Delícias da Cozinha de Sylvia – Livro Culinário de Garanhuns

Delícias da Cozinha de Sylvia é um livro Culinário de Garanhuns editado pela terceira e ultima vez em 1997. Nele você encontra receitas de família, do dia a dia, de festas e algumas receitas regionais.

Direto ao ponto

Delícias da Cozinha de Sylvia - Livro Culinário de Garanhuns

No dia que estive com D. Edjenalva e que ela fez os Biscoitos de Noz Moscada (ou Rosquinhas Fritas) ela me presenteou com esse livro  “Delícias da Cozinha de Sylvia” que é um livro culinário daqui de Garanhuns. Eu não conhecia esse livro. Essa é a última edição dele, de 1997, é a terceira edição ampliada.

Ele foi editado nessa terceira vez por Irene Leal, Pietra Ferreira Costa, Ilka Gueiros e Edjenalva Amaral, nessa época a autora, Sylvia M. Galvão já havia falecido. As amigas reeditaram o livro e com a venda dele  ajudaram a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Garanhuns.

Eu amo livros como esse, de receitas de família, onde é difícil que alguma delas dê errado. Fora que a gente encontra receitas preciosas e que estão se perdendo com o tempo.

Delícias da Cozinha de Sylvia - Livro Culinário de Garanhuns

Esse livro foi escrito por Sylvia Miranda Galvão, já falecida. Essa foto ai ao lado é a foto dela que ilustra o livro.

 Ela foi esposa do ex-prefeito de Garanhuns Celso Galvão (que dá nome ao prédio da prefeitura  “Palácio Celso Galvão”). Sylvia nasceu em Santos-SP e faleceu em 1993 aqui em Garanhuns.

Ela era professora de piano e tinha orgulho de suas habilidades culinárias.

Nessa edição do livro,ele foi enriquecido com receitas de várias amigas dela.

Delícias da Cozinha de Sylvia - Livro Culinário de Garanhuns

A característica principal desse livro são as especialidades da Sylvia e de muitas das suas amigas, são receitas fáceis e que dá, ainda hoje, para a gente fazer em casa.

O livro foi dividido em receitas de Bolos e Sobremesas, Tortas, Biscoitos, Salgados, Peixes e Crustáceos, Carnes, Aves e Diversas. É um livro de 108 páginas e muito rico. É uma pena que não encontremos mais para vender.

Delícias da Cozinha de Sylvia - Livro Culinário de GaranhunsSão receitas do dia a dia, mas também você encontra receitas para festas. Sem contar que você ainda encontra nele receitas regionais como as que eu mostrei acima. Não sei se vocês conhecem, mas aqui em Pernambuco tem esse Bolo de Festa, que é feito com ameixa e frutas secas, ele é muito comum em casamentos e aniversários. É um bolo de massa mais escura, mais pesado, mas muitíssimo saboroso e não é servido com recheio, apenas com cobertura.

Bom, não preciso nem dizer que estou encantada com esse livro, que apesar de ser bem simples, dá para perceber que foi feito com muito carinho e que documenta várias receitas que eram feitas em outros tempos.

6 respostas

  1. Olá,
    Quantas coisas boas!
    Às vezes me aventuro na cozinha e quando não estou lendo estou comendo… Rs.
    Parabéns pelo blog. Muito bom.
    Estou te seguindo e te convido a me fazer uma visita e se você gostar me siga também.
    Bjos
    Lu

  2. Bom dia!!sigo seu blog e amo de paixao..Sou Goiana,mas moro em USA ,a quase 9 anos..
    Sou bem tradicional com minhas receitas,muitas receitas feitas aqui em casa,sao de minha sogra,que foram passadas por sua mae,e por ai vai..
    No momento estou de dieta.mas nao largo a minha cozinha,e estou sempre experimentado algo novo..Como e bom comer…
    Me apaixonei por este livro..achei o maximo,amor a primeira olhada,e pelo pouco que vi,das paginas que postou aqui,Aff,me encantei..
    Seria muito pedir para voce escanear e me mandar por email..ou sei la me dizer como posso comprar..sabe aquelas coisas,preciso deste livro..

    Obrigada,e se daqui poder ser util em alguma coisa,estou a disposicao..
    outro email: [email protected]
    bjs fique com Deus..

  3. Obrigada Edna
    eu também sou apaixonada por essas receitas que passam de pai para filho.
    Olha o livro não tem mais para vender, pois é antigo. e quanto a escanear, ele é grosso e não vou poder fazer isso, espero que entenda.
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.