Bolo Cremoso de Milho, ai que água na boca!

Bolo delicioso que mais parece um bolo recheado de pudim. Venha aprender a fazer é muito fácil e tem o passo a passo em fotos.

Direto ao ponto

Para tudo e chama a Nasa!!! Tudo bem que não é um avião, mas é O BOLO DE MILHO, rs. Na verdade Bolo Cremoso de Milho, ai que água na boca!

Sempre falo aqui que não gosto de bolo seco. Para mim, quanto mais úmido melhor e este é mais que úmido, é cremoso.

Este é um bolo, que mais parece um bolo pudim. Veja na foto que ele é extremamente cremoso. São três camadas: a de baixo é um bolo mais compacto, a do meio é um creme delicioso e a de cima é a casquinha.

Experimente fazer e não vai se arrepender.

Veja como eu fiz:

Bolo Cremoso de Milho

Ingredientes

3 xícaras (de chá) de leite

4 ovos

2 xícaras (de chá ) de açúcar

½ xícara (de chá) de amido de milho (maisena)

1 xícara (de chá) de fubá de milho

2 colheres (de sopa) de queijo parmesão ralado

2 colheres (de sopa) de manteiga

½ xícara (de chá) de leite de coco

1 colher (de sopa) rasa de fermento para bolo

 

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até misturar tudo muito bem. Despeje o conteúdo do liquidificador em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido na temperatura média. O bolo assa em mais ou menos 30 minutos. Para ver se está pronto enfie um palito no bolo se ele sair limpo já estará bom. Retire o bolo do forno e só desenforme depois de frio.

 Desde que publiquei esta receita recebo de algumas pessoas a pergunta: Cadê o milho?

Então para esclarecer, quero dizer que fubá é o grão de milho moído. Se for flocado, passa a ser chamado de farinha de milho. Portanto, nesse caso, o milho é o fubá. Veja mais: Wikipédia.

87 respostas

  1. Este bolo deve ficar divino, tenho procurado essa receita. Já salvei no meu livro de receitas
    Obrigada
    Bom domingo

  2. Já coloquei a receita na pasta Aqui na Cozinha Doces.
    Agora, Patty, o Aqui na Cozinha tem sua pasta no meu computador. Vale a pena!
    O Print e o PDF não estão ativados? Era tão bom!…
    Zu

  3. O.O para td mesmo…esse bolo é maravilhoso…meu primo vez umas vezes e eu comi uhhh…pense num bolo bom!!!!??? é esse..tentação!!!! rsrsrs

    Recomendo a todo mundo fazer…vale a pena ^^

  4. Puxa é mesmo Zu, não tinha percebido que depois da ultima atualização do WordPress, o print e o pdf não estavam funcionando, vou resolver isto. Puxa que honra ter uma pasta no seu micro. Obrigada.

  5. Obrigada por não esquecerem de mim. Sempre recebo as atualizações com as novidades e, qdo vi este bolo amei, pq meu filho precisa levar para um dos colégios q dá aula, e eu não tenho nenhuma receita. Vcs me salvaram. Vcs sempre chegam na hora certa, são nossos anjos da guarda na cozinha. Ufa! Obrigada por estarem sempre por perto.

  6. Boa noite Patty, primeiro quero parabeniza-la por esta linda, saborosa e útil página. Fiz este bolo (aliás sempre faço suas receitas, são ótimas.) A forma como você posta tudo, as fotos e as receitas são bastante didáticas. Tenho certeza (e estou torcendo) que você e sua equipe vai longe. Quando fiz este bolo por primeira vez não deu tempo nem de esfriar, agora quando faço tenho de esconde-lo. É gostoso e fácil de fazer. Esta sua receita já passou para muitas mãos e em muitos paises, e sempre vem um “HUUMMM, que delicia!!” como resposta. Hoje vou fazer a minha versão: Vou trocar o leite de coco por 1/2 lata de milho verde e em vez de usar 3 xícaras de leite usarei 3 e 1/2. Vamos ver o resultado. Te informo. Saudações do amigo de hoje e sempre, Evandro Diniz

  7. Paty tentei fazer esse bolo mas esqueci de colocar o açucar, ficou parecendo um bolo de puba. kkkkkkkkk
    Sera que mesmo se eu colocar o açucar vai ficar separado e cremoso?
    Bjs!!

  8. adoro cozinhar so nao sou mt boa com bolos gosto mt de bolos cremosos como este que vc ensina de milho . gostaria de aprender fazer bolo amelia aquele que tem na padaria molhadinho com coco por cima

  9. Patty, ficou ótimo, eu levei de presente depois eu te conto o que todos acharão, deixei na portaria e saí a francesa rsss.
    Quanto as fotos não sei o que acontece não consigo baixar no meu not.
    Parabéns foi um enorme prazer conhecer seu blog.

