratada. Deixe hidratando por 5 minutos. A farinha deve ficar como uma areia molhada.
- Depois de hidratada, cozinhe em uma Cuscuzeiro ou Panela a Vapor por 1 a 2 minutos (veja o vídeo que usei uma cuscuzeira individual). Lembre-se de não compactar a farinha de milho, apenas espelhar dentro da cuscuzeira ou panela.
- O ponto de cozimento é quando o cuscuz vira um bolinho compacto.
- Sirva bem quentinho: regado com leite de coco, coco ralado e açúcar. Ou simplesmente com uma manteiga deliciosa. Também vai bem com leite condensado. Ou, ainda, como uma refeição principal com um ensopado de galinha, carne de sol, salsicha. Esta receita é neutra, portanto, fica bem com muitos ingredientes salgados ou doces.
3 respostas
Minha querida Patty:
Há anos acompanho suas receitas. Por um tempo deixei de acompanhá-la porque estive muito doente. Estou bem agora, graças a DEUS.
Parabenizo-a pela criatividade e leveza na criação de suas receitas, deliciosas sempre .
Felicidades. Você inova a cada dia . Sempre e sempre.
Patty ,assim nós vamos comer, .comer essa delícia até e nos fartarmos . Já fiz muitas das suas receitas e todas, todas eram muito boas. SAÚDE ,PAZ , SUCESSO E MUITAS ALEGRIAS, COM AS BENÇÃOS DE DEUS.
Como vai GARANHUNS ?
UM GRANDE ABRAÇO!
ZUILA