melhor panela

QUAL A MELHOR PANELA? INOX OU ANTIADERENTE

Hoje em dia tem tantos tipos de panelas no mercado e feitas de tanto material diferente que a gente quando tem que comprar panelas novas até se confunde toda e não sabe nem por onde começar a escolher qual a melhor para o nosso dia a dia na cozinha.

A panela mais comum que vemos sendo usada e a mais barata também, é a panela de alumínio. Mas, hoje já sabemos que apesar de ser uma boa panela e que foi usado por muitos, durante muitos anos, esse tipo de panela não é a melhor para nossa saúde, pois ela libera metais pesados na comida e pode causar doenças.

Hoje encontramos facilmente no mercado vários tipos de panelas feitas dos mais diversos materiais como, vidro temperado, titânio, teflon, inox, cobre, ferro fundido, esmaltada, cerâmica, barro, pedra sabão e outros. Mas qual escolher?

Leve sempre em conta na hora de escolher uma panela duas coisas. A primeira é que a panela não pode soltar metais pesados na comida, uma outra coisa para levar em conta é o seu bolso. Tem panelas que são muito caras, quando eu digo muito, é muito mesmo.

Uma outra coisa que você tem que ter em mente na hora de comprar suas panelas é que a maioria das panelas, não são eternas, você vai ter que trocá-las.

Diante de tudo isso, resolvi fazer essa comparação das panelas feitas com aço inoxidável e com as panelas com revestimento antiaderente, pois depois das panelas de alumínio essas são as panelas mais comuns que usamos no dia a dia.

Panela de Inox X Panela Antiaderente

Esses dois tipos de panela são as de melhor custo benefício do mercado. São panelas que se estiverem em perfeito estado não soltam metais na comida, não fazendo mal para a saúde e também são panelas que podemos encontrar com um bom preço e de boas marcas.

Vamos agora analisar as vantagens e desvantagens de cada uma delas:

Panela de Inox

Vantagem:

Esse tipo de panela tem uma durabilidade grande. É um tipo de panela que aquece por igual e depois de quente, cozinha o alimento mais rápido, economizado tempo e gás.

Desvantagem:

Por cozinhar mais rápido o alimento, fica mais fácil queimar a comida, mas é só uma questão de costume (e usar o fogo baixo). É uma panela que tende a manchar e na hora de lavar tenha cuidado para não arranhá-la, pois ela vai perder a qualidade.

Panela Antiaderente ou de Teflon

Vantagem:

Os alimentos não grudam nesse tipo de panela, mesmo que seja uma fritura. São panelas fáceis de limpar.

Desvantagem:

São panelas que riscam ou arranham fácil e logo que isso aconteça, você tem que substituí-las, pois elas vão soltar material na comida que podem ocasionar doenças. Para ter uma panela antiaderente sem riscos por mais tempo, use sempre colheres de silicone e só bucha macia na hora de lavar.

Agora, que você já conhece as vantagens de cada uma delas, faça sua escolha. Essa é uma decisão pessoal, que vai depender do seu gosto pessoal e também do seu bolso. Pois, tanto uma quanto a outra são excelentes opções para o uso no dia a dia na cozinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.