Categorias
Dicas Culinárias Presentes Caseiros Receita Feita no Liquidificador Receita Salgada Receita Saudável Receitas Para Iniciantes

Azeite de Hortelã

Sugestão de um azeite aromatizado feito com hortelã, ótimo para temperar saladas e cordeiro.

Outra coisinha que fiz com as hortelãs que eu ganhei e que falei no post sobre o Molho de Hortelã para Salada foi esse Azeite de Hortelã. No fim de ano fiz o Azeite Aromatizado e viciei em ter sempre um azeite temperado na minha bancada da cozinha. Se a gente quer dar um toque especial em qualquer receita é só pingar algumas gotinhas desses azeites, fica muito bom.

Quando ganhei as hortelãs, a primeira coisa que pensei em fazer foi Quibe (lóoooogico, kkk) que depois vou mostrar o que fiz, fiz o assado. E daí pensei em fazer o Azeite de Hortelã para regar o quibe na hora de comer, ai G-Zuis, ficou muito bom. Mas, também já usei o azeite em torradinhas  e também ficou show.

Veja como fiz:

Azeite de Hortelã

Ingredientes

1 xícara (de chá) de folhas de hortelã

1 xícara (de chá) de azeite de oliva extra virgem

Modo de Preparo

Retire todas as folhinhas da hortelã (você não vai usar os talinhos). Lave e seque muito bem. Coloque no liquidificador junto com o azeite e bata até triturar todas as folhas. Eu deixei com as folhinhas trituradas dentro dele, mas se você quiser pode passar por uma peneira de malha bem fina e ficar só com o azeite aromatizado. Coloque em um vidro com tampa.

Sugestão de uso:

  • Use para temperar quibe tanto o assado quanto o frito.
  • Fica muito bom para temperar saladas e tabule.
  • Especialmente bom para regar carne de cordeiro, mas também fica bom com carne suína.

 

26 respostas em “Azeite de Hortelã”

Ixe amiga, aqui está complicado achar hortelã. Eu sei (porque li) 😉 que esses vc ganhou mais e pra vc comprar.. vc acha fácil?

Tenho ctz que esse azeite ficou uma tentação de bom.

Ah, desculpa por sumir mais é a vida louca de cada dia. Estou voltando. Beijos

Nooooossa, q site maravilhoso eh esse!!!
Amiga, vc tá de parabéns!!!
Bjs no coração..
Q Deus te abençoe imensamente..

Senti sua falta.
Aqui eu não acho fácil para comprar não, as vezes consigo da casa de uma amiga e também tenho um pézinho (bem zinho mesmo, rs) na minha hortinha da varanda.
Beijos

Patty seu site é sisplesmente divinoooooo!!! Eu sempre comprei de uma senhorinha de 82 anos aqui da minha cidade o sal fino com ervas para temperar carnes, aves e peixes. Os ingredientes que consta no tempero caseiro são: sal,alho,cebola,cebolinha,salsinha,açafrão,manjericão,cenoura,alecrim,louro,oregano e pimentão. Imagino que deve ser tudo comprado de saquinho no supermercado. Mas e a cenoura e o pimentão como deve ser? Vc saberia me dizer? Só sei que tem um cheiro e sabor maravilhoso. Mande um recado no meu e-mail. Obrigada.

Essa semana eu estava pensando em mudar meus hábitos alimenticios(vamos dizer assim, rsrs) eu sempre gostei muito de verduras, frutas..mas tenho o péssimo hábito de comer muito carboidrato!Procurando receitas na net encontrei vc!MUITO OBRIGADA!Encontrei varias dicas e receitas que vão me proporcionar mais qualidade e prazer na alimentação.Estarei ligada todo os dias e com certeza falarei para as minhas amigas sobre esse blog!Ah, importante: sou soteropolitana, sou seja baiana!!rsrs Deus abençoe vc e sua familia!

Obrigada pela receita do azeite com hortelã….estou na casa da minha filha, na Australia, e aqui se usa muito hortelã,mas é a nossa menta do Brasil….come-se na salada de frutas,ou só com melancia em cubos e na culinária salgada….eu amoooo…;)

Olá, tudo bem?

Amei a sugestão e vou fazer…Faço também em casa a desidratação das ervas, amarro os caules com elastico e penduro “de cabeça para baixo” e coloco em local seco, arejado e com sombra (varal), nesse verão em 3 dias estão secos, daí despenco as folhas e coloco em vidro com tampa, também local seco e arejado (armário) e quando for usar é só dar uma leve esfregadinha na palma das mãos e colocar na receita. Faço com todas as ervas, não compro nenhuma industrializada. espero que vcs gostem da ideia, beijokas

Sou apaixonada por suas dicas e receitas! Este ano presentearei familiares e amigos com os sais temperados que compartilhou conosco!
Querida, sabe dizer a validade deste azeite delicioso e os sais de ervas ou gersal? Grata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile