Como organizar o freezer

Que congelamento é um super aliado no nosso dia a dia a gente já sabe. Mas, sabia que organizar o freezer de forma adequada facilita ainda mais?

Direto ao ponto

organizar o freezer

Parece uma coisa óbvia falar em organizar o freezer, mas se você fizer direitinho e com umas dicas que vou te passar, você vai ver que evita muito aborrecimento. Por exemplo, na hora da pressa, quando você não sabe onde está aquela lasanha de frango que você quer descongelar para servir, daí tem que perder um tempão lá com o freezer aberto, procurando onde ela está. Então, minha dica principal é: Organize seu Freezer.

Eu sei que a nossa tendência é ir colocando os alimentos que congelamos no freezer sem nenhuma ordem, colocamos onde tem espaço, no máximo pensamos em colocar todas as carnes próximas e aí na hora que você vai procurar um alimento, fica aí, com a porta do freezer aberta, procurando. Gastando mais energia e correndo o risco de começar o descongelamento de outros alimentos que muitas vezes tiramos da frente e colocamos na pia, para achar o alimento que está perdido lá no fundo.

Não sei se vocês sabem, mas minha primeira formação foi de geógrafa, então adoro um mapa, e listas também kkkk. Então, a principal dica é fazer um “mapa” ou “lista” de dentro de seu freezer. Isso vai evitar de você abrir o freezer e ficar ali procurando. Quando você abrir já vai saber o que quer e onde está.

Eu sei que hoje em dia, já tem geladeiras e freezers que tem um tablet na frente ou mesmo manda informações para um app de celular do que tem dentro e onde está. Tem delas que até mostra fotos de dentro de sua geladeira ou freezer. Mas, ainda é um sonho de consumo distante para a maioria de nós mortais, não é mesmo.

Então, ainda que não temos essa tecnologia na nossa cozinha, podemos usar as armas que temos.

A primeira coisa que quero deixar claro aqui é que:

Organizar o Freezer evita aborrecimentos, poupa tempo e economiza energia

Veja uma boa forma de fazer isso:

Dica 1 – Gavetas

Reserve cada gaveta ou cesto para um tipo de produto, se achar muito, reserve metade de uma. Mas o importante é dividir o interior do freezer em áreas para cada tipo de produto:

Exemplo:

  • Legumes
  • Frutas
  • Carnes e Frango
  • Peixe e Frutos do Mar
  • Pratos Prontos e Massas
  • Sobremesas

Outra coisa é que toda vez que for colocar um alimento recém congelado, se atente de colocar os mais velhos na frente da gaveta (no freezer vertical)  ou em cima (no horizontal).

Dica 2 – Lista de Alimentos Estocados

Mantenha uma lista atualizada dos alimentos que estão estocados dentro do freezer. Isso ajuda saber o que você tem dentro dele e com isso planejar suas refeições de forma mais fácil. Você tem como saber até o que já está para vencer e você precisar usar com mais urgência.

Então faça essa lista e mantenha atualizada, veja um modelo:

congelar alimentos

Todas as vezes que você for congelar um alimento não esqueça de atualizar a lista, o mesmo quando você for retirar algum alimento do freezer, primeiro olhe a lista, veja se tem algum alimento vencendo e veja onde está o alimento que você quer pegar.

Para usar a lista você coloca o nome do alimento, um tracinho para cada porção congelada, a data de validade e o local onde ele está. Quando for retirar um alimento risque um tracinho para mostrar que aquele alimento já foi usado.

Eu preparei uma lista igual a essa ai de cima para você, então é só clicar aqui embaixo e imprimir:

Eu quero minha lista

Dica 03 – Etiqueta de Validade

Nunca coloque no freezer um alimento sem uma etiqueta dizendo o que é aquele alimento e quando é a data de validade dele. Depois de congelado às vezes não dá para identificar o que é aquele alimento que você guardou e também muitas vezes você esquece qual a validade daquele potinho que você armazenou.

Então, todas as vezes coloque uma etiqueta com

  • Nome do produto ou prato
  • Data de validade

Eu também preparei algumas etiquetas, se você quiser é só clicar e imprimir (use papel adesivo):

Quero as etiquetas

Se não quiser imprimir você pode fazer as etiquetas na mão mesmo, basta usar caneta esferográfica que a sua tinta não mancha com a umidade.

*******************************************

Como você sabe estou fazendo uma série de post sobre congelamento e o primeiro post você encontra aqui:

Post 01 – Congelamento de Alimentos

2 respostas

  1. Parabéns pelas suas dicas Patty !! Nos livros das minhas tias falavam a mesma coisa, mas serviu de reforço. Outra dica de congelamento: congelem os alimentos fracionados ou em porções em que fprem usar. Senão, fica um bloco duro de separar !! Ou congele porções ou unidades e depois ponham em sacos plásticos ou potes, Tuppeware© ou até aqueles potes de sorvetes, depois de limpos !! Podem usar papel manteiga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.