Geleia de Casca de Maçã

Essa geleia é surpreendentemente deliciosa, arrisco a dizer que é mais gostosa que a feita com a polpa da maçã. O bom é que você pode reaproveitar as cascas que antes iam para o lixo.

Direto ao ponto

Geleia de casca de maçã

Essa geleia é surpreendentemente deliciosa, arrisco a dizer que é mais gostosa que a feita com a polpa da maçã. O bom é que você pode reaproveitar as cascas que antes iam para o lixo.

Eu fiz essa geleia com as cascas das maçãs que usei para fazer o Doce de Maçã em Calda de ontem. Com apenas quatro maçãs, fiz um doce de maçã em calda e um pote de geleia, ótima dica de aproveitamento né gente? Você não joga praticamente nada fora, evita o desperdício.

Aliás, não estamos em tempos de desperdício, aliás acho super fora de moda desperdiçar, principalmente alimentos. Quem me acompanha aqui no blog desde o início em 2009 sabe que eu aproveito tudooo, parece até mesquinharia, mas não é. Pelo menos para mim, é inteligência. Eu sei que tem muita gente que tem preconceito e não reaproveita alimentos, mas se você for do meu time, que não está nem aí para essas mentes preconceituosas e está mais preocupada é com o sabor, dá uma olhada em outras receitas dessa categoria:

Reaproveitamento

 

Então, se você se interessou e quer fazer essa geleia, que se você não falar ninguém vai saber que foi feita com as cascas, vem ver como fiz:

Geleia de Casca de Maçã

Ingredientes (mais ou menos 250 gramas de geleia)

Cascas de 4 maçãs

1/2 xícara (de chá) de açúcar

2 colheres (de sopa) de suco de limão

1 e 1/2  xícara (de chá) de água

Modo de Preparo

Coloque as cascas das maçãs em uma panela acrescente a água e o limão e leve ao fogo. Deixe ferver em fogo baixo com a panela tampada até as cascas ficarem macias (só uns minutinhos). Depois bata no liquidificador (eu não passo na peneira, acho que não precisa).

Coloque as cascas batidas em uma panela, acrescente o açúcar e volte ao fogo. Deixe ferver e cozinhar. À medida que cozinha vai subindo uma espuma que você tira com uma colher e joga fora (isso vai deixar a geleia mais transparente). Assim que apurar (ela vai mudar de cor), veja a foto 04, já está boa. Coloque em um recipiente de vidro e leve para a geladeira. O vidro deve ter tampa.

Sirva fria.

Observação:

Antes de descascar as maçãs, higienize corretamente, se você ainda não sabe como fazer isso, veja esse post:

 

Como higienizar frutas, verduras e legumes

 

Geleia de casca de maçã

26 respostas

  1. Oi Patty, já fiz essa geleia de cascas de maçãs duas vezes, ela é simplesmente deliciosa, assim como o doce de maçã, adorei viu, obrigada e um grande abraço!!

  2. Fiz o doce de maçã com calda e com as cacas fiz a geléia.
    Adoramos não durou muito .Genial vou repetir a receita.

  3. Olá! Faço uma receita de bolo que leva maçãs sem casca e, desta vez, fiquei com dó de jogá-las fora. Que bom que achei seu post! Infelizmente, errei a mão no açúcar e ficou MUITO doce. 🙁 Mas gostei da receita e tentarei de novo. Obrigada!

  4. Olá Patty , fiz uma vez essa geléia e nunca mais desperdicei as cascas jogando fora.
    Além de ficar c/ uma cor maravilhosa, é muito gostosa . Obrigada pelas receitas e pelas
    dicas que vc. dá.

  5. Fiz a maçã em calda e com as cascas a geleia tudo pela primeira vez! Ficou divino e foi fácil apesar de achar que minha geleia ia virar liquida kkkk deixei cozinhando e por fim mexi ate virar geleia! Tudo lindo! Obrigada <3

  6. quanto tempo dura,posso deixar fora da geladeira para poder comercializar e quanto a açúcar posso substituir por adoçante

  7. concordo plenamente com vc temos que aproveitar tudo e ao máximo porque a vida não tá mole não.

  8. Olá pessoal, estou maravilhada com a receita de geléia com as cascas de maçãs…Ficou com a aparência linda e o sabor divino e olha que não sou mestrada na cozinha 🙂 :)ameisso! !!!

  9. Amei a receita, porém fiquei com algumas dúvidas:

    1º) Esta ga geleia fica da cor avermelhada como mostra a foto?

    2º) Está geleia da casca da maçã posso utilizá-la como pectina em outras geleias?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.