    Beijo no seu coração

  10. A receita é muito boa mesmo. Fiz ontem e ficou muito gostoso. Deixo uma dica, se for usar outro queijo menos salgado que o parmesão sugiro diminuir um pouco a quantidade de açucar.
    Ele quentinho é irresistível!

  11. Menina, parabéns !!!!! Lindo o seu trabalho, bonito, caprichado e delicado!! Ah o bolo , ah esse bolo, que loucura !!!!!!rs..rs…eu amo cozinhar, vivo inventando receitas, e meu marido não é muito fã de bolo de fuba por achar muito seco…adivinha ???? esse bolo aqui em casa virou poeira!!!! Acabou tudinho e a forma ainda estava quente !!! heheheheh delicioso!! minha mãe fazia pra mim quando eu era novinha, hj eu fiz e ela se lembrou!!!! uma delicia mesmo, parabéns!!!!

  12. Olá tudo bem?
    Gostaria de saber se posso colocar no lugar no queijo parmesão o queijo mussarela?
    Quero muito fazer parecer ser delicioso.

  13. OLá, adoro o seu blog. Já fiz várias receitas que tirei daqui e todos curtiram. Hoje fui fazer esse bolo, fiz tudo direitinho, e não deu certo. 🙁
    A massa ficou mole, não cresceu e ficou com aspecto de solado. Poxaaaa, fiquei triste. Vc poderia me ajudar em q eu possa ter errado?
    Agradeço a atenção e pode ter a certeza que continuo te acompanhando e fazendo suas receitas. 🙂

  14. Puxa que estranho Josiana. Esse é um bolo que normalmente dá certo. É muito difícil dar errado. Você usou fubá mesmo? Não pode ser flocos de milho.
    Beijos
    Boas Festas e Feliz Ano Novo para você

  15. Fiz a receita. O bolo no tempo marcado estava mole ainda. Tive que deixar mais tempo e no final não ficou cremoso no meio e mais seco… enfim…

  16. Vou refazer a receita. Acredito que talvez tenha sido alguma falha na temperatura do forno.. Quando fizer novamente se der tudo certo postarei no meu blog e avisarei..
    Obrigada
    Elane

  17. Oi
    Estou com muita vontade de fazer ese bolo de milho .
    Posso substituir a manteiga por margarina?
    Muito obrigada por tantas receitas deliciosas.

  18. Adoro esse site e já fiz váááárias receitas que deram super certo e todos gostaram!! Agora estou com esse bolo no forno!! Depois digo como ficou!! Só tenho um pedido a fazer. Vc pode colocar o tamanho das formas nas receitas?? Amo cozinhar e cozinho bem, segundo degustadores de plantão da nossa família e amigos rsrsrs, mas sempre tenho dificuldade com os tamanhos de formas. Obrigada!! Bjo

  19. Fiz esse bolo e ele transbordou, usei forma pequena pra variar, mas mesmo assim ficou divino!!! Uma delícia!! Nem esfriou direito e já está na metade da forma!!

  20. Receita fácil, rápida e deliciosa. Só tenho a agradecer por vc compartilhar suas receitas. Sou seguidor fiel de sua página.

  21. Olá, Patty! Eu fiz esse bolo e ficou realmente muito bom. Mas ficou uma dúvida. Ele ficou com 3 camadas. O milho embaixo, uma camada meio transparente no meio e a cremosa em cima. A forma que eu coloquei era grande, ficou um pouco fino. E ficou bem mais tempo no forno porque achei a massa mole. Mesmo assim, ficou muito gostoso.
    Parabéns pelo blog!
    Abraço

  22. Pati, tb sou de Garanhuns, estou morando na Bahia, e fazia tempo que procurava uma receita desse bolo. Vou fazer agora, tomara que acerte!

  23. Patty, fiz o bolo!!!! Demorou duas horas pra assar… E so desliguei pq fiquei com medo de queimar. Estou com o coração na mão pra ver se deu certo!

  24. O meu está no forno há uma hora e ainda não está assado. Onde posso ter errado? Os outros que tenho feito assaram no tempo indicado.

  25. Delicioso! Esse bolo parece um doce de tão gostoso!!! Anotem a receita para não perder nunca! Maravilhoso!

  26. Ontem fiz um bolo de fubá que me deixou arrasada. E hoje me deparei com essa receita, Achei a cara do bolo linda por demais. E gostei também dos comentários. Então, hoje tentarei mais uma vez. Espero que dê certo. Se assim for postarei aqui, senão… fingirei-me de morta!

  27. Fiz esse bolo hoje e ficou uma delícia! Não tinha fubá, então usei creme de milho. Ficou muuuiiiito tempo no forno, acho que mais ou menos uma hora e meia. Mas valeu a pena!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.