Vinho quente não é uma coisa comum aqui no Nordeste. Eu mesma só conheci quando morei no interior de São Paulo e me rendi. Acho delicioso e, no frio, esquenta que é uma beleza. Lá se costuma fazer vinho quente, junto com o quentão nas festas juninas e julinas, mas eu sinceramente não espero estas festas para fazer, é só começar a esfriar que faço.

Ontem, esteve gelado por aqui, no termômetro de rua marcava 16 graus, mas a sensação térmica era de bem menos, por causa do vento e da chuva, então para esquentar o corpo, fiz esse vinho a noite e tomamos debaixo do cobertor, assistindo televisão. Veja como faço:

 

Vinho Quente

Ingredientes

3 xícaras (de chá) de vinho

1 xícara (de chá) de açúcar

1 xícara (de chá) de água

10 cravos

5 paus de canela

Casca de meia laranja

1 maçã

Modo de Preparo

Em uma panela coloque o açúcar, os cravos, a canela, as cascas da maçã e da laranja. Junte a água e leve ao fogo. Depois que levantar fervura, deixe uns 5 minutos fervendo. Vai ficar uma calda rala. Junte o vinho e deixe ferver novamente. Mas, assim que ferver desligue para não evaporar todo o álcool. Deixe descansando uns 5 minutos para pegar gosto e depois passe por uma peneira. Esquente novamente (sem ferver), acrescente a maçã picadinha e sirva bem quentinho.

  • Dá 5 porções.
  • Quando cortar a maçã, deixe ela de molho em água com gotinhas de limão até a hora de usá-la, assim ela não escurece.

Outras bebidas quentes:

Capuccino

Choconhaque – Chocolate quente com conhaque

 Café Com Doce de Leite e Chantilly

 

5 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.