Petrolina – Passeio na Vinícola Rio Sol – Day Wine

Fiz um post, de uma série, mostrando Petrolina que é pólo enogastronômico no Estado de Pernambuco. Hoje mostro a vinícola Rio Sol.

Direto ao ponto

Adega rio sol

Moro em Garanhuns há alguns anos, Garanhuns fica no agreste Pernambucano e sempre que vou visitar minha família na Bahia, acabo atravessando o sertão Pernambucano e passando por Petrolina. Então, Petrolina para mim sempre foi passagem.

Mesmo quando eu era criança, no interior da Bahia, eu ia muito a Juazeiro, mas só passava por Petrolina. Nos últimos anos testemunhei uma grande mudança em Petrolina, vi a gastronomia ser comentada e o enoturismo desabrochar, mas sempre de longe.

Porém esse ano, antes do feriado de 07 de setembro, período que eu passaria por ali novamente, resolvi ficar, ficar e aproveitar a cidade. Conhecer um pouco do que a capital do sertão pernambucano nos oferece.

Foram poucos dias, mas foram dias intensos e de agradáveis surpresas. Come-se bem em Petrolina, bebe-se bem em Petrolina. Viajamos de carro e fui com a família, mas Petrolina tem um aeroporto internacional onde operam Azul, Avianca e Gol, com vôos para Campinas (SP), Guarulhos (SP), Recife (PE) e Salvador (BA). Em duas horas e meia, em vôo direto, você chega de São Paulo em Petrolina.

Nesse primeiro post vou mostrar para vocês, através desse vlog no final do post, como foram nossos primeiros dias na cidade, que incluiu um Day Wine.

Vinícola Rio Sol – Day Wine

Patty Martins Vinho Rio Sol

No segundo dia que estávamos em Petrolina, no sábado, fomos passar o dia na Vitivinícola Santa Maria onde são produzidos os vinhos Rio Sol. Já saímos de Garanhuns com esse passeio agendado, você pode fazer o mesmo, vou deixar no final do post todas as informações da Vinícola Rio Sol e como você pode entrar em contado com a Vale Turismo que foi onde acertamos o passeio e que é a agência responsável pelo passeio.

Você pode fazer o Passeio Tradicional que dura cerca de 2h e pode ser feito de segunda a sábado e custa R$ 15,00 (setembro de 2017), ou você pode fazer o Passeio Náutico, que foi o que fizemos. Esse passeio dura aproximadamente 6 horas e só é feito aos sábados pela manhã. Ele custa R$ 170.00 (setembro de 2017).

Nesse passeio que escolhemos o ônibus da agência nos pegou no Hotel Ibis Petrolina, que foi onde ficamos e seguimos para Lagoa Grande, município vizinho onde fica a vinícola, sempre com um guia nos passando informações. Chegamos na Vitivinícola por volta das 9 horas da manhã e fomos recebidos por Tobias Mello, Gerente de Operações da Rio Sol que ficou conosco toda a visita.

Vinicola Rio Sol

Num primeiro momento fomos visitar os parreirais onde são cultivadas as uvas para a produção dos espumantes e vinhos, visitamos o parreiral que tinha a variedade alicante bouchet, vimos  e comemos as uvas roxinhas no pé. Depois fomos em outro parreiral onde as uvas ainda estavam verdes e pequenas.

Seguimos para a fábrica e em seguida para adega para conhecer os vinhos e espumantes mais premiados.

Patty Martins Vinho Rio Sol Fabrica

A degustação dos espumantes, foi feito no passeio de barco, num catamarã no rio São Francisco. Paramos em uma ilhota onde descemos para tomar banho no Velho Chico, sempre regado a espumante. Tomamos o Brut, Rose, o Demi-Sec e o Moscatel, o meu preferido.

Patty catamarã

Por volta de 13:30h nos dirigimos para a casa sede. Onde foi cenário da minissérie Amores Roubados, da Rede Globo, aquela com Ísis Valverde, Cauã Reymond, Patricia Pillar, etc… Ali almoçamos e degustamos os vinhos. foi um almoço regional com carneiro ao vinho (lóooogico) mas com opções mais tradicionais para quem não quer se arriscar.

Por fim, fomos à loja da vinícola que tem preço especial e para quem faz o passeio ainda ganha um cupom de desconto de 10%. Vale muito à pena, muita gente sai com caixas de lá.

O passeio terminou por volta das 17h, quando o ônibus nos deixou no hotel.

Nesse passeio eu levei as crianças e foi muito bom, pois elas aproveitaram muito o parreiral, aprenderam muito, ainda curtiram o catamarã, o banho no São Francisco tomando achocolatado gelado.

Assista ao vlog que fiz lá e curta com a gente:

É um passeio excelente, pois você pode casar com outras atividades e visitas. Vou fazer outros posts da nossa viagem a Petrolina para quem quiser dicas da região.

SERVIÇO:

Vinícola Rio Sol
Petrolina – PE
(87) 3869-9410/9385
www.vinhoriosol.com.br
@vinhoriosol

Vale Turismo
Petrolina – PE
(87) 3862-1616 9.9807-8475
www.catamaravaleturismo.com.br
@valeturismo

Hotel Ibis Petrolina
Petrolina – PE
(87) 3202-2200
www.ibis.com
@ibispetrolina

Assista aqui a segunda parte da nossa viagem a Petrolina:

SERVIÇO – EMPRESAS QUE CITO NO VLOG

Posto Castelinho
Garanhuns – PE
(87) 3761-3880
@postocastelinho

Restaurante Flor de Mandaracu
Petrolina – PE
(87) 3863-7607 ou 9.8834-7630
www.restauranteflordemandacaru.com.br
@restauranteflordemandacaru

Restaurante Capivara
Petrolina – PE
Orla de Petrolina
(87) 3862-2585
@restaurantecapivara

Café de Fazenda
Petrolina – PE
(87) 3862-2046 ou 9.8807-5706
facebook.com/cafedefazenda
@cafedefazendapnz

Restaurante Carranca Gulosa
Petrolina – PE
(87) 3985-1021
www.carrancagulosa.com.br
@carrancagulosa

Café de Bule
Petrolina – PE
(87) 3861-3404
facebook.com/cafedebule
@cafedebule

Bode Assado do Ângelo
Petrolina – PE
(87) 3983-0911
@bode_assado_do_angelo

Ana das Carrancas
Centro Cultural Ana das Carrancas
Petrolina – PE
www.anadascarrancas.wordpress.com
(87) 3031-8319 ou 9.9919-0803

Parque Zoobotanico Da Caatinga
Zona Militar, Petrolina – PE
www.parquezoobotanicodacaatinga.blogspot.com.br
O zoológico fica dentro do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado
Localizada na Avenida Cardoso de Sá – Vila Eduardo
É aberto ao público para visitação de terça a domingo de 8:00h ás 11:00h e de 14:00h ás 16:00h.

Trapiá Artesanato
Sede da Associação em Petrolina – PE
Av. São Francisco S/N – Areia Branca

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.