Sassami de Frango com Molho de Damasco – Especial Dia dos Namorados

Receita especial para o dia dos namorados: Sassami de Frango com Molho de Damasco

Direto ao ponto

De hoje até o dia 12 vou postar algumas receitas especiais para quem quiser montar um cardápio para cozinhar alguma coisa diferente e fazer um jantar especial para o seu amado (a). Mas, como tudo que coloco aqui no blog, serão receitas simples e fáceis de fazer, não vou fugir à regra.  Qualquer pessoa, mesmo as que não tem nenhuma experiência na cozinha, conseguirá fazê-las.

Essa receita de Sassami de Frango com Molho de Damasco   tem um toque sofisticado por conta do damasco, mas é tão fácil de fazer, tão simples e deliciosa, tem sabor de festa.

Aqui em Garanhuns não costumo achar muito facilmente damasco, mas as vezes tenho sorte, daí compro e guardo. Como ele é uma fruta seca, tem uma validade bem grande. Dessa vez minha sorte foi ainda maior, pois além de encontrar bastante para comprar, o preço estava bem camarada, dygno mesmo.

Antes da receita quero esclarecer, para quem não sabe:

O que é sassami de frango?

Sassami nada mais é do que o filezinho do frango. Quando você compra o peito inteiro, você observa que quando tira o filé do peito, tem o peito maior e tem o filezinho junto. Ele é comprido (foto1) e bem mais tenro que o filé maior. Quando compramos no supermercado, naquelas bandejas de isopor onde vende cortes de frango, você vai encontrar as badejas de filé de frango (os grandes) e vai encontrar as de filé de sassami (que é esse filezinho tenro).

Vamos à receita?

Sassami de Frango com Molho de Damasco

Ingredientes

1 kg de filé de frango (tipo sassami)

4 dentes de alho amassados

1 raminho de alecrim

Sal a gosto

Óleo e manteiga para fritar

Molho de damasco

100 g de damasco

1 xícara (de chá) de água

1 colher (de sopa) de manteiga

1 colher (de sopa) de mel

Modo de Preparo

Coloque o damasco de molho na água por pelo menos 1 hora. Enquanto isso tempere o frango com o alho, o alecrim e o sal e deixe descansado 1/2 hora para pegar melhor o sabor.

Depois aqueça uma frigideira e coloque um pouco de manteiga 1 colher (de sobremesa) e um pouquinho de óleo (isso evita que a manteiga queime). Deixe o fogo alto e coloque os filezinhos, frite de um lado, vire e frite do outro (não deixe muito tempo). Retire do fogo e arrume-os em um prato e reserve.

Coloque o damasco com a água no liquidificador, junte o mel e bata bem. Despeje em uma panela, junte a manteiga e deixe ferver apurando um pouco. Depois é só colocar o molho por cima dos filés, enfeitar com uma folha de manjericão e servir.

Clique nas fotos para ver em tamanho maior

Dica:

  • Usei 1 kg de frango porque aqui em casa somos em cinco pessoas e fiz para todos. Mas, se você quiser fazer só para você e seu amor, divida a receita ao meio.
  • Se você não tiver o sassami de frango pode usar o filé normal.
  • O sassami é bem mais tenro que o filé normal então na hora de fritar deixe o fogo alto. Deixe dourar de um lado, vire e doure do outro, é rápido, questão de minutos. Se você deixar fritando muito tempo ele vai ficar seco e duro.
  • Essa receita é agridoce então coloque pouco molho ou coloque o molho em uma molheira para servir separado porque a pessoa serve a quantidade que quer.

6 respostas

  1. Oi Patty. Que delícia este prato. Eu gosto muito deste filézinho e não sabia que tinha esse nome, rsrs. Vi a sua receita no LinkFood e vim correndo conferir. Ótima dica para o dia 12.

    Um abraço, Fabiana.

  2. bom dia !!! Essa receita veio bem a calhar, estou com um potinho de damasco em casa que não sabio que que fazer! Ja tenho o jantar de hoje!!!
    bjus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.