Bolo Simples

Bolo Simples

Minha filha está morando em outra cidade fazendo faculdade e esses dias ela me ligou: “mãe no blog não tem receita de bolo simples?”. Oxe não é que não tinha mesmo. Ainda não tinha me atentado que nunca tinha feito um bolo simplesinho, o famoso Bolo de Nada no blog.

Então, logo fui fazer um aqui para casa e fotografei para colocar no blog e ajudar pessoas assim como minha filha que querem fazer um bolo mais simples.

Você pode comer ele assim, simples mesmo, sem recheio e sem cobertura, o que é ótimo para comer com café, ou no chá. Por outro lado, você também pode usá-lo para fazer Bolo de Aniversário. As vezes eu uso esse bolo no lugar do pão de ló para fazer bolo de aniversário. Se não quiser fazer bolo de aniversário pode fazer também um bolo mais simples só que com recheio e cobertura.

Como dá para ver é essa é uma daquelas receita básicas, veja como faço:

Receita de Bolo Simples

Ingredientes

1 pacote de manteiga (200 gramas)

1 e 1/2 xícara (de chá) de açúcar

4 ovos

3 xícaras (de chá) de farinha de trigo

1/2 xícara (de chá) de leite

1 colher (de sopa) de fermento para bolo

Modo de Preparo

Antes de tudo ligue o forno no médio (180 graus) e deixe esquentando. Unte uma forma com manteiga e polvilhe farinha de trigo, reserve.

Coloque a manteiga, o açúcar e os ovos em uma tigela e bata bem até o creme ficar fofo e esbranquiçado. Se usar a batedeira, bata por uns 2 a 3 minutos. Se bater na mão, bata por um tempinho maior, tipo uns 5 minutos.

Depois acrescente a farinha de trigo e o leite, misture até ficar uma massa lisa e homogênea. Mas não precisa mais bater muito não.

Junte o fermento e mexa delicadamente. Despeje a massa na forma untada e polvilhada. Coloque no forno preaquecido e não abra o forno nos primeiros 30 minutos. Ele deve assar entre 35 e 45 minutos.

O bolo vai estar bom quando você enfiar um palito nele e ele sair limpo.

Espere ficar morno ou frio para desenformar.

Bolo Simples

 

Observação: Fiz um post com dicas para fazer um bolo dar certo, veja:

Dicas para o bolo dar certo

 

Dicas:

  • Eu usei uma forma de buraco no meio com 22 cm de diâmetro.
  • Essa massa também dá para  fazer em uma forma redonda de 24 cm ou uma retangular de 22 X 33 cm

 

Para saborizar esse bolo:

Limão – Coloque 1 colher (de sopa) de raspas de limão na massa.

Laranja – Coloque 1 colher (de sopa) de raspas de laranja

Baunilha – Coloque 1 colher (de chá) de extrato de baunilha

Chocolate – Coloque 1/2 xícara (de chá) de chocolate em pó

Especiarias – Coloque 1 colher de café de canela em pó, mais uma pitada de cravo em pó e também uma pitada de noz moscada

 

Se você quiser incrementar seu bolo nos links abaixo você encontra alguns recheios e coberturas, veja:

 

 

Recheios para Bolo

 

Coberturas para Bolo

Comments

  1. margarida farinha says

    obrigada pelas suas receitas, são optimas para quem como eu trabalha o dia todo fora de casa e tem tudo para fazer, adorei o seu bolo , rápido e super saboroso com as suas dicas vou fazer este fim de semana obrigada um bjo de portugal

  2. Sisu says

    Amoooo suas receitas!!! Minha mãe já fez muitas receitas e como são saborosas e fáceis de fazer. Obrigada.

  3. Maria Jose says

    tive uma empregada que quando fazia bolo simples dizia com seu jeito engraçado “estou fazendo bolo de bolo”

  4. Nati Cunha says

    Adorei a receita!!! Amei e verdade… Tenho duas dúvidas… Primeira, posso trocar a margarina por óleo?? Qto e oleo devo usar pra substituir a margarina?? Caso eu queira saborisar com a meia xícara de chocolate que vc sugeriu, a massa não ficará seca ou eu devo acrescentar mais algum líquido?? Obrigada pela atenção!! Bjo

  5. maria angela a. marques says

    Eu adoro bolo para tomar com café a tarde, esse bolo é maravilhoso pra isso, bolo de nada sem recheio só com café e muito bom, parabéns pela receita.

  6. Rosa Oliveira says

    Adorei este lugar! Parabéns! Será que no lugar da farinha de trigo posso colocar fécula de batata? Parece que o bolo fica mais leve com fécula. Obrigada

  7. Maria creuza o. moura says

    patty continue senpre assim adoro suas receitas qui bolo gostoso sempre faço suas receitas aqui em casa obigado

  8. says

    Olá Tudo bem?? Cheguei por acaso em seu blog e achei muito fofo!! Tenho um canal no youtube voltado para confeitaria, caso tenha curiosidade em conhecer deixo o link.

    Abraços

  9. Elda says

    Eu fiz esse bolo e ficou ÓTIMO, foi o primeiro bolo que fiz e deu certo, vale muita a pena fazer, a massa fica super leve e o bolo é uma delícia.

  10. fatima says

    ola fiz o pudim falso de leite condensado ficou ótimo…parabéns pela receita…Obrigada…Fatima eloi….Estados unidos.

  11. Ana Paula says

    Boa noite.
    Achei o seu face, curti e descobri essa MA-RA-VI-LHO-SA receita. Fiz hoje mesmo. Ficou perfeito.<3

  12. vera says

    Nossa menina que site maravilhoso …que Deus lhe abençõe muito por dividir suas receitas e dicas…faço bolos tbm ..não sou profissional mais tenho meu talento..e tenho muita vontade de aprender mais.. mas não tenho condições de fazer cursos ..então me aventuro a fazer e aprender sozinha e quando encontro pessoas como voce agradeço a Deus.. to te seguindo no intagran…como vera bolos.. parabens …um abraço…

  13. lau says

    oi tenho muitas dificuldades com as medidas entao kero saber s nao dava p fotografar o copo k usast para a medicao do leite e a farinha.

  14. Fernanda Nunes says

    Oi Paty. Obrigada pela receita Hoje você me ajudou a vencer um trauma de anos. Quando eu ainda era adolescente tentava fazer bolo mas nunca tive sucesso. Tentei tanto que já tinha desistido. Mais de 15 anos sem me arriscar a fazer um bolo. Às vezes ensaiava um com mistura pronta e ouvia comentários negativos. Hoje tomei coragem e fiz esta receita. Resultado: muito orgulho de mim mesma (e agradecimento a você, por óbvio! Obrigada pelas dicas postadas sobre como fazer um bolo fofinho. Hoje deu tudo certo, meu bolo enfim prestou e recebi elogios. Grande abraço, Deus a abençoe!

  15. Abel says

    Olá, usei essas medidas em uma forma retangular 22x33cm mas quase não preencheu a forma, logo não deu muito certo o bolo, o que fazer?

  16. Virgínnia Sales says

    Oi, Patty! Parabéns pelo blog! Estou aqui doida por cada receita hahaha
    Posso usar farinha de trigo que já tenha fermento e não adicionar mais nenhum tipo de fermento?
    Na receita tá trigo e fermento separados…
    Obrigada, e sucesso!
    Beijos.

  17. Thiago Monteiro says

    Oi ..fiz hj o bolo e ficou super bonito e gostoso, fiz com a forma redonda com furo no meio, usei farinha de trigo rosa branca ja com fernento …vou tomar um café da tarde com ele agora …Obrigado pelas dicas e adorei a receita , facil simples e rápido. .

  18. Emanuela says

    Muito legal a receita, não fiz ainda, mas com toda certeza irei fazer. Gostaria de saber a quantidade para uma forma de 30 cm de diâmetro.!! Aguardo resposta, grata desde já..

  19. says

    Eu queria entender melhor a receita, 1 pacote de manteiga? Não tenho medidores em casa então queria saber as medidas em xícaras :/

  20. Giovanna says

    Oi, Patty! Vou fazer numa forma redonda sem furo e queria cortar no meio para rechear. Será que ele aguenta ou vai ficar fofinho demais? Alguma dica para dar certo? Obrigada desde já!

  21. Isabel Cristina says

    Gostaria de saber se posso substituir o leite pelo suco de laranja!!!
    Obrigado desde já,pela atenção!!

  22. Conceicao says

    Olá… adoro bolo simples. Vou fazer hj ainda.
    Gostaria de saber se posso substituir duas colheres de farinha de trigo por MAISENA, como vc deu dica?

  23. Jamille says

    Muitíssimo obrigada por compartilha essa receita. Todas as vezes que fazia um bolo solava, pois ontem seguir passo a passo a receita, li as dicas para o bolo dar certo, e graças a Deus e a você o bolo ficou maravilhosooooooo!!! Chega fiquei emocionada.

  24. Solange Regina da Silva says

    Boa tarde,

    Eu fiz esta receita de bolo simples, ….mas eu substitui a farinha comum ,por farinha de Semolina…. e eu acrescentei mais 50gr de manteiga porque a farinha de Semolina é muito seca.
    O resultado foi que eu provei a um dos melhores bolo de Semolina que eu já comi na minha vida.
    Eu quero lhe agradecer por essa receita de bolo simples,….. porque essa receita me fez lembrar as receitas antigas de bolo.
    Eu fiz este bolo simples do modo árabe. …(porque sou neta de libaneses),… eu não usei a batedeira, ..eu também não bati o bolo na mão, …. eu simplesmente fui amassando com as mãos os ingredientes, ….então , primeiro eu amassei a Semolina com a manteiga, ….depois coloquei o leite, o açúcar , e os ovos batidos …e por último o fermento já desmanchado com um pouquinho de água.
    Vai amassando toda a massa com uma das mãos. .. e com a outra mão se usa para colocar os ingredientes.
    Depois é só colocar em uma forma redonda untada.
    Deu certo!
    Ficou uma delícia!
    Dá próxima vez vou tentar usar fubà .. no lugar da farinha de trigo!
    Este seu blog é demais….é maravilhoso!
    Suas receitas são fáceis e deliciosas !
    Muito obrigada.
    Bjs
    Solange

  25. Carla says

    Essa receita é perfeita! Acabei de fazer agorinha pela segunda vez, e ficou uma delícia!!! Muito obrigada pela receita, sempre procurei uma receita simples e boa desse bolo. Sempre recebo elogios quando o faço 😉
    Ah. Da primeira vez eu fiz como está escrito na receita, mas dessa vez percebi que só me restavam 2 ovos. Então fiz uma substituição, em vez de usar 4 ovos eu usei: 2 ovos, 3 colheres de sopa de água, 3 colheres de chá de óleo e 1 colher de chá de fermento em pó. Deu certinho também 😉

  26. Bárbara Silva says

    Oi Patty, já fiz esse bolo e ele é delicioso! A minha dúvida seria na quantidade pra fazer metade da receita, você poderia me orientar? Eu fiquei um pouco perdida (rs)! Muito obrigada por compartilhar suas receitas! Beijão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *