Bolo Gelado

bolo gelado

Esse Bolo Gelado é figurinha fácil aqui em casa. Sempre faço. Já fiz até para aniversário. Sabe quando a gente faz esse bolo, embrulha em papel alumínio e coloca dentro de uma caixa decorada para servir em aniversário de criança. Eu já fiz. Tem gente que acha tosco, eu não acho. Toda criança gosta muito desse bolo. É muito prático fazer ele para aniversário, dá para você fazer com uns dias de antecedência e na hora de servir já está cortadinho.

Mas, apesar dessa introdução toda tenho que falar para vocês, que dessa vez não fui eu quem fez. Foi minha filha. Ela fez para comermos como sobremesa no fim de semana. Essa também é uma boa dica. Faça de sobremesa, deixe na geladeira e coma durante o fim de semana. Se quiser servir de forma mais bonitinha do que enrolado em papel alumínio, é só tirar do papel, colocar em um prato e fazer uma frescurinha no prato com alguma calda, pode ser a calda de chocolate que já fiz aqui ou qualquer outra. Você vai ser aplaudido de pé, é divino. Super fofinho, molhadinho e gelado na medida certa.

Bolo Gelado

Ingredientes

3/4 de xícara (de chá) de manteiga

4 gemas de ovos

2 xícaras (de chá) de açúcar

2 e  ½ xícaras (de chá) de farinha de trigo

½ xícara (de chá) de leite

1 vidro de leite de coco pequeno (o de 200 ml)

4 claras em neve

1 colher (sopa) de fermento em pó

 

Para molhar o bolo

1 xícara (de chá) de leite

1 lata de leite condensado

1 pacote de coco ralado (pacote de 100 g)

 

Para embalar

Papel alumínio

 

Mode de Preparo

Preaqueça o forno em 180°C (forno médio).

Bata na batedeira o açúcar com a manteiga até ficar fofo. Depois vá acrescentando as gemas uma a uma. Bata até ficar esbranquiçado. Desligue a batedeira e agregue a farinha de trigo intercalando com o leite e o leite de coco. Volte para a batedeira e bata levemente. Tire da batedeira e agregue levemente as claras em neve. Mexendo de baixo para cima. Depois coloque o fermento e novamente mexa delicadamente. Coloque em uma forma retangular untada e polvilhada. Leve ao forno por mais ou menos 30 minutos ou até você enfiar um palito e ele sair limpo.

 

Prepare a calda

Misture o leite condensado, o leite e o coco ralado.

 

Montagem

Fure todo o bolo com um palito enquanto ele ainda estiver quente e já corte em pedaços (mas não tire da forma). Molhe com a calda. Espalhe por todo o bolo de maneira uniforme (se quiser mais úmido acrescente mais leite). Deixe esfriar. Depois retire da assadeira e coloque em uma recipiente com tampa e leve à geladeira.

Se preferir (eu acho que conserva mais) enrole em papel alumínio. Corte pedaços quadrados de papel alumínio e enrole cada pedaço de bolo separadamente. Leve para gelar por no mínimo 4 horas, mas fica mais gostoso se você deixar para comer no dia seguinte.

Dica:

  • Dá de 15 a 20 pedaços, vai depender do tamanho que você cortar.
  • Prefira deixar na geladeira de um dia para o outro, fica bem mais gostoso.
  • Se quiser pode usar o coco fresco, mas ele não dura tanto quanto com o coco em pacote.

Comentários

  1. Olá Paty.
    Seu blog é maravilhoso, recheado de deliciosas receitas. Não é atoa que ele está entre os primeiros lá nas tuasreceitas.com.br.
    Fiz uma receita sua, e publiquei, e o Repolho com Bacon. Aqui em casa todos gostaram. Brigada por dividir.
    Bjs

  2. Bolo simples e gostoso, me fez lembrar da minha infância :-)
    Queria saber se posso substituir a manteiga por margarina?

    Ótimo blog!

  3. aiiii Patty.. amoooo esse bolo.
    E vc tem razão é melhor embrulhar, pq se vc deixa na forma e na geladeira, ele resseca.
    bjuuu
    amei a dica!!

  4. Desculpe, dei enter antes de acabar de escrever.
    Meu repolho não ficou tão lindo como o seu, porém ficou delicioso, vou fazer outras vezes. Grata por dividir.
    Bjs e Boa Semana

  5. Com esse calor, um bolo gelado, receita da Patty, maravilha.Fácil de fazer e os ingredientes, geralmente, estão em casa.

  6. Gente adorei esse bolo,simplis e muito gostoso,fis para uma festinha de aniverssario, todos gostaram..vcs tão de parabens com as receitas…e eu tento fazer todas.rsrs

  7. Amo cozinhar, para mim é um enorme prazer, fiquei encantada com simplicidade e sabedoria que as receitas são passadas, gosto de receitas tradicionais, e regionais parabéns. Deni