Pamonha de Forno – Eita opção boa.

E o milho baixou de preço, rs.

Lembram aqui quando eu disse que o milho estava 3 espigas por 2 reais aqui em Garanhuns? Nos comentários a Eulália, do Papo de Meninas, até comentou que lá em Campina Grande (uma das maiores e melhores festas juninas do Brasil) ela encontrou milho há 1 real a espiga, vixe, assim só compro se for para fazer remédio, hahahahaha.

Por aqui, ainda bem que o preço baixou. Encontrei no fim de semana 5 espigas por 1 real. Daí já fiz milho cozido e também esta Pamonha de Forno.

Isto mesmo, Pamonha de Forno, porque aquela pamonha normal que rala o milho e coloca para cozinhar na palha, ninguém merece. Para fazer esta pamonha tradicional só se for praticamente um evento, rs. Sabe, quando todo mundo se reúne em um sítio, aí uns ralam o milho, os outros ajeitam as palhas e outros cozinham. Aí a gente faz aquele mundo de pamonha que todo mundo come de se esbaldar e ainda leva para casa? Pois é, só asssim.

Senão, prefiro comprar pronta. Preguiça? Não. Praticidade (ahã, me engana que eu gosto). Mas se você gosta de fazer esta pamonha tradicional, eu dou a maior força. Vai lá, segue firme. Se precisar de uma provadora oficial, tamos aí. Eu disse que tinha preguiça de fazer e não de comer, que fique claro.

Bem, vamos a minha humirde contribuição para as moiçolas casadoiras, mas não tão prendadas, ou não tão bem dispostas.

Pamonha de Forno

Ingredientes

4 xícaras (de chá) de milho verde. Dá umas 6 espigas

1  1/2 xícara (de chá) de açúcar

2 xícaras (de chá) de leite

2 ovos

4 colheres (de sopa) de amido de milho (maisena)

1 colher (de sopa) generosa de manteiga

1 colher (de sopa) de fermento em pó para bolo

Modo de Preparo

Primeiro – Veja que na foto 1 eu cortei todos os grãos de milho do sabugo, mas isto não é suficiente. O ideal, depois de você cortar todos os grãos é passar a faca no sabugo, como se estivesse raspando. O sabugo vai ficar como na foto 2. Isto é importante porque muito do amido do milho (que vai dar o ponto da receita) vai estar ali.

Bem agora o mais difícil, a massa, rs.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento e bata bem. Junte o fermento e misture levemente (use o botão Pulsar do liquidificador). Despeje esta massa em uma assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, cubra com papel alumínio. Leve ao forno que já deve ter sido pré aquecido por 10 minutos. O forno deve estar com a temperatura média. A pamonha vai assar em mais ou menos 45 minutos. Tire o papel alumínio nos 5 minutos finais, para ela dourar levemente.

Clique nas fotos para ver em tamanho maior

Dicas:

  • Usei uma forma de fundo removível, acho que fica mais bonita quando desenformo.
  • Use manteiga e de boa qualidade.
  • Cortei uma fatia para você ver como fica dentro, bem molhadinho e com um creminho (foto 10)

Comments

  1. says

    Fizemos um bolo pamonha bem parecido Patty. Você tem razão, adoro pamonha mas fazer na palha…
    Infelizmente nem comprar pronta podemos, pois aqui no Sul não vende. Coisa feia esse pessoal que se aproveita da época para inflacionar o preço do milho verde.
    Abraços!

  2. Cecília says

    Humm achei com uma aparência deliciosa. Só questiono o seguinte: precisa de amido de milho? Bjs

  3. says

    Que delícia essa receita menina.
    Sabe que em Campo Grande a gente comia muito pamonha salgada.. eu gostava pra chuchu. Ela era doce na verdade, mas era recheada com queijo… será que dava pra colocar uns pedaços de queijo nessa receita? Ai Jesus, morri de lombriga agora!
    Rs…
    Beijos

  4. Patty says

    Alice, não tenho receita de pamonha salgada. Até já comi recheada de queijo, calabresa, etc… Mas nunca fiz.

