Bolo de Macaxeira de Liquidificador

Para começar quero esclarecer que macaxeira é a mesma coisa que aipim ou mandioca. O nome vai mudar dependendo do lugar do Brasil onde você mora. Aqui em Pernambuco todo mundo diz, macaxeira.

Quero esclarecer outra coisa também. Este bolo não é um bolo primoroso como o Bolo de Aipim com Leite Condensado e Caramelo que é simplesmente DI-VI-NO. Este é um bolo prático. Isto não quer dizer que não seja bom, não é isto. Ele é bom, mas é um bolo mais comunzinho. Ideal para fazer quando você está com pressa: Vai chegar uma visita, as crianças tem que levar um bolo na escola, os vizinhos resolveram de última hora fazer uma festinha para pular a fogueira, situações assim.

Foto de Luciana Rodrigues

Eu não passei por nenhuma situação destas para fazer este bolo. Simplesmente me deu vontade de fazer um bolinho para tomar com um chá no fim da tarde que estava simplesmente congelando, frio mesmo.

Veja esta foto aí do lado que uma amiga querida de minha filha tirou lá do centro da cidade, né Lu. Olha que esta foto foi no centro, imagina então o frio em outras partes da cidade onde normalmente o frio é maior.

 

Bem agora vou mostrar como fiz esta receita:

Bolo de Macaxeira de Liquidificador

Ingredientes

1 kg de macaxeira crua descascada e picada

1 lata de leite condensado

1 vidro pequeno de leite de coco (200 ml)

100g de coco ralado (se tiver o fresco é melhor)

2 colheres (de sopa) de manteiga ou margarina

4 colheres (de sopa) de açúcar

3 ovos

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Unte uma assadeira com manteiga, polvilhe com farinha de trigo e despeje o conteúdo do liquidificador nela. Leve ao forno médio por mais ou menos 40 minutos. Ele depois de frio fica mais gostoso. quando está quente ele fica meio puxa-puxa.

Obs:

  1. Na hora de cortar a macaxeira, não esqueça de tirar aquele fio que tem no meio, pois é muito fibroso e fica ruim no bolo;
  2. Se der use coco fresco ralado e manteiga, mas se não der não deixe de fazer, use margarina e coco seco em pacote;
  3. Neste bolo não vai fermento.

 

Comments

  1. SEBASTIÃO FERNANDES says

    Gosto muito de bolo de aipim tanto doce como o bolo frito (salgado) Gostaria que enviasse para mim a receita de bolo de aipim frito (salgado) Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>