Panetone Trufado com Sorvete

Essa deliciosa receita de Panetone Recheado de Sorvete de Creme e coberto com chocolate foi feita pela Amanda Maciel, vem ver.

Direto ao ponto

Panetone Recheado

Essa receita de hoje no “Especial 2013 – Receitas para o Fim de Ano” quem nos mostra é Amanda Maciel Vasconcelos, um delicioso Panetone Trufado de Chocolate que ela faz sempre, desde a adolescência.

Amanda nasceu em Recife e desde que sua mãe (aliás conheci ela nesse dia, muito simpática e gente boa) passou em um concurso há uns cinco anos e veio assumir seu posto na UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) que ela começou a vir para Garanhuns. Primeiro só a passeio, mas depois começou a vir à trabalho pela UVA (Universidade Vale do Acaraú). Ela que é formada em Turismo e tem pós em Marketing, Comunicação e Eventos hoje é professora do Projovem Urbano, além de ser cerimonialista.

Amanda é uma querida amiga e também é blogueira, ela tem o Blogativo onde foca em turismo, eventos e educação. Começou o blog quando ainda estava na faculdade e queria documentar algumas coisas, mas resolveu assumir para valer quando começou a planejar seu próprio casamento e ir passando suas dicas e desde então o blog está a todo vapor.

Ela casou com Dario Ferraz há três anos e  mudou-se definitivamente para Garanhuns.

Para participar desse especial ela escolheu fazer essa receita que sempre fez muito e agrada a todo mundo.

Panetone Recheado

 Uma loucura né gente? Ver o panetone assim por dentro hummm, eu comi para experimentar, mas já estou quase babando no teclado kkk. Veja como ela faz:

Panetone Trufado com Sorvete

                                                                                                           por Amanda Maciel Vasconcelos

Panetone Recheado

Ingredientes:

1 panetone

400 g de chocolate (ao leite, amargo ou blend)

Mais ou menos 2 xícaras de sorvete de creme

Modo de Preparo

Corte a parte de cima do panetone, tirando um tampo de uns dois dedos. Depois com uma faca, corte dentro do panetone, deixando dois dedos, tanto nas laterais quanto no fundo do panetone. Com a ajuda de uma colher vá cavucando para tirar todo o miolo (veja a foto abaixo). Reserve.

Corte o chocolate em pedaços pequenos e derreta em banho maria. Forre um prato com papel alumínio ou manteiga, coloque o panenote com a parte cortada para baixo e cubra com o chocolate derretido. Leve ao freezer ou à geladeira e deixe lá até que você toque e perceba que ele está seco. Retire do freezer, vire e tire o papel com cuidado. Com a ajuda de uma faca retire o excesso do chocolate que fica nas bordas. Encha toda a cavidade do panetone com o sorvete (retire o sorvete do freezer com antecedência para ele ficar mais mole). Coloque a tampa do panetone e cubra com o restante do chocolate. Leve ao freezer até a hora de servir. Na hora de servir é só enfeitar com morangos ou o que você desejar.

Panetone Recheado

Dicas:

  • Se você não gosta de sobremesa muito doce use o chocolate blend que é uma mistura do chocolate amargo com o ao leite.
  • Use um chocolate de boa qualidade, faz toda a diferença.
  • Com o sorvete de creme fica melhor, pois o sabor é neutro e não “briga” com o sabor das frutas cristalizadas do panetone.
  • Se você usar Chocotone, dá para usar sorvete de chocolate fica muito bom.
  • Não precisa dar o choque térmico no chocolate, pois como tem o sorvete, ele vai ter que ficar dentro do freezer ou congelador.
  • Use o miolo do panetone para fazer outras sobremesas como pavês e cassatas.

Muito fácil de fazer e com poucos ingredientes, fora que agrada a todos. Sem contar que é super refrescante para os dias quentes do fim de ano.

Para ver todas as receitas do especial clique abaixo:

 

“Especial 2013 – Receitas para o Fim de Ano”

 

Essa série de receitas do”Especial 2013 – Receitas para o Fim de Ano” foi patrocinada por:

4 respostas

  1. Oie Silvia.
    Eu aproveito o sorvete que sobra e faço uma “Cassata de Panetone” que nada mais é do que colocar camadas de sorvete e panetone em uma travessa. A última camada deve ser de sorvete e na hora de servir coloque uma calda de chocolate por cima. Não é uma cassata tradicional, mas dá para aproveitar o restante dos ingredientes que sobra. Beijos

  2. Amiga amei as suas receitas, muito legal prática não é complicado para fazer. Confesso que não tenho essas habilidades, não sei fazer sobremesa nem uma além da gelatina. parabéns e sucesso em 2014 FELIZ ANO NOVO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.