Bolinhos de Espinafre

Receita de bolinho de espinafre eito na frigideira

Direto ao ponto

Esse bolinho é muito bom, mesmo que a aparência não seja das melhores, parece um sapo assado, kkk. Mas, tô falando sério, se você gosta de espinafre, você vai gostar. Aqui em casa as crianças amam e no dia que faço tenho que tomar cuidado senão elas comem só o bolinho e não querem almoçar.

Quem sempre lê o Aqui na Cozinha sabe que eu não faço muita fritura em casa. Que é gostoso é, não dá para negar. Mas, faz mal a saúde e também faz uma sujeira danada na cozinha. Então, sempre acho melhor ir comer em um restaurante ou em uma lanchonete quando quero comer uma fritura, o que é muito raro. Mas, se você é daqui de Garanhuns e me vê atracada com uma coxinha foi esse o caso.

Mas, se tem uma coisa que eu não sou, é inflexível, então de vez enquando faço alguma coisa para matar a vontade.

Fiz esses bolinhos para aproveitar o espinafre que meu marido comprou na feira. Aliás ele comprou espinafre, agrião, três tipos de alface, brocolis, coentro, cebolinha e eu fiquei louca na cozinha com tantas folhas, parecia uma selva. O que leva uma pessoa a comprar tanta coisa assim de uma vez? Não me perguntem, perguntem para ele. Eu perguntei. Ele me disse que a mulher da barraquinha fez uma super oferta e as folhas estavam tão bonitas. Ai meus sais, agora vou ter que me #virarnos30 e usar logo para não estragar.

Ah e antes que vocês me perguntem, os três tipos de alface que ele trouxe foi: americana, roxa e mimosa.

Bem, mas vamos deixar de tró ló ló e ver como fiz os bolinhos.

Bolinhos de Espinafre

Ingredientes (15 bolinhos)

1 maço de espinafre

1 ovo grande

1 colher (de sopa) de queijo parmesão ralado

1/2 xícara (de chá) de leite

5 colheres (de sopa) de farinha de trigo

1/2 colher (chá) de sal

1 colher (de sobremesa) de fermento de bolo

Óleo para fritar

Modo de Preparo

A primeira coisa é preparar o espinafre. Retire as folhas (para o bolinho eu desprezei os talos), lave bem e coloque em um recipiente que vá ao micro-ondas (foto 2). Deixe elas bem úmidas e leve ao micro-ondas para cozinhar. Coloque 1 minuto, mexa e vá colocando mais (sempre mexendo entre um tempo e outro) até cozinhar. O tempo vai variar de uma marca para outra de micro-ondas. No meu ficou 3 minutos e meio (foto 3). Se não quiser usar o micro-ondas, coloque água para ferver e quando já estiver fervendo coloque o espinafre e deixe 1 minuto, depois retire e escorra. Agora você vai esperar o espinafre esfriar e apertar na mão até escorrer toda água, coloque em uma tábua e pique bem miúdo (foto 4).

Agora vamos fazer os bolinhos

Coloque em um recipiente o espinafre picado e todos os outros ingredientes e misture bem. Despeje um pouco de óleo em uma frigideira para esquentar. Coloque colheradas da massa no óleo quente. Depois que fritar de um lado, vire e deixe fritar do outro. Coloque os bolinhos fritos sobre papel absorvente e depois sirva ainda quente.

Dicas:

  • Dá para fazer com espinafre congelado.
  • Depois de cozido o espinafre reduz bastante, deu uma xícara e meia de espinafre espremido e picadinho.
  • A quantidade de farinha de trigo pode variar, dependendo da quantidade de umidade do espinafre. Mas, clique na foto 06 e veja em tamanho maior o ponto da massa.

6 respostas

  1. [green]Adorei o site! E como boa curiosa na cozinha, além de, diga-se de passagem, um bom garfo, vou estar sempre de olho nestas receitas e novidades.

  2. Oi Patty adorei a receita desses bolinhos.Uma ótima maneira de se apresentar espinafre para as crianças.Beijos querida, e um lindo final de semana.

  3. Peguei a reveita agora, a esposa de um dos meus primos de Juiz de Fora-MG q recomendou pelo Face. Eu moro em Itajaí-SC. Adorei a receita e vou fazer p meus netos q n comem verdura de jeito nenhum. Vou curtir sempre suas receitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.