Como fazer filé de frango grelhado

como fazer filé de frango grelhado

Muita gente me pergunta como fazer filé de frango grelhado de forma que fique saboroso e que também não fique seco. Existem sim uns truquinhos e vou mostrar para você. Aqui em casa comemos muito filé de frango, eu particularmente tenho comido muito desde que resolvi ter uma alimentação mais saudável.

Veja como faço:

Como fazer filé de frango grelhado

Você vai precisar de:

1 frigideira

1 pinça ou garfo

Ingredientes

Filé de peito de frango

Sal

Pimenta do reino moída

Azeite

Modo de Preparo

Coloque os filés de frango em um recipiente e tempere com sal e pimenta. Se quiser pode colocar alguma erva bem picadinha também, principalmente se você não gostar de pimenta do reino, então tire a pimenta e coloque alecrim, ou manjericão, ou outra erva bem picadinha. Muitas vezes eu só tempero o peito com o Sal de Ervas.

Coloque um fio de azeite na frigideira (eu unto a frigideira com bem pouco azeite), deixe esquentar.  Coloque um filé ou no máximo dois na frigideira. Deixe dourando por cerca de 3 minutos (se o filé for fino como o meu) ou 5 se o filé for mais grosso (como quando o peito do frango só é dividido em dois filés). Passado esse tempo, levante a beiradinha do filé com uma pinça ou com um garfo, se já tiver dourado, vire e faça do mesmo jeito com o outro lado. Quando dourar do outro lado retire do fogo. Sirva quentinho acompanhado com farofa (como o meu acima) ou com uma bela de uma salada. Você pode também servir com algum molho. Logo abaixo dou algumas ideias de molho que já fiz aqui no blog.

como fazer filé de frango grelhado

Truques para deixar o filé de frango gostoso e suculento

Truque 01 – Grelhe de um a dois filés de cada vez. se você colocar mais de um, corre o risco de baixar a temperatura da frigideira e juntar água, então o frango cozinha ao invés de grelhar. Se você for esperar a água secar para depois dourar, com certeza o filé já vai ter passado do tempo.

Truque 02 – Não fique mexendo no filé, coloque na frigideira e deixe lá até dourar. Não mexa. E pelo amor de Deus não fique esfregando o filé na frigideira para “pegar cor”, isto vai fazer com que a carne fique muito seca.

Truque 03 – Só vire o filé depois que o outro lado já esteja dourado.

Truque 04 – Dourou dos dois lados, retire o filé do fogo.

 

Algumas dicas de como servir filé de frango grelhado:

  • Colocar Molho de Tomate em um prato para servir, arrumar os filés grelhados por cima, polvilhar salsinha bem picadinha e servir bem quentinho.
  • Ou colocar os filés de frango grelhado em um refratário, cobrir com esse outro Molho de Tomate, polvilhar com queijo muçarela e levar para derreter e dourar o queijo. Você também pode substituir o molho de tomate por Molho Branco.
  • Se for para uma refeição mais elaborada, você pode servir com molho de damasco, como fiz aqui: 

    Sassami de Frango com Molho de Damasco

  • Uma outra dica é servir com molho de maracujá, como fiz aqui:

Frango com Molho Cremoso de Maracujá

  • Um molho muito gostoso também é o de mostarda em grãos, você pode servir esse molho por cima dos filés grelhados, quando fiz aqui no blog, eu fiz o peito de frango no forno, mas com ele grelhado fica muito bom também:

Filé de Frango Com Molho de Mostarda em Grãos


Dica para quem está fazendo uma alimentação mais saudável e não tem tempo para todo dia grelhar um filé:

A minha dica é fazer a quantidade de filé de peito para uma semana. Deixe esfriar. Coloque em um recipiente próprio para congelamento separando cada filé com um pedaço de papel alumínio. Assim, cada vez que você quiser um filé é só tirar do freezer, descongelar e esquentar no micro-ondas. Cuidado para não colocar tempo demais e ele ficar borrachudo. Só esquente.

Comments

  1. says

    Olá Patty,
    Cheguei por aqui pesquisando no google uma receita de frango, adorei e já estou te seguindo.
    Sou nascida em Garanhuns e a família da minha mãe é toda daí, família Catão. Adorei estar por aqui e poder matar as saudades da minha terrinha.
    Se tive tempo visita meu blog, ele anda um pouco abandonado por motivo de força maior.

    Xerrocas e muita paz pra você
    GoArtes

  2. Eduardo says

    Eu tempero ele com 1 limão, sal , e 1 colher de azeite ai não preciso colocar azeite na frigideira, fica muito bom.
    Suas dicas são ótimas para quem esta aprendendo cozinhar. Parabéns.

