Bolo de Macaxeira de Liquidificador

Para começar quero esclarecer que macaxeira é a mesma coisa que aipim ou mandioca. O nome vai mudar dependendo do lugar do Brasil onde você mora. Aqui em Pernambuco todo mundo diz, macaxeira.

Quero esclarecer outra coisa também. Este bolo não é um bolo primoroso como o Bolo de Aipim com Leite Condensado e Caramelo que é simplesmente DI-VI-NO. Este é um bolo prático. Isto não quer dizer que não seja bom, não é isto. Ele é bom, mas é um bolo mais comunzinho. Ideal para fazer quando você está com pressa: Vai chegar uma visita, as crianças tem que levar um bolo na escola, os vizinhos resolveram de última hora fazer uma festinha para pular a fogueira, situações assim.

Foto de Luciana Rodrigues

Eu não passei por nenhuma situação destas para fazer este bolo. Simplesmente me deu vontade de fazer um bolinho para tomar com um chá no fim da tarde que estava simplesmente congelando, frio mesmo.

Veja esta foto aí do lado que uma amiga querida de minha filha tirou lá do centro da cidade, né Lu. Olha que esta foto foi no centro, imagina então o frio em outras partes da cidade onde normalmente o frio é maior.

 

Bem agora vou mostrar como fiz esta receita:

Bolo de Macaxeira de Liquidificador

Ingredientes

1 kg de macaxeira crua descascada e picada

1 lata de leite condensado

1 vidro pequeno de leite de coco (200 ml)

100g de coco ralado (se tiver o fresco é melhor)

2 colheres (de sopa) de manteiga ou margarina

4 colheres (de sopa) de açúcar

3 ovos

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Unte uma assadeira com manteiga, polvilhe com farinha de trigo e despeje o conteúdo do liquidificador nela. Leve ao forno médio por mais ou menos 40 minutos. Ele depois de frio fica mais gostoso. quando está quente ele fica meio puxa-puxa.

Obs:

  1. Na hora de cortar a macaxeira, não esqueça de tirar aquele fio que tem no meio, pois é muito fibroso e fica ruim no bolo;
  2. Se der use coco fresco ralado e manteiga, mas se não der não deixe de fazer, use margarina e coco seco em pacote;
  3. Neste bolo não vai fermento.

 

Comments

  1. says

    Patty, bolo de macaxeira é muito bom. Ando me preparando pra fazer um de verdade, acho que vou começar por esse e depois me arriscar no outro, mais elaborado.
    Abraços!

  2. josilene says

    Colega fiz seu bolo hoje, pra meu marido que adora bolo de aipim só que ñ sou muito fã de fazer pq dá um trabalhooooo, + esse, além de prático rápido é gostoso, deve ficar mais gostoso ainda amanhã PBENSSSSSS!!!!!!

  3. admario says

    Eu herdei de meu querido pai o amor pela cozinha e adoro uma cozinha grande, limpa, ensolarada pra receber os amigos e criar pratos deliciosos tirando todos da dieta. Essa receita eu conhecia “parecida” mas não a mesma. Testei essa e todos aqui engordaram kkk Bjs

  4. Ernandia says

    Acho q posso fazer c a puba, sao bem parecidos, posso?? so o coco ralado fresco, ainda precisa do socoo??

  5. Ivaneide says

    Muito boa sua receita e prática!
    estava precisando urgente de uma receita prática , pra levar pro trabalho, essa caiu como uma luva…
    obrigada!
    Abçs!!!

  6. Patricia says

    Esse bolo o leite que vai e leite condensado e o leite de coco? Eu vou triturar toda essa aipim so com o leite de coco e o leite condensado? Aguardo resposta.

  7. Eliane says

    Boa Noite,
    O forno tem que ser pré-aquecido?
    Por quanto tempo?
    Qual o tamanho da forma?
    É a de buraco?
    Obrigada!

