Rosbife de Lagarto

Veja aqui como faço um delicioso Rosbife de Lagarto, fácil, rápido e ótimo para qualquer refeição.

Direto ao ponto

Rosbife

 

Essa é uma receita tão fácil de fazer mais tem muita gente que tem medo de fazer, não sei porque, porque não tem segredo nenhum. Mas, só de falar a palavra rosbife, as pessoas já desistem. Pode confiar, essa é uma receita muito, mas muito simples mesmo.

E é uma receita que você pode servir assim mesmo em uma refeição, ou pode fazer um molho de sua preferência e servir junto, ou pode fatiar bem fino e servir fria como se fosse um embutido.

Sobras de rosbife, se fatiado bem fino pode ser ótimo para fazer sanduíches, ou até enrolar e colocar na salada de folhas, fica uma delícia.

Veja a minha receita:

 Rosbife de Lagarto

Ingredientes

1 peça de lagarto (a minha tinha 800 g)

Azeite de oliva

2 colheres (de sopa) de gergelim (opcional)

Tempero pronto seco (a gosto)

Pimenta do reino (a gosto)

Sal (a gosto)

Modo de Preparo

A primeira coisa a fazer é limpar a carne. Tire toda a gordura ao redor da carne, tire também pele, nervo e deixe a carne limpinha.

Depois esfregue sal por toda a carne. Lambuze a carne com um pouco de azeite de oliva, isso vai ajudar a grudar o tempero na carne.

Em uma tábua de carne polvilhe o tempero pronto, a pimenta do reino e o gergelim. Passe a carne pela tábua, inclusive as extremidades, o tempero vai grudar todo na carne, veja a foto.

Aqueça uma frigideira (bem quente), depois coloque um pouco de azeite. Com a frigideira bem quente coloque a carne, doure a carne de todos os lados, inclusive as pontas. Isso se chama “selar a carne” e basta uns dois minutinhos de cada lado da carne, daí ela já fica douradinha.

Coloque a carne selada de todos os lados em uma forma ou refratário e leve ao forno médio (180 graus, mais ou menos) por uns 15 minutos. Depois retire a carne do forno e deixe ela descansar uns 15 minutos antes de servir.

Essa carne pode ser servida quente ou fria.

 

Rosbife receita

 

Dicas:

  • Você também pode usar filé mignon ao invés do lagarto.
  • Se quiser uma carne mais bem passada é só deixar um pouco mais no forno, mas uma das características do rosbife é conservar o miolo da carne mais rosado.
  • Usei um tempero seco pronto, mas se você não tiver, pode usar só o sal com a pimenta do reino, ou o tempero que você preferir.
  • Use uma frigideira de fundo grosso ou com anti aderente (eu prefiro).
  • Para fatiar o rosbife bem fino, minha dica é deixar esfriar bem, ou até mesmo colocar na geladeira por um tempo, depois é só usar uma faca bem afiada. Com ele gelado dá até para cortar no fatiador de frios. Usar uma faca elétrica também dá um bom resultado.

 

23 respostas

  1. Aconselho marinar o lagarto antes de assar ou passar no amaciante de carne sem esquecer de furar pontualmente a peça inteira . Perfeito para sanduiches

  2. Meu primeiro lagarto ficou maravilhoso!!!
    Ainda bem que encontrei esta receita SUPERSIMPLES antes de tentar uma receita tradicional (que inclui panela de pressão)
    presente em 99% dos sites que pesquisei e das dicas de quem já fez. Evitei muito trabalho e ficou delicioso Virei fã!

  3. Estava procurando uma receita simples e vou fazer agora. Há mto tempo não faço rosbife, tomara que dê certo.

  4. Receita fácil e imbatível .fiz somente a metade e me arrependi devia ter feito a peça inteira sensacional

  5. Patty, caí no seu blog porque estava pesquisando uma receita de lagarto de forno e fiquei encantada com a facilidade de sua receita de rosbife.
    Que eu me lembre, nunca fiz antes tampouco pesquisei modos de fazer, mas o lagarto na minha geladeira junto com a vontade de comer algo frio nesse calor louco chamaram para a tentativa.
    E ficou PERFEITO!!!!!!!!!!
    Obrigada!

  6. Que bom que gostou, Alessandra. Está é, realmente, uma forma fácil de fazer. Aliás, esta é a proposta do @aquinacozinha, receitas fáceis e práticas para o dia a dia, mesmo para ocasiões especiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.