  3. says

    Oi Patty!

    Uma outra dica é deixar o peito de frango de molho no suco de laranja por 15 a 20 minutos e só usar o sal depois disso (assim o filé não perde água e fica mais suculento). Bjssssssss

    Paula

  4. says

    Silvia separar os filés no congelamento com papel alumínio facilita na hora de descongelar, pois você poderá descongelar um filé de cada vez. NUNCA recongele algum alimento que você já descongelou. Então, se você for usar apenas um filé, só descongele um. Quanto a usar saco, pode usar sim (tirando o ar na hora de congelar), mas se quiser descongelar de um em um, separe cada filé com papel alumínio ou papel manteiga dentro do saquinho.
    Beijos

  5. says

    Antes eu usava limão para temperar Eduardo, mas agora prefiro usar umas gotinhas de limão depois que ele está pronto, bem na hora de servir. Hum fica uma delícia.
    Abraços

  6. Nara says

    Eu sempre quis fazer um franqguinho assim, e hj para comemorar 2 meses de casada eu fiz e ficou divino. Aproveitei as dicas do frango com laranja mel e gengibre e fiz um molho na frigideira mesmo. Deixei ferver e joguei os filés já assados ali. Ao apagar o fogo salteei salsinha picada por cima. Meu Deus…. Ficou simplesmente divino. Maridinho adorou. Servi com arroz branquinho e salada verde. Perfeito. Obrigada por partilhar seus segredinhos. Vc ensina muitissimo bem. To fã viciada do blog.

  7. says

    Uau Nara, deve ter ficado maravilhoso.
    É isso aí, na cozinha você não tem que ter medo de ousar. Só tem que ter calma e tentar. Se não der certo, foi uma aprendizagem e na próxima você fará melhor.
    Beijos e bom feriado

  8. branca says

    fiz o feijão eo file de frango adorei pois não sabia dos gazes do feijão pra mim foi uma boa

  9. Rivania says

    Paty adorei o blog,e vi suas receitas ligth me ajudou muito,tenho refluxo.Mas quando tentei grelhar só deu certo
    o primeiro,dai queimou a frigideira e não consegui grelhar os outros,então tive que lavar a frigideira e começar de novo,pode me ajudar?

    o primeiro

  10. Darcy Demier says

    Amei as dicas para fazer um bom filé de frango!Estou com uma alimentação saudável,então,é muito bom ter várias receitinhas.Obrigada!

  11. says

    Tudo engorda Adriana, rs, menos água. O segredo é não exagerar. Use pouquíssimo azeite para gratinar o frango e o que faz mal para a pressão alta é o sal. Mas não sou nenhuma especialista, minha dica é sempre ter uma alimentação balanceada e seguir as orientações de um profissional da área médica.
    Beijo
    Patty

  12. Luana Pessoa says

    Oi! Adorei as dicas.
    Desculpa abusar da sua boa vontade, mas será q vc pode me ajudar?
    Sempre que tento fazer strogonoff, o frango fica meio borrachudo. O que estou fazendo errado?

    Abraços.
    Luana

  13. tatiane simão says

    oi, amei seu blog não sei nada de cozinha tentei fazer um frango e ficou terrível! como vc faz para tirar aquele cheiro forte do frango? escalda? lava com vinagre, limão? bjs

  14. Sheila says

    Quando faço o filé de frango grelhado, gosto de acrescentar Shoyo. Costumo colocar bem na hora que estou grelhando, o gosto fica bom e a cor fica ótima. Fica com um sabor maravilhoso!!!

  15. Fabíola says

    Amei! Sou bem nova e adoro cozinhar. Adivinha ? Adorei seu blog !
    Essa receita ta bem legal, agora que entrei numa alimentação mais saudável essa receita me cai como uma luva !

  16. tamires says

    Kkkkk…eu fazia tudo isso aí que não pode fazer: esfregar o filé, colocar mais de dois na frigideira. Ou seja, fazia tudo errado. Rsrsrd..muito obrigada!

  17. says

    Boa tarde.
    Precisamos de mais dicas suas: como tirar o cheiro forte do frango.
    A receita está muito bem explicada e agradeço a gentileza

  18. Nicole says

    Para ficar macio e suculento o frango eu aqueço a frigideira, coloco um pouquinho de óleo, coloco o frango em filé, deixo de um a dois minutos de um lado, viro, deixo mais um ou dois minutos do outro e cubro com uma tampa por uns 30 segundos para cozinhar bem por dentro. O bichinho fica mole que é uma beleza, não conheço ninguém que deixe o frango tão bom quanto eu (modéstia a parte).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>