  8. says

    Eliane não precisa pré aquecer o forno. O tempo vai variar do seu forno, use o truque do palito para ver se o bolo está bom.
    Não precisa ser a forma de buraco, veja no post que usei uma forma redonda comum. a minha forma tem uns 30 cm de diâmetro.
    Beijos

  9. sílvia says

    Fiquei na dúvida se a receita não leva mesmo farinha de trigo (além da que se usa para polvilhar).

  10. jessica says

    nossa seu bolo deu água na boca,eu adoro bolo de macacheira…
    e com esta receita super fácil vou até fazer um bolo..

  11. Carlinha says

    Oieee Patty,

    Eu fiz sabado passado e fez o maior suuucesso, a vizinhança adorouuu… brigaduuu pela receita. beijoss

  12. Elisandra says

    ola querida adorei sua receita so tem uma duvida
    esse bolo nao leva trigo nao?
    quero muito fazer pois adoro cozinhar mas tenho essa duvida
    por favor ajude-me

  13. Elba says

    Oi Patty,
    Amei a praticidade dessa receita, só que estou meio gordinha e substitui o leite condensado por acúcar diet, ficou ótima e comi sem ressentimentos!! delicia!!!

  14. Ivaneide says

    Oi eu queria fazer o bolo de macaxeira.se eu fizer. Com 2k de macaxeira se eu devo colocar duas latas de leite condensado?

  15. Maria Thayse says

    Eu fiz esta receita ficou ooootimo , so que eu nao coloquei o leite de coco e sim leite normal, pq nao tinha e moro em Verona na Italia , pra achar alimentos brasileiros e dificil, mas sua receita foi otima, parabens.

  16. says

    Você fez Bolo de Macaxeira em Verona Maria? Que legal. Adoro receber comentários como o seu. Gosto quando brasileiros que moram fora conseguem achar receitinhas aqui no blog que ajudam a matar a saudade da terrinha.
    Beijos

  17. claudecy says

    muito bom bolo de macaxeira,parabéns à so para lembra nós aqui em Santarém do Pará,tbm chamamos de macaxeira,e o nome do fio que vc citou que tem no meio dela e chamado de talo,bjs sucesso para vx bjs.

  18. Simone Parente says

    Boa tarde, Patty
    Tenho umas mandiocas congeladas, sera que vou ter o mesmo resultado do bolo preparado com a mandioca em natura?
    Me ajuda……………….bjs

  19. claudiana says

    nunca fiz este bolo de macaxeira dessa forma vou tenta fazer ele parece muito muito gostozo obrigado

  20. bruna says

    fiz a receita, mas o bolo não ficou tão sequinho assim como na imagem… será que fiz algo errado?

  21. Viviane de Souza Freitas says

    A mandioca é uma é a macaxeira é outra… Pois se comer mandioca morre envenenado, já a macaxeira podemos comer sem problema …Aqui na minha terra já teve casos de uma família inteira morrer por comer a mandioca….Pois é dela que fazemos a farinha amarela e retiramos o tucupi e a goma….

  22. Elza says

    Boa receita. Se puser a mesma medida da lata de leite cindensado de queijo ralado curado e uma colher de sobremesa de po royal ficará bem melhor. Experimente fazer assim p vcs verem. Fica mais saboroso e mais fofinho.

  23. Janette says

    Aqui em casa todo mundo adora bolo de mandioca, o tradicional era mandioca ralada, mas dava muito trabalho, ai eu experimentei fazer com a mandioca congelada, fica mais fácil para bater no liquidificador, eu coloco para bater quando ela descongela em pedaços pequenos, faço como a receita acima, só troco o leite condensado por açúcar, e coloco queijo ralado e pó Royal.

  24. Eliande Canuto says

    Eu já tinha tentado fazer um bolo de macaxeira, nunca deu certo fiz este pence em um bolo facie e saboroso. Nota mil ,não tem como errar.

  25. Marilene Cunha Fontgalland de Lima says

    Otimo ! delicioso…gostei da idéia de bater no liquidificador ! vou fazer…adoro…

  26. SEBASTIÃO FERNANDES says

    Gosto muito de bolo de aipim tanto doce como o bolo frito (salgado) Gostaria que enviasse para mim a receita de bolo de aipim frito (salgado) Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *