Essa é bem uma receita de casa de vó, né?

Receita entra na moda? Parece que sim. Veja só a questão dos cupcakes, agora é moda né não? Então, posso dizer que Manjar Branco é uma sobremesa vintage. Afinal, qual casa de vó nunca teve essa sobremesa? É uma sobremesa bem antiga. Mas, eu não tenho preconceito não. Se a receita é boa, eu faço. E essa é uma das sobremesas preferidas do meu marido, então de vez enquando faço para agradar, sabe como é, né?

Manjar Branco

Ingredientes

800 ml de leite

1vidro pequeno de leite de coco (200ml)

6 colheres (de sopa) de amido de milho (maisena)

8 colheres (de sopa) de açúcar

Calda

200g de ameixa seca sem caroço

1 xícara (de chá) de açúcar

250 ml de água

Coloque todos os ingredientes do manjar (menos os da calda) em uma panela e mexa bem até dissolver todo o amido. Leve a panela ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Quando começar a ferver, cozinhe por uns 5 minutos. Despeje em uma forma untada com óleo (eu usei forma de silicone, então não precisa untar). Leve à geladeira até ficar frio, mais ou menos 2h. Depois é só passar uma faca pela beirada da forma e desenformar. Coloque as ameixas com a calda por cima do manjar.

Calda

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Deixe ferver e engrossar um pouco. Espere esfriar e coloque por cima do manjar.

Dica:

  • Se quiser acrescente 1 pacote de coco ralado de 100g, dessa vez não usei, pois as crianças não gostam do bagaço do coco.
  • Eu usei forma de silicone, acho ela meio molenga e pode derramar o manjar quando estiver quente. Então coloquei a forma de silicone dentro de uma forma de alumínio, pois fica mais firme.

13 respostas

  1. Olá Patyyi, conheci seu blog tem alguns dias, achei o máximo, vc é mto clara em suas explicações, além d postar umas delícias…
    Tornou um vício t visitar ..rs.
    Hj acordei com vontade d fazer aquele sorvete d gelatina, como sou uma fanática por doces.. testei logo dois sabores, fiz sabor coco e maracuja, usei maria mole no lugar de gelatina, coloquei coco e acrescentei leite em pó na proporção da água, em ambos, e no de maracuja fiz uma caldinha, forte e pouco doce, acrescentei depois d batido….tá gelando… acho q pela consistência vai ficar bom…rs.
    Qria dividir com vc e as demais leitoras .
    Obrigada pelas lindas postagens.
    Desejo q tenha um excelente feriadão.
    Abraços de uma nova e fiel seguidora!

  2. Bom dia Patty!
    Agora de forma correta…rs.
    Os sabores testados ficaram excelentes, podem fazer sem receio.
    Obrigada pela consideração.
    Tbém t desejo um lindo e abençoado final de semana.
    Bju!!!

  3. Olá Patty ! estava com saudades de manjar, ja não sabia mas como fazer fiz e ficou otimo, amei usei sua receita.Bjus

  4. Sou portuguesa mas adoro manjar branco pois aqui em portugal exitem restaurantes brasileiros que o incluem nas suas ementas.sigo com muito prazer todas as suas receitas, são simples fáceis de fazer mas muito saborosas.Bem haja .um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.