Light, Diet e Zero – Qual a diferença entre eles?

Saiba a diferença entre alimentos diet e light.

Direto ao ponto

Diferença entre diet e light

Olá pessoal,

Acredito que muitos de vocês, quando iniciam uma mudança de hábitos alimentares ou simplesmente dizem que estão em dieta, introduzem os alimentos diet e light na alimentação, né?! Mais qual seria a melhor opção?! Vocês sabem quais as diferenças entre eles? Vamos entender mais um pouquinho?

Os produtos que vem descritos como light  tem uma redução de no mínimo 25% de algum ingrediente especifico, quando comparado ao produto tradicional. Por exemplo, uma barrinha de cereal comparada a outra light pode ter 25%  a menos de carboidrato.

Já os produtos diet são restritos de um determinado nutriente como carboidrato ou proteína,  ou sódio, ou colesterol. Então, será que tem menos calorias? Na verdade não.  Esses produtos  em geral são destinados à pessoas com alguma patologia como por exemplo para  diabéticos,  que devem restringir carboidratos simples. Por isso, o chocolate diet não tem o carboidrato, porém tem muito mais gordura do que os chocolates convencionais e na maioria das vezes tem mais calorias. Que armadilha, heim?! Portanto, tenham muito cuidado ao consumí-lo.

E aqueles alimentos considerados “zero”?! Esses são  produtos que também tem isenção de alguma substância, assim como os diet, e menos caloria, como por exemplo o refrigerante zero, em que o açúcar é substituído por adoçante.

Mas, então, após esclarecidas as diferenças entre eles, qual o melhor a consumir? Eu sinceramente não indico o consumo diário de  nenhum deles para meus pacientes e quer saber porque? São produtos que tem muitos produtos químicos e artificiais ao nosso organismo. Sempre proponho essa comparação: que alimento tem mais calorias, um refrigerante zero ou um copo de suco de laranja? Claro que o suco de  laranja! Mas, qual seria melhor para nutrir nossas células?

O que seria melhor, oferecer para um diabético um pacote de biscoito diet ou oferecer  uma fruta com semente de amaranto ou semente de chia e canela, para o melhor controle glicêmico?

Então pessoal, vamos ficar mais atentos a qualidade dos nossos alimentos, preferir os alimentos naturais e sempre pensar que alimento é feito de nutrientes e não apenas de calorias. Tirem essa “neura”  de contar calorias!

Cada uma das nossas células precisam de mais de 50 nutrientes para funcionar adequadamente, e nosso organismo tem 100 trilhões de células, sendo que 50 bilhões são renovadas diariamente e a qualidade dessa renovação celular depende da matéria prima (nutrientes) que nós ingerimos para que todos os nossos orgãos estejam saudáveis e não “doentes”.  Reflitam sobre isso!!!! É muito melhor prevenir do que remediar. Vale muito a pena ter qualidade de vida com muita saúde!!!!

Em relação aos produtos diet, light, zero, usem com moderação! É possível se comer tudo, se temos hábitos de vida saudáveis!

E não esqueçam sempre de olhar os rótulos, combinado?!

 

Abraços,

Dra Mariana Jones

Nutricionista clinica funcional e ortomolecular

Colaboradora do Aqui na Cozinha

Facebook: Nutricao Clinica Funcional e Ortomolecular

Foto: www.sxc.hu

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.