  5. Patty says

    Eu acho que dá Fla. Principalmente se for queijo coalho que não derrete tanto. Acho também que se fizer em formas menores fica melhor para rechear. Usando formas de empada, pão de mel, etc…

  6. Sonia says

    Patyy

    Isto é bom demais, e não precisar ralar melhor ainda, esta vai para o meu caderninho.
    Obrigada querida por facilitar as nossas vidas.

    Abraços

  7. says

    Adorei conhecer o seu site. Gostaria de convidar você e seus seguidores para visitarem o meu blog (glutenfree-tudosemgluten.blogspot.com).
    Adorei a receita que é “na medida” para celíacos.
    Grata.
    Felicidades

  8. says

    Esse eu vou fazer, porque ainda hoje ganhei um presentão de uma pessoa que sempre faz pamonha tradicional e manda pra mim. Já tentei fazer, mas a palha não era suficientemente grande e a receita em si não deu muito certo. Foi só uma tentativa e desisti.
    Bjs.

  9. says

    Que saudade de comida de milho. Sua receita esta maravilhosa, eu vou tentar adaptar para as medidas daqui. Me deu uma vontade de comer pamonha. O milho aqui nos EUA e uma delicia e acho que vai dar certo. Obrigada por compartilhar essa receita com todos.

  10. noaldo morais de oliveira says

    Olá

    sou de campina Grande e gostaria de agradecer a lembrança de minha cidade mas gostaria tambem de lhe dar uma dica muito boa, aliás muito gostosa mesmo sobre o referido bolo de pamonha. minha sogra faz da seguinte maneira: faz a massa normal da pamonha, coloca numa forma untada e coloca no forno sem maiores mistérios fica uma delicia nem precisa de maisena ou coisas assim apenas a manteiga ela coloca por cima da massa antes de ir ao forno

  11. Patty says

    Noaldo assim é mais fácil ainda, rs. Só não entendi o seguinte “faz a massa normal da pamonha”, a massa normal ralada ou batida no liquidificador?

  12. noaldo morais de oliveira says

    Olá tudo bem?

    pode ser ralada ou no liquidificador,

    na casa da minha sogra funciona assim

    Junta todos pra fazer uma pamonhada filhos, filhas, parentes e aderentes,,,
    o milho é processado numa máquina de moer elétrica, são umas 300 espigas de cada vez,,,
    o milho mais verde fica para as pamonhas, os mais maduros para a canjica
    da massa da pamonha reserva-se uma porção para fazer o bolo sem acrescentar nada,
    só a margarina por cima da massa em pequenas porções e depois vai ao forno
    e esse ano tivemos um ingrediente a mais que foi um forró pé de serra ao vivo que eu mesmo fiz
    se algum dia vieres a Campina Grande vem aqui que eu te explico melhor pessoalmente
    valeu

  13. RITA DE C. P. MARTINS says

    Vixi , ja vou correndo pra cozinha fazer esta pamonha, to sentindo até o gostinho .
    Amigas já recebi meu Kit da Ducoco , muito lindo , bjs e boa tarde

  14. says

    Olá…………estava eu por aqui navegando na net e vim parar aqui. Pamonha puxa voce me fez lembrar do meu tempo de garoto. Gostei da sua sugestão para a pamonha, pois eu tanbem tenho um blog (http://cozinha-do-zezao.blogspot.com/) e já pensei publicar uma receita ( da mamãe), eu até encontro espigas (congeladas) aqui, mas palha não. A sua ideia tá genial um dia destes publico no meu blog

  15. Carlinha says

    Oieee Patty,

    Vou fazer na sexta-feira essa pamonha de forno, mas vou adicionar côco ralado.
    Acho que vai ficar melhor ainda.
    Depois ti conto como ficou..beijosss.

  16. says

    Nesse caso não Fernanda. Mas, se você quiser usar milho em lata sugiro um bolo. Aqui no blog tem umas opções super gostosas. Coloca lá no campo busca (lá em cima do lado direito) e você vai ver as opções.
    Beijos

  17. Daisy Vilela says

    Obrigada por compartilhar, eu acrescentei 01 xicara de queijo ralado(queijo de minas)uma pitada de sal(para acentuar o doce),uma pitada de bicarbonato(para nao dar queimação depois do bolo pronto), uma pitadinha de canela em pó. Sabe como é aqui em goiás pamonha de doce tem que ter um sabor de canela e faltou colocar umas 03 sementinhas de erva -doce tava em falta na cozinha.E vou servir com chá de hortelã quentinho.Um bom lanche da tarde.Prazer!!!

  18. keila says

    Fiz hoje essa receita todos adoraram, muito deliciosa mesmo. Sou de Arcoverde e nesse friozinho com cafe e muito bom.

  19. Ariele Pinheiro says

    Menina, fiquei tão empolgada quando ví a foto da pamonha que esqueci de olhar nos comentários como eu sempre faço antes e fiz minhas adaptações por conta própria kkkk Quando fui ver os comentários a massa já estava pronta, só faltava botar no forno… Resumindo, fiz com milho de conserva, margarina e o fermento de bolo daqui de casa tinha acabado fiquei com medo que ficasse murchinho, coloquei uma colherzinha fermento biológico pra pão kkkkk tô esperando sair pra ver como ficou. Mas aqui em casa nada se perde. kk
    Conheci seu site quando estava procurando uma receita pra bolo de cenoura com cobertura de chocolate e a sua com a calda durinha me chamou atenção pq eu já tinha comido uma vez na casa de uma amiga e tinha gostado, resolvi fazer e acabou que a partir desse dia toda tarde quando bate aquela vontade de comer algo novo eu venho aqui e até hj não me arrependi kkkk Adoro seu site pq vc não usa aqueles ingredientes difíceis de achar e tals e por vc ser daqui do nordeste, essa terra maravilhosa. Sou de Recife e sou louca pra conhecer Garanhus justamente pelo frio, minha mãe já foi em um São João e fala maravilhas daí.
    Enfim, eu ia comentar da minha pamonha de forno diferente acabou virando um texto kkkk desculpa:)
    beijinhos

  20. Ariele Pinheiro says

    Ficou uma delícia. Mas ela não ficou com a parte sequinha sabe? ficou com textura de bolo de milho(o que é molhado), acho que pelo milho ser de conserva, né? Mas ficou muito boa mesmo. A unica coisa que eu vou trocar da próxima vez que eu for fazer é o fermento, mas o resto ficou perfeito.. O fato de ter usado margarina nem deu nada… Acho que até prefiro ela molhadinha mesmo. Comi o ultimo pedaço com pena pq tava acabando kkkkk Minha mãe já disse que ia comprar mais ingredientes pra eu fazer de novo kkkk
    beijos

  21. Mauricelia Costa Pereira says

    Nossa deve ser uma delicia esta eu nao conhecia esta receita vou fazer com certeza obrigada.

  22. Cristina Barbosa says

    Substituí o leite por leite de coco, coloquei pitada de sal, como fazemos com a pamonha tradicional aqui em Maceió. Ficou perfeita e é muito pratica. Bjs

  23. Maria do socorro silva braga says

    Oi, eu sou de Barueri, e gostaria de saber se posso colocar adoçante no lugar do açúcar. obrigado.

  24. Maria do socorro silva braga says

    eu fiz esse bolo, gostaria de saber se ele fica parecido com pamonha mesmo, pq o meu ficou bem molhado por dentro, eu colocava a faca e ela saia molhada, mas ficou douradinho por fora. gde bj

  25. says

    Oi Paty , menina o que é esse bolo pamonha ? Fica Maravilhoso , aqui em casa não deu nem tempo de tirar foto , a turma atacou e em menos de 30 minutos estava lavando a assadeira .. rsrs
    Precisei compartilhar essa receita lá no meu Blog , por que é maravilhosa mesmo ! É claro que dei os devidos créditos á você !

    Bjsss

    Erica Lopes.
    Blog Donna da Casa.

  26. Ana Maria says

    Pamonha e uma deliciaaa mesmo,até hj só experimentei da tradicional,aqui em minha região e muito